Teorizando! #1 : Sucker Punch

SPOILER ALERT!

Serio… Vai ter SPOILER.

Você já assistiu Sucker Punch ? Provavelmente sim , pois estar aqui sem assistir o filme é pedir pra levar SPOILER , más vamos lá…

07Sucker Punch é um filme MASSACRADO ate não ter mais nada pra massacrar , e isso mesmo com sua fanbase ate que grande , com varias pessoas que adoram e defendem o filme por ai.
Más… A critica (e praticamente todos que detonam o filme) não o entendem , simples não acha ?
Muitos consideram o filme maçante e idiota , más eu tenho certeza que uma boa interpretação faz tudo desaparecer e um filme virar a melhor coisa do mundo , pois além de uma obra inteligente , ele se torna um vídeo bem mais divertido e que faz você sequer perceber o tempo passando.
É sempre o mesmo papo : “Sucker Punch não tem roteiro , é apenas ação e falta de logica. Uma fantasia sexual de uma criança E PONTO.” bla , bla , bla.
Mais que tal hoje ver o contrario ?
Bem… Vamos partir para a minha teoria.

                           A TEORIA!

sucker-punch-1
Sucker Punch se passa em três planos distintos : O real , o bordel (imaginário) e o mundo fantasioso (imaginário).
Algo interessante se prestarmos a atenção em ambos os planos , é que o filme consegue ser EXTREMAMENTE realista , mesmo com tanta explosão e mechas por ai.
Muitos dizem que o terceiro plano é inútil e não serve simplesmente para nada , más isso é uma bobagem , mesmo ele em sua maior parte sendo apenas explosão visual e a explicação para termos cenas de ação de cair o queixo , más ele não é só isso e já veremos isso logo logo.

suckerpunch_hero1
No decorrer do filme vemos Baby Doll em um mundo fantasioso (olha ele ai de novo) lutando contra diversos monstros fantasiosos , que levando em conta outras partes da teoria , são claramente seus monstros internos , como todo o resto do mundo.
Nota : Monstros internos são os problemas , os conflitos e etc de cada um.

Sucker-Punch-movie-image
Pulando um pouco pro final do filme (mesmo eu não pretendo parar aqui) vemos Sweet Pea se revelando a verdadeira protagonista do filme , e no final de tudo a pessoa que realmente estava tendo a visão daquilo tudo mostrado era ela e não Baby Doll.
Porem…É só isso ? Não , de jeito nenhum.
Uma coisa que levo em conta minha teoria (e que acho que faz ela ser´tão diferente) é : Tanto Baby Doll , quanto as outras meninas simplesmente não existem.
Tá , para Baby Doll eu poderia abrir uma exceção , o filme antes de tudo mostra tantas vezes o tal ato de lobotomizar que eu não me surpreendo de pensar que ela realmente existiu , porem não está por lá , apenas continua de pé e “viva” na mente de Sweet Pea , más algumas coisas fazem eu duvidar disso , e essas mesmas fazem eu abrir essa discussão.
Pensando bem… Levem isso como parte de minha teoria , faz ela parecer mais crível e ainda explica muito bem o começo do filme , com toda uma historia para Baby Doll.
E lembrando : Baby Doll é a única que realmente tem seu primeiro plano mostrado , o que comprova mais disso.
Analisando de uma maneira mais ampla : As garotas (tirando Baby Doll) são partes da personalidade de Sweet Pea , cada uma representando algo (Rocket : Divertida e infantil , Amber : tímida e insegura , Blondie : Lúdica e atraente) , enquanto Baby Doll é tudo o que Sweet Pea queria ser , sendo tudo que as outras garotas são , porem mais e em uma pessoa só.
Algo que sustenta isso é a cena do teatro , que mostra Sweet Pea literalmente como Babydoll.
Claro , não vamos esquecer de diálogos como “Essa historia nunca foi minha” de Baby doll , que praticamente entregam muito disso e ainda complementa o final.

sucker-punch-3
Sabe… Antes de partir para o principal , algo que deve ser comentando é o fetichismo do filme.
Sim , o filme é fetichista (o que não faz ele ser machista ou sexista , longe disso) , más isso não faz mal a obra.
No meio de tanta coisa , uma discussão que Sucker Punch tenta trazer é : Abuso.
No final de tudo o filme ser fetichista nunca foi um problema (o que é incrível , visto que ele poderia ter sido , é uma linha bem tênue que Zack Snyder conseguiu escapar) , más ele consegue sair disso e realmente trazer uma discussão seria em cima de tudo isso.
Eu diria ate que Sucker Punch é um filme feminista , más prefiro não ir pra esse lado.

 

Indo direto a o ponto , vou soltar uma bomba que é apenas minha teoria :
Sucker Punch simplesmente não aconteceu.
BOOOOM! EXPLODI A SUA MENTE NÃO?
Sweet Pea é uma pessoa perturbada e criativa (percebemos ainda mais isso vendo os curtas metragens baseados em Sucker Punch , que mostram que ela não só criou todo um mundo fantástico , más também toda uma historia por trás daquele universo) que simplesmente imaginou uma historia que ela saia daquele lugar.

Levando em conta o resto da teoria , é meio óbvio que ela não foi para lugar nenhum , más isso não tira o sentido no final.
Sabe aquele senhor de idade da cena dos samurais interpretado por Scott Glenn ? Sabe aquele cara da cena dos zumbis da primeira guerra mundial interpretado por Scott Glenn ? Então… Eu sugiro que você preste a atenção em quem é o motorista do ônibus do final do filme.

scott-glenn
Pois é , aquela cena também faz parte da cabeça da personagem.

E só pra não ter duvidas :

sp17
Eli Snyder (filho de Zack Snyder) em “Sucker Punch”.

É….

sp19

Olha… Pessoalmente  não aprovo a ideia de uma sequencia de Sucker Punch (ate porque além de estúpido , isso nunca vai acontecer , visto o resultado financeiro do filme) , más uma coisa que eu adoraria são pequenas historias sobre rostos,  sim , rostos.
O cérebro humano não consegue criar um rosto do zero , ele precisa de algo para poder pensar um.
Sabe? Seria interessante descobrir de onde Sweet Pea tirou o rosto das garotas e do próprio senhor que dirigi o ônibus.

sucker-punch-3-1

Voltando…
Uma frase dita no filme é “Nós controlamos os mundos que criamos” , e isso é o que Sweet Pea faz.
O mundo que Sweet Pea cria é apenas o que ela faz para escapar dali , más não chega em um lugar nenhum , tanto que o filme termina totalmente sem algo definido , ela pode muito bem ter imaginado toda uma nova vida feliz , como diversas outras coisas , isso nunca saberemos.
No final… Nada aconteceu e Sweet Pea estava apenas usando tudo aquilo para escapar da realidade de um local abusivo , sujo e perturbador.
Más não é porque aquilo não é um bordel que não seja quase algo do tipo , realmente parece que no primeiro plano ele as vezes passa a impressão de parecer algo tão próximo de um , aquilo realmente é um lugar abusivo.

Uma pergunta que deixo pra vocês tentarem responder : Teria o filme apenas duas camadas? Quem sabe o bordel por ser do imaginário seja parte do mundo fantasioso , e quando o bordel é alternado para o mundo fantasioso , simplesmente o bordel é deixado de lado e temos apenas uma parte do mesmo plano que completa o outro , não seria mais lógico ?

Más isso nem importa tanto… O que importa é que Sweet Pea ficou lá e provavelmente nunca saiu.
E assim termina Sucker Punch…Pelo menos da maneira que interpretei…

sucker-punch-uma-analise-sobre-simbolismo-e-controle-mental-32
POREM… Antes de você fanboy do filme me apedrejar : Sim , eu ainda vou falar sobre a sua simbologia e alguns detalhes do filme.
Vamos lá…

                  Simbologia e Detalhes.

 

* Sweet Dream

Esse é alto explicativo , simplesmente ouça a musica e leia suas legendas pensando em TUDO que eu já falei ate aqui.
Serio…OUÇA AGORA!


*Coelho de pelúcia?

sucker-punch-uma-analise-sobre-simbolismo-e-controle-mental-17
A irmã de Baby Doll dorme com um pequeno coelho de pelúcia , que é um animal que faz parte dos muitos simbolismos de dissociação mental que existem.
Ele pode ser visto em “Alice no Pais das Maravilhas” , que é uma grande inspiração da obra , e tem como uma de suas teorias (criadas a partir de diversos estudos) a historia que fala que Alice sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade , algo presente na minha teoria.

 

* Nome :

sucker-punch-uma-analise-sobre-simbolismo-e-controle-mental-1

Em determinada parte do filme podemos ver o nome de Baby Doll , que é “M. Reears“.
Isso ajuda a comprovar que Baby Doll realmente existe , e que ela (diferente das outras e ate mesmo de Sweet Pea) parece ter algo além de apenas um codinome.

 

*Olhos.

sucker-punch-uma-analise-sobre-simbolismo-e-controle-mental-16
Um pouco antes de ser lobotomizada , Baby Doll é teletransportada para um mundo imaginário.
Levando em conta minha teoria , podemos dizer que Sweet Pea sabendo que iriam a (Baby Doll) lobotomizar , se levou para um mundo imaginário , onde na sua mente elas iriam escapar e Baby Doll não seria lobotomizada.
“E quando é mostrado ela sendo?” , bem… O filme pode sim ter planos fora da cabeça de Sweet Pea , como eu já disse lá atrás.

 

*Where is My Mind?

A musica (da banda Pixies) faz um paralelo bem interessante com as situações apresentadas no filme.

Confira uma versão alternativa feita exclusivamente para o filme :

“Com seus pés no ar e sua cabeça no chão
Experimente este truque e gire, yeah
Sua cabeça colapsará, mas não há nada dentro dela
E você se perguntará
Onde está minha mente?
Onde está minha mente?
Onde está minha mente?”
*The Smiths.

sucker-punch-uma-analise-sobre-simbolismo-e-controle-mental-13
Em determinado momento (más explicitamente quando Baby Doll chora em um banheiro) ouvimos a musica “Asleep“.

A musica “Asleep” da banda “The Smiths” (que novamente é uma musica que marca presença no filme através de uma versão cantada por Emily Browning)  se conecta perfeitamente com o que o filme ira apresentar em seu final.
Confira :

“Não tente me acordar de manhã
Porque eu já terei partido
Não se sinta mal por mim
Eu quero que você saiba
Que do fundo do meu coração
Eu ficarei tão feliz em partir”

 

* White Rabbit.

Essa é outra que não preciso dizer nada , apenas ouça e leia :

 

 

*Mais coelhos.
Serio… Olha ai.

sucker-punch-uma-analise-sobre-simbolismo-e-controle-mental-6

Nota : Penso que a imagem do coelho vem a cabeça da personagem por causa da irmã de Baby Doll , o que levanta mais uma vez aquilo de que ela podia saber como Baby Doll foi parar lá.
*Mortes e mortes.

sucker-punch-uma-analise-sobre-simbolismo-e-controle-mental-33
Aos poucos as garotas estão sendo mortas , o que mostra cada reflexo da personalidade de Sweet Pea sumindo enquanto ela cada vez chega mais perto de ir embora.

 

*Espelho

sucker-punch-uma-analise-sobre-simbolismo-e-controle-mental-21
Muitos dos filmes sobre o controle da mente (“Nós controlamos os mundos que criamos” )apresenta um espelho quebrado em algum momento da trama , esse espelho representa a quebra da personalidade da vítima. Em Sucker Punch, o espelho se estilhaça quando Blue ataca Baby Doll.
É , é isso que queria falar , mesmo sabendo que não a só isso.

Antes que perguntem : Eu não acredito que o filme trata desses lances de teoria da conspiração que muitos pregam , então nem vou entrar nessa parte , acabamos por aqui.

                        Considerações

 

No final de tudo Sucker Punch foi um filme mal vendido , com uma proposta que ele não tinha (mesmo que de qualquer jeito a critica iria julgar o filme pelo que ele não é) e para o publico errado , más isso não desmerece o quão genial ele é.
Sucker Punch não é só uma boa fotografia , uma boa trilha sonora e incríveis cenas de ação , é muito mais que isso.
Sucker Punch é realmente um filme que vai além…

sucker-punch-uma-analise-sobre-simbolismo-e-controle-mental-40

Espero que tenham gostado desse nosso formato , vocês podem opinar e falar a respeito dele nos comentários.

Más e tu ? Qual é sua teoria ? Deixe nos comentários.

%d blogueiros gostam disto: