1050 views 2 comments

SUPERMAN | Explicando o funcionamento do disfarce de Clark Kent

by on Maio 25, 2017
 

Você sempre se perguntou como é que as pessoas não reconhecem o Superman quando olham para o Clark Kent? Também é dos que ridicularizam o disfarce dos “óculos” dele? Sempre questionou o disfarce pobre e mal explicado que esconde seu alter ego?

Pois prepare-se para descobrir as respostas para suas perguntas e para mudar de idéia sobre esse assunto, lembrando-se sempre de se colocar no papel das pessoas que não sabem quem é o Superman, principalmente porque no mundo delas, o Azulão é de verdade e não um personagem de histórias em quadrinhos. Conheça 7 motivos que fazem o disfarce funcionar:

1 – Ninguém sabe que o Superman tem identidade secreta:

Esse motivo passa despercebido para a maioria, mas é um dos mais importantes. Ninguém imagina que o Superman, aquele alienígena que as vezes passa voando pela cidade para enfrentar algum bandido ou até monstros e outros alienígenas, possa ter uma identidade secreta. Ninguém teria motivos pra pensar que um herói que não usa máscara (!) teria uma identidade secreta, já que ele não esconde o rosto. Então por que alguém iria desconfiar que ele é, na verdade, o Jean Barthez, o Xiao Ming, o Ahmed Butata ou o Alejandro Díaz? Aliás, quem são esses? São “pessoas comuns”, cidadãos de diversos países que, assim como Clark Kent, não possuem nenhum motivo para que alguém suspeite que são super-heróis disfarçados de gente normal.

Obs: A frequência com que o Superman aparece em Metrópolis pode ser considerada para diminuir esse universo, mas o argumento se mantém, trocando-se os nomes citados por outros nomes, todos americanos e ‘metropolenses’, e teríamos a mesma situação.

2 – Os óculos são apenas um dentre outros recursos usados:

O visual do Superman não difere daquele de Clark apenas pelos óculos. Além do aparato (grande, desajeitado e com armação chamativa), Kal-El também muda sua postura corporal quando está disfarçado como o jornalista caipira, encurvando-se e agindo de forma estabanada e desastrada. Pra completar o visual, usa roupas folgadas que não deixam seu porte físico ser notado, de modo que parece apenas um “cara grandão e desajeitado” — impressão reforçada pela sua maneira de agir quando está disfarçado, já que Clark é tímido, tem um sorriso “bobo e inocente” e não transmite a imagem de autoconfiança, liderança e inspiração que caracterizam o Superman. Superman este que, pela soma de todo seu porte e comportamento, parece literalmente outra pessoa, se comparado a Kent.

Obs: Lembre-se de que Bruce Wayne usa a mesma premissa das roupas que escondem o físico e da postura corporal e comportamental para evitar que suspeitem de ele ser o Batman e a interpretação de Christopher Reeve nos filmes antigos mostrou que é plausível acreditar na descaracterização do Superman quando Kal está disfarçado de Clark Kent.

3 – A eficiência de uma mudança na fisionomia:

Para quem duvida que os detalhes do tópico anterior sejam suficientes para se mudar totalmente o aspecto de uma pessoa, citamos mais um, que por sinal é dos mais importantes: o cabelo. Superman e Clark usam o cabelo de forma diferente, e conforme estudos científicos comprovam, o cabelo é responsável por enorme parte da aparência de uma pessoa, de modo que, juntando-se aos outros aspectos, pode-se facilmente tomar Clark e Superman por pessoas diferentes.

Obs: Não precisamos da ficção para confirmarmos essa teoria, visto que celebridades do cinema e da música constantemente mesclam-se à população normal na rua disfarçando-se com roupas, óculos e cabelos diferentes e passam despercebidas facilmente.

4 – Superman não tem o rosto facilmente identificável pela população:

Ao contrário da idéia passada pelos filmes clássicos do Superman dos anos 70 e 80, o Azulão não costuma dar entrevistas, ficar no meio do público ou se deixar filmar e fotografar, principalmente com proximidade, movendo-se sempre rapidamente e deixando os locais públicos assim que termina suas ações. Assim, apesar de a população mundial ter uma boa idéia de sua fisionomia, quase ninguém conhece seu rosto com perfeição — mesmo as pessoas salvas por ele, já que o encontro normalmente dura poucos segundos.

Obs: Mais uma vez a realidade confirma a ficção: se muitos de nós não reconheceriam atores ou cantores famosos se topássemos com eles em uma situação cotidiana (sem seguranças, câmeras, etc), por que duvidar da dificuldade em identificar o Superman? Quantos de nós, sem recorrer a recursos como o Google, saberiam quem é a loira da imagem ao lado? E mesmo sabendo quem é, quantos de nós notaríamos sua presença na rua, no meio de “pessoas normais”?

5 – Poucas pessoas poderiam de fato reconhecê-lo:

Completando o fato acima, ajuda a manter sua identidade como secreta o fato de que Clark quase não tem amigos nem vida social. Tirando Lois, Jimmy, Lana, Perry, um ou outro amigo a mais e alguns aliados civis, quase ninguém mais tem contato pessoal íntimo com ele. E isso vale inclusive para seus colegas de redação, que mal o vêem (e mal o notam). Assim, o universo de pessoas que poderiam olhar atentamente para Clark, de perto e constantemente, e suspeitar de sua semelhança com Superman, é extremamente reduzido.

Obs: A mesma observação do tópico acima pode ser novamente citada. Quem reconheceria o oscarizado Leonardo DiCaprio na rua, sem seguranças rodeando-o, sem as maquiagens e caracterizações, mas com barba, óculos escuros, jeans, camiseta e um boné? Pouquíssimos… ou quase ninguém. Quem prestaria atenção naquele cara estranho usando um celular?

6 – Ninguém pensaria em considerar que Clark é o Superman:

Em um mundo real, ninguém teria motivos para suspeitar que aquele caipira abobalhado é o deus superpoderoso e virtuoso que voa pelos céus do mundo e salva o planeta de ameaças cósmicas. Este artigo de Rennan Silva sobre o assunto mostra os motivos psicossociais que fazem com que as pessoas sequer parem para pensar na possibilidade de os dois serem a mesma pessoa, além de apontar outros motivos dos tempos pré-Crise, que citaremos abaixo. Uma coisa é o leitor de HQs ou o espectador de cinema, que sabe que o Clark Kent é o Superman, ridicularizar todos os aspectos inerentes ao disfarce com a vantagem da ciência do fato, e outra, bem diferente, é aplicar a situação no mundo real (conforme os tópicos anteriores demonstram, inclusive com relação às celebridades com que podemos cruzar na rua sem nos darmos conta de quem são).

Obs: Esse tópico funde-se com o “1”. Clark Kent teria tantos motivos para ser o Superman quanto qualquer outro cidadão comum de Metrópolis, que tem cerca de 10 milhões de habitantes. Porque alguém suspeitaria justo dele, considerando todos os tópicos acima?

7 – Clark Kent e Superman já foram vistos juntos várias vezes:

Como se não bastassem todos os motivos “naturais” já elencados, ainda existe o fato de que, para reforçar ainda mais o sentimento de descrença total com relação ao jornalista ser o kryptoniano, Superman e Clark Kent já foram vistos juntos, várias vezes. Como? Simples: Kal-El pediu ao Ajax (Caçador de Marte) e outros colegas transmorfos para que se passassem por Clark em aparições públicas, para que ambos fossem vistos juntos no mesmo ambiente. Assim, “se”, mesmo considerando tudo o que foi dito, alguém, por algum motivo inexplicável, pudesse achar que eles são a mesma pessoa, essas aparições enterrariam qualquer suspeita. Sempre que alguém se pegasse considerando tal hipótese, se lembraria de ter visto uma foto ou vídeo de ambos juntos e, sem motivos pra desconfiar da armação, desconsideraria o assunto.

Obs: Outra vez podemos comparar o Superman com outros heróis. Demolidor, Homem-Aranha, Batman e outros já usaram esse truque algumas vezes para “confirmar” que não eram seus alter-egos.

8 – Para encerrar o assunto:

Para quem, mesmo depois de todo o explanado, ainda é cético quanto à funcionalidade do disfarce, informamos que Henry Cavill, o atual Superman dos filmes da DC, provou que é possível passar despercebido do público mesmo sendo uma celebridade (com o “agravante” de que todos os fãs dele, do personagem e das HQs de uma forma geral, sabem que ele é o Henry Cavill, enquanto que no universo DC, ninguém sabe que o Superman tem identidade secreta)!

Como ele fez isso? Simples: andou pela praça mais famosa dos EUA, a Times Square, em NY (cheia de outdoors do filme Batman vs Superman), de cara limpa e – pasmem – com uma camiseta com o emblema do Superman. Sabem quantas pessoas o reconheceram? Isso mesmo: nenhuma.

Assunto encerrado.

Extra – Superman já teve um poder hipnotizador que ajudava seu segredo:

Essa explicação não pode ser usada atualmente, mas serve de curiosidade. Em outras versões (principalmente as pré-Crise), o Superman teve poderes que lhe ajudavam ainda mais a manter sua identidade secreta. Uma habilidade hipnótica auxiliada por seus óculos especiais de vidro kryptoniano nublava a percepção das pessoas acerca de sua fisionomia como Clark Kent, e tinha um efeito duradouro de modo que, mesmo sem os óculos, as pessoas não reconheciam em sua face a mesma do Superman. Confira aqui um artigo sobre o assunto.