Superman e o guia de leitura do homem do amanhã

Artigo originalmente escrito por Ricardo Oliveiraa

Ok, ok, eu sei o que vocês vão falar “Por que do Superman?”
Bom, pra começar, como eu já disse anteriormente em outras matérias de minha autoria, eu sou um grande fã do Superman. Ele é meu herói favorito de todos os tempos, e devo admitir, fãs do Superman sofrem muito atualmente. Se você é um fã do Superman como eu, você sabe como é estar passeando pelas interwebs e se deparar com seres humanos dotados da mais pura inaptidão sobre o personagem falarem dele como conhecedores, e se acharem no direito de criticar negativamente o personagem, levando em consideração “Man of Steel” como material original. Que coisa não?
Muita gente é fã do Batman. Sabem o que se deve ler. Mas pouca gente sabe o que se deve ler para entender o Superman. E eu acho que isso deveria ser colocado na internet, principalmente para aqueles que gostariam de ser fãs ou ter algum conhecimento. Muitas vezes andei passeando e vi guias de leitura do Batman, do Lanterna verde, Flash, Mulher maravilha, mas não vi nenhuma do Superman. Não sei se é porque as pessoas já sabem o suficiente ou… Enfim. Acho que o Homem de aço merece algo assim não é mesmo? Se você simplesmente não gosta do personagem… Bom, a opinião é sua. Mas que tal ler um pouco sobre ele antes de tudo não é? Sem mais delongas, vamos para a lista.

Superman: Os novos 52 e Action Comics

do super

Provavelmente a mais atual que recomendarei do Superman aqui. Nesta mensal de Jim Lee (Superman: Os novos 52) podemos ver o Superman mudando completamente do que nós conhecíamos do herói no volume 2 do próprio. Kal-El não é mais casado com a Lois Lane (YES!), ou menos trabalha no Planeta Diário. Pelo menos, mais tarde ele acaba saindo. Aqui, podemos ver um Superman voltado mais as suas origens escritas por Joe Schuster e Jerry Siegel, que escreveram o Superman original. Caso vocês não tenham lido, originalmente o Superman era bem mais agressivo do que ele é, e costumava matar mais seus inimigos. Bom, Superman novos 52 não tem toda essa semelhança, mas em partes pode se dizer que sim. Já em Action comics, podemos ver a origem do Superman, e seus primeiros atos como herói. É uma ótima história (Action comics: Os Novos 52) caso você queira conhecer o Homem de aço atual antes do Rebirth que pelo que é sabido trará muita coisa do Pós crise e da realidade pré 52. Para aqueles que não sabem o que é Pós crise, acontece essencialmente depois da Crise nas infinitas terras, que “reboota” (recria com diferenças) todo universo DC durante o volume 1 dos personagens, ou 2 no caso do Flash e Lanterna verde.
Aqui podemos ver um Superman tendo casal assumido com a Diana (YES!²). Com todo respeito aqueles que gostam da Lois, mas eu acho ela a personagem mais chata desde Jar jar Binks. Ela simplesmente se coloca em perigo para arriscar ser capturada e fazer suas matérias, entre outros absurdos. Não entendo como Kal-El conseguia amar alguém assim. Pelo contrário, a Diana ela é… Maravilhosa!
Eu pelo menos rezarei para que não tragam esse casal de volta em Rebirth. Se não quiserem usar a Lois usem a Lana. Ela é bem menos chata pelo amor de Rao.

Superman: O que há de errado com a verdade, justiça e o modo de vida americano?whats-so-funny-the-elite

Alguns devem conhecer essa história do Action comics pela animação “Superman contra A elite”. A animação é muito boa, claro, mas eu acho a história muito melhor. Eleita a melhor HQ de 2001, nesta história, um grupo conhecido como “A elite” começa a enfrentar monstros que destroem cidades, o que é bem comum no universo DC se você for pensar…
Mas o problema é que este grupo destrói a cidade mais do que salva as pessoas das criaturas e dos seres. Nem mesmo se importam com as pessoas, eles chegam nas cidades e destroem boa parte delas para isso.
O problema é que as pessoas começam a apoiar A elite. Pra mim, é deixado bem claro, que as pessoas não se colocam no lugar daquelas que foram afetadas pela destruição.
Superman, como todo escoteiro, vê que isto está errado e decide confrontar. Não vou revelar muito da trama para que vocês vejam a história e pensem. Quem será o vilão?
Acho que a HQ coloca muito em questão que o Superman está velho. E que muitas vezes ele só piora a situação. Seus métodos estão antigos. E a sociedade precisa evoluir. Por outro lado, temos seres que matam mais pessoas do que as criaturas matariam se continuassem, com o argumento que poderia ser bem pior. É um roteiro que lhe faz pensar. Superman precisa mesmo existir? Muitas vezes ele só piora tudo. Muitas vezes os super heróis só pioram tudo. Será que os vilões deles só existem por eles?
Essa história não é famosa, o que me deixa intrigado. Ela deveria ser, pois trás um pensamento incrível e deve ser levado em conta. Recomendo a todos e todas. Ela mostra que não devemos abandonar valores éticos e morais, só porque a vida é dura.
A história se passa em “Action comics volume 1 #775” e não é preciso ler nada anteriormente para entender o que se passa.

Superman e o Reino do amanhã

reino do comeMuitos consideram essa uma história da Liga da justiça, mas deve ser sim levada em consideração como história do Superman e do Batman. Já que ele é o protagonista, só que a história não é do ponto e vista do mesmo.
Para aqueles que nunca leram Reino do amanhã, se trata de uma história no futuro da Terra 2, onde os heróis todos que conhecemos hoje estão aposentados, exceto é claro Flash, Lanterna verde e Batman. Lanterna verde Alan Scott, Flash que é o espirito de todos os Flash’s anteriores, e Bruce Wayne que vigia Gotham com seus robôs.
No entanto, ainda existem Super humanos. E eles lutam contra criminosos assim como a Elite citada anteriormente, só lutam por lutar, sem valor ético algum e brigando por território. Sem revelar muito da trama, Mulher Maravilha vai até Superman e o convence a voltar. E acontece uma separação gigante entre os heróis, que lutam contra esses super humanos, para melhorar a humanidade já sem fé do futuro.
A HQ possuí desenhos magníficos de Alex Ross, e o roteiro mais magnifico ainda de Mark Waid e é recomendado não só como parte do Guia de Leitura do Superman, como da Liga da justiça também.

Para o homem que tem tudo

ftmwhecover
Com o roteiro de Alan Moore e desenhos de Dave Gibbons, essa história é tão linda quanto seu titulo. Nela, podemos ver Mongul dominando a Fortaleza da Solidão, e inserindo uma planta no peito de Superman, que faz ele e a qualquer um que a tenha ver seu maior desejo. A história toda do ponto de vista da Liga da justiça, e em partes do Superman, mostra como Alan Moore sabe escrever uma história. Do ponto de vista da Liga, Mulher tumblr_lyui0yTuUO1rov42mo1_500maravilha e Batman vão levar presentes para o Homem de aço, junto ao novo Robin, e se deparam com a situação. Logo em seguida, passam a história toda tentando combater o vilão Mongul, que é um grande inimigo do Superman.
Já no ponto de vista do Superman, podemos ver uma realidade onde ele nunca havia saído do planeta Krypton, e que ele era casado com uma ex atriz, e vivia em uma Krypton cada vez mais próxima da realidade da terra, próxima de uma tentativa de revolução, arquitetada pelo pai de Kal-El, Jor-El, que nessa realidade, estava errado sobre os problemas geológicos de Krypton.
Vemos que a sociedade de Krypton não caiu pelos problemas no planeta, mas sim por incompetência de seu governo, e da situação social politica ali colocada. Jor-El, na tentativa de provar que sempre esteve certo, obcecado por isto, forma um partido novo, com ideais de revolução facilmente comparadas ao comunismo.
Sem revelar muito da história, Kal-El passa todo seu ponto de vista vivendo naquele mundo, enquanto Batman, Mulher Maravilha e Robin confrontam o alienígena que havia dominado toda Fortaleza. E ainda temos um extra onde o Batman vê como seria se seus pais não tivessem morrido. A HQ pode ter toda essa caracterização politica, mas também tem suas doses de porradas maneirissímas entre a Mulher Maravilha e Mongul.
É uma história recomendada a qualquer um.
Lembrando que há uma adaptação animada da HQ no desenho da Liga, Liga da justiça sem limites, que é recomendado também.

 

Superman: O que aconteceu com o Homem de aço

porque umas visaum muito loca...

Mais uma de Alan Moore, com o roteiro de Curt Swan, esta HQ narra como o Superman simplesmente desapareceu. É uma das minhas favoritas pessoais, nela, Alan Moore faz referências que apenas fãs estudados entenderiam, e trás do túmulo vilões que só apareceram uma vez e foram derrotados para sempre. Apesar de trazer outros clássicos, e elementos antigos da história do Superman. Nela, podemos ver como Superman teve seu alter ego revelado de Clark Kent, e de como ele desapareceu.
A história toda é narrada por Lois Lane para um repórter do Planeta Diário.
Não vou revelar muito da trama porque vocês sabem… Shhhh… Spoilers.
Apesar de todas essas referências, você não precisa ser um grande fã do Superman para gostar dessa HQ ou se divertir lendo ela. O roteiro é muito legal e interessante, e deve ser lido sim por qualquer um.
Apesar do que caso você entenda é bem mais divertido, a história tem sim suas doses de porradaria.

Superman: Origem Secreta e Superman: Brainiac capas-tarcisio-superman-secretorigin-3

Sendo este um guia de leitura para entender o personagem, Superman Origem secreta se torna para mim e para muitos fãs, um dos principais para entender a origem do personagem da continuidade depois da Crise nas infinitas terras, De Geoff Johns, Gary Frank e Joe Sibal.
Sem título
Essa história também é muito boa porque o Superman segue as feições de nosso querido Christopher Reeve, o eterno Superman. Muitos podem considerar o filme 1 tosco, mas eu sou o maior amante desse filme que existe.
Já Superman: Brainiac, é uma apresentação de um dos maiores vilões do Homem de aço, onde ele invadesuperman_brainiac_destaque a terra com seus robôs e tenta matar o Homem de aço e… Coisa de vilão. Eu gosto muito da obra e considero ela uma boa representação do Brainiac que deve ser levada ao cinema, por isso, considero recomendada.

 

 

Superman: Grandes Astros

kryptooo

Aí está, minha HQ favorita da lista, e provavelmente uma das minhas favoritas de todas. Nesta história, temos a visão de diferentes roteiristas de como aconteceu verdadeiramente A morte do Superman.
Aqui o Superman passa por 12 desafios que ninguém jamais resolvera, e mostra que uma história não precisa ser 100% realista para ser boa.
Eu considero essa HQ em sua proposta 10000000000x melhor do que A Morte do Superman, já que é mais elaborada e tem um roteiro mais complexo e difícil de lidar do que a mesma. Não revelarei muito da trama, senão vocês não se surpreenderiam no final, mas eu considero essa uma das mais essenciais da lista.

Superman: Paz na terra

superman_peace_on_earth_p31322

Mais uma de nosso querido Alex Ross. Já falei dessa história em uma matéria, mas estamos em outra não é?
Devo admitir que quando li essa história, foi uma das poucas vezes que eu chorei lendo algo. A HQ é simplesmente maravilhosa. A beleza nos traços de Alex Ross só ajuda, e o roteiro de Paul Dini faz qualquer fã chorar com o propósito do Homem de aço na HQ. Sem revelar muito da trama, na história, Superman decide ajudar o mundo levando suprimentos, ajudando em guerras e na agricultura, mostrando realmente como é ser um um herói.
Vale lembrar que esta HQ é parte de uma coleção, do Paul Dini e do Alex Ross, onde tem histórias sobre Aquaman, Liga da justiça, Batman, Mulher Maravilha, Shazam! Entre outros…

Extra: Superman-Entre a foice e o martelo

communism-dc-comics-red-son-desktop-wallpaperHá também muitas histórias do Superman em universos alternativos, e esta é um bom exemplo de como uma história boa deve ser. Entre a foice e o martelo, mostra como seria a terra se o Superman tivesse viajado 14 horas a mais em seu foguete, e assim, caído na União Soviética durante a guerra fria.
Não é uma história essencial para o compreendimento do personagem, mas deve ser lida por aqueles que gostam de história, e acharam a proposta interessante. Eu sou um grande fã do uniforme do Superman entre a foice e o martelo, e acho incrível o jeito que a mesma é desenvolvida. Sem revelar muito da trama, aqui temos também a Mulher Maravilha e o Batman, além de uma luta no final. Eu considero esta a melhor história do Superman em questão de universo alternativo.

 

 

É isso aí caro leitor, acabamos essa lista por aqui. Já temos muita coisa não é? Bom… Tem mais. MUITO MAIS. Mas eu preferi deixar só nessas, que são essenciais para o compreendimento do personagem. Acho que por enquanto só é necessário isso como Guia de leitura. Muita coisa mesmo assim não é? Heh
Acho que todos deveriam ler pelo menos “Grandes Astros” para entender como o personagem é complexo, e como os roteiristas das histórias acima conseguiram fazer uma coisa dificil. Superman é um herói mais dificil de lidar, e sendo assim, acaba sendo um ótimo, senão (para mim) o melhor herói de todos.
Fiz essa matéria, como a minha maioria de matérias, para dar lição de moral sim. Superman é um ótimo personagem, e aqueles que não compreendem isso deveriam ler mais sobre e entender todo significado do personagem.
Como sempre… Se você não gosta… Bom, opinião sua.

Espero que também tenha ajudado aqueles que precisavam de um guia.
Um abraço e que o fantasma do grande Cesar esteja com vocês!
Não… Espera um segundo…

 

Raysom

Bacharel em Administração, DCnauta de coração, empreendedor viciado em chá, guitarrista aposentado, co-fundador da DC Brasil Club, Sindicato Nerd e Marvel Brasil Club.

%d blogueiros gostam disto: