ROY HARPER | Conheça esse personagem polêmico da DC Comics !!!

Roy Harper é um personagem fictício do universo da DC Comics. O personagem apareceu pela primeira vez como Ricardito ( Speedy no original, em inglês), parceiro mirim do Arqueiro Verde, em More Fun Comics #73 (Novembro de 1941).

More Fun Comics Vol.01 #73

 

A versão moderna do personagem foi um dos primeiros membros dos Novos Titãs, que mais tarde assumiu o codinome de Arsenal em Os Novos Titãs #99 (Julho de 1993).

 

New Titans Vol.01 #99

Roy Harper apareceu pela primeira vez como Arqueiro Vermelho em Justice League of America (Vol.02) #7 (maio de 2007).

Justice League of America Vol.02 #7

 

Na sua fase adulta tornou-se membro da Liga da Justiça da América, sob o codinome de Arqueiro Vermelho, apareceu também em Kingdom Come #2 (Junho de 1996).

Kingdom Come Vol.01 #2

 

Sua história …

O pai de Roy era um guarda florestal que salvou uma pessoa de um incêndio na floresta, e após salvá-la, foi atrás do fogo e desapareceu. O seu filho, Roy Harper Jr. mal tinha dois anos, e Arco Valente, o Chefe indígena que o Sr. Harper salvou, acabou criando o garoto em sua reserva Navajo. Roy cresceu com poucos amigos, e com ajuda do Arco Valente desenvolveu-se fisicamente e aprendeu a dominar o arco e flecha com maestria.

Mais tarde quando o Arco Valente estava morrendo numa cama, Roy achou que necessitava de outro guardião.

Após ter sido apresentado à cidade grande, Roy passou a ter o Arqueiro Verde como ídolo. Em um campeonato de pontarias, no qual o Arqueiro Verde era juiz, Roy usou setas magnetizadas, sendo desclassificado do campeonato. Mesmo com a desclassificação, ele ajudou o Arqueiro Verde a capturar alguns assaltantes. O jovem arqueiro lançou a flecha antes do herói, que por sua vez ficou impressionado com a destreza do garoto. Assim, Arqueiro convidou-o a ser seu parceiro.

Depois que Arco Valente morreu, Roy foi adotado pelo bilionário Oliver Queen o Arqueiro Verde aos 13 anos de idade. Ele então se tornou seu parceiro mirim no combate ao crime, ganhou um traje e um jogo de flechas similares ao do Arqueiro, e adotou o nome de Ricardito. Como Ricardito, ambos protegiam Star City com um arsenal de bugigangas e ainda havia a “Flecha-Caverna” que servia como Quartel General.

Se uniu a Robin (Dick Grayson), Kid Flash (Wally West), Aqualad (Garth) e Moça-Maravilha (Donna Troy), para deter seus mentores que haviam sido possuídos. Depois disso resolveram formar a Turma Titã, uma equipe de heróis adolescentes. No inicio atuava somente como membro reserva, porém se torna membro fixo após a saída do Aqualad. Nesse tempo teve um caso amoroso com a Moça-Maravilha (Donna Troy). A equipe se dissolveu mais tarde após numerosas mudanças, em torno desse tempo Roy e Donna terminaram seu relacionamento também.

Na época da Turma dos Titãs, Roy e Dick tinham uma rivalidade semelhante com a do Batman e Arqueiro Verde, pelo fato deles serem os únicos Titãs a não terem poderes, porem eles foram aos pouco superando as diferenças e se tornaram melhores amigos, pelo menos eles já se davam bem melhor do que os seus mentores.

Após algumas aventuras, o grupo se desfez e ao mesmo tempo, aconteceu a falência de Oliver. Este havia iniciado um romance com Dinah Lance, a Canário Negro, passando a combater o crime com menos intensidade. A dupla de Star City , Roy e Oliver, começou a se distanciar quando Ollie acompanha Hal Jordan em uma viajem pelos EUA. E com a distância de seu mentor e sentindo-se excluído por ele, Roy se voltou às drogas buscando um conforto que não achava com mais ninguém e em nenhum outro lugar. Durante um longo período, ele foi viciado em heroína e só conseguiu se curar com a ajuda da Canário Negro e da Turma Titã.  Oliver, Dinah e Hal Jordan ajudaram o garoto a se redimir e ele voltou a ser herói novamente. Infelizmente, ao se recuperar, Roy tem um confronto com o Arqueiro Verde, o que fez a dupla de Star City de separar.

Logo depois, os Titãs se agruparam novamente, tendo como componentes Robin, Kid Flash, Moça-Maravilha, Ricardito e Mal Duncan. O novo quartel-general era uma discoteca chamada “Trombeta de Gabriel”, em Long Island. Entretanto, o grupo durou curto tempo.

 

Os Novos Titãs

Mais tarde, Ravena reagrupou os Titãs. Roy, por não ter poderes especiais, não foi recrutado pela empata, mas ajudou-os inúmeras vezes. Neste tempo, Roy dedicava-se a programas antidrogas, iniciando uma carreira como agente do governo (CBI) sob a direção do Sargento Steel.

Roy chegou a trabalhar para o Capitão Rick Flag, no Esquadrão Suicida; Roy também se tornou um conselheiro de um programa anti-drogas e logo depois foi trabalhar para a DEA. Como agente de narcóticos, foi transferido para o Xeque-Mate, uma divisão do CBI.

Uma das missões dadas a Roy foi conseguir a confiança de uma criminosa, terrorista e assassina, chamada Lince, para entregá-la as autoridades; porém a missão falha quando os dois se apaixonam. Roy viu que não era possível restaurar Lince, então ele a abandona sem explicações.

Lince reapareceu na Suíça, quando Moça-Maravilha recrutou membros substitutos como Rapina, Robin II, Flash, Aqualad e Ricardito. Durante o confronto entre este grupo e Lince, foi que Roy descobriu a existência da sua filha. Ele foi a Hong Kong para encontrar Lince, que o permitiu conhecer a criança. Mais tarde, Ricardito ajudou Asa Noturna a impedir que Lince assassinasse alguns embaixadores. Lince capturou Roy que foi salvo por Asa Noturna, que trouxe também Lian com ele. Neste momento, Roy obteve a guarda de Lian, apesar de Lince a amar muito.

Após isso, Roy tornou-se investigador particular em Los Angeles e tornou a ajudar os Titãs, antes de retomar sua operação com o CBI. Roy voltou aos Titãs após enormes mudanças no grupo. Neste período, com a ajuda de Steve Dayton, na tentativa de melhorar sua imagem, ele adotou a alcunha de Arsenal, agora equipado com um vasto e aperfeiçoado suporte de armas. O governo passou a observar o grupo de perto, isso fez com que o Asa Noturna abandonasse a equipe, passando a liderança para Roy. Ele comandou os Titãs em nome do governo. Quando o acordo fracassou, ele largou tudo se dedicou a criar a sua filha.

 

 

Tempos depois, os Titãs se separaram novamente e quando Loren Júpiter refez o grupo, Roy os auxiliou por curto tempo. Loren Júpiter o patrocinador dos Titãs, foi forçado a recrutar os Titãs originais – Asa Noturna, Tempest, Flash e Arsenal – para enfrentar a ameaça de seu próprio filho, Jarrod Júpiter – o Haze. Novos e antigos Titãs juntaram forças para derrotar Haze, mas a um preço, Joto aparentemente perdeu sua vida e Arsenal sentiu-se responsável pela sua morte e permaneceu com o novo grupo por um breve período, mas acabou se retirando pouco antes da equipe se dissolver.

 

Em seguida, após o evento que levou os Titãs a confrontar a Liga da Justiça, Roy e os outros quatro fundadores decidiram reestruturar a equipe. Neste período, em um conflito com Vandal Savage, Roy descobriu que ele e sua filha Lian eram descendentes de Vandal Savage. Assim, seus órgãos eram apropriados para ele prolongar sua vida. E para proteger sua filha de Vandal, Roy voltou a atuar como um Titã e passou a morar na Torre Titã junto de sua filha Lian.

Ele se tornou um Titã é se tornou o segundo no comando, enquanto o líder era o Asa Noturna. Ele e Donna voltaram a namorar, após ela ter rompido recentemente com o Kyle Rayner.

 

Os Renegados

Quando Donna Troy e Lilith foram mortas pelo Superman Cyborg, Asa Noturna declarou o fim desta versão do grupo. Entretanto, um conglomerado conhecido como Optitron ofereceu patrocínio aos Titãs e a um novo grupo recrutado por Roy: os “Renegados”.

 

Após a mega corporação chamada Optitron entregar o patrocínio prometido à Arsenal; com o dinheiro recebido, Roy compra um gigantesco abrigo antibombas subterrâneo, do qual ele realizou reformas e preencheu o lugar de tecnologia de ponta. O Arsenal convocou uma equipe composta por: Jade, Tormenta, Morfo, Grace, Índigo (que acionou os robôs do Superman, que mataram Donna, agora reprogramada) e Asa Noturna, que entrou por conta da insistência de Roy e seu sofrimento pela morte de Donna Troy.

Roy iniciou um relacionamento com uma das integrantes do novo grupo, Grace.

Numa batalha com o Irmão Sangue, Arsenal foi atingido no peito, sobreviveu mas ficou incapaz por meses. Colocou a Caçadora no seu lugar, mas ficou indeciso, e começou a se sentir receoso devido as suas próprias limitações. Mas acabou retornando como líder do grupo, incentivado por Asa Noturna. Roy ainda estava abalado pela morte da Donna, mas estava tentando superar, graças a ajuda do seu melhor amigo Dick e de seu novo relacionamento.

Não muito depois de sua recuperação, os Renegados assumiram um caso que envolveu um escravizador e molestador de crianças chamado Tanner. Um dos informantes de Tanner reconheceu Roy de anos anteriores, e levou Tanner à filha de Roy, Lian. A babá de Lian foi assassinada e a garota foi marcada com o símbolo de Tanner. Os Renegados chegaram a tempo de salvar Lian e outras crianças de serem levadas de Nova York.

No grupo, Arsenal e Asa Noturna ajudaram no resgate de Donna Troy em Nova Cronos.

Após os fatídicos eventos que culminaram com a morte de Donna Troy e Lilith, e a dissolução da Justiça Jovem e da Turma Titã, Roy Harper convence Dick Grayson a criarem uma força tarefa sem laços familiares como eram os Titãs. Dick reluta, mas aceita, e eles acabam recrutando Grace, Tormenta, Metamorfo, Índigo e o grupo passa a ter a adição de Jade posteriormente.
Após as primeiras missões enfrentando apenas vilões de segunda categoria como Cérebro e Monsieur Mallah, o grupo – nomeado como Renegados – enfrenta seu primeiro grande desafio, o Irmão Sangue que planeja o sequestro de bebês recém-nascidos em várias partes do mundo, assim que ele ativar seus agentes hibernantes. Durante o confronto, Roy é baleado e fica à beira da morte, o que chama a atenção do Arqueiro Verde e de Connor Hawke, que ajudam os Renegados a impedir os planos de Sangue.
Uma série que apresenta uma proposta oposta dos Novos Titãs de Geoff Johns que foi lançado na mesma época. Os Renegados é um grupo patrocinado por uma empresa privada e recebe suas missões de uma pessoa misteriosa, além de não manter laços íntimos entre seus membros. Apesar do tom mais pesado e violento, o escritor Judd Winnick trabalha com vários momentos bem humorados, principalmente por conta do (difícil) relacionamento entre seus integrantes. Vale a pena a leitura.

 

Enganado pelo Exterminador

Arsenal vinha pedindo dicas para o Batman – antigo líder dos Renegados, para agir de forma certa como novo líder da equipe. Essas informações variavam de como derrotar, encontrar, e prender vilões, como também em resolver problemas de equipe. Mas ele descobriu que o Batman na verdade era o Exterminador, que estava tentando eliminar a concorrência sem sujar as mãos, além de servir como um passatempo. Arsenal e o Exterminador lutaram e esse pretendia matá-lo. Mas ao ver o ferimento de Roy no peito ele decide lhe dar mais uma chance.

Roy foi sequestrado por Constantine Drakon, mercenário que foi pago para matar o Arqueiro Verde. Drakon estava trabalhando para o Charada, e cortou a garganta do herói de modo que teve que aplicar a pressão constante ou morrer.Os Renegados ajudaram a salvar Roy da beira da morte.

Depois da traição de Índigo, que na verdade era Brainiac 8, Asa Noturna deixou os Renegados, e Roy e Jade assumiram a liderança do grupo de vez.

Mais tarde, Arsenal e os Renegados estavam entre os heróis que se reuniram para defender Metrópolis de uma invasão da Sociedade. Após o desaparecimento do Batman, Superman e Mulher-Maravilha, os Renegados continuaram a operar, mas foram acusados de criminosos e o mundo fez pouca diferença com isso. Quando Asa Noturna e Capuz Vermelho descobriram que o Raio Negro, ex-Renegado e pai da Tormenta, havia sido preso por um crime que não cometeu, os Renegados tentaram resgata-lo. Como um ultimo ato, falharam na sua tentativa e acreditou-se que acabaram mortos para o grande público. Embora a equipe visse isso como uma oportunidade para operar secretamente, Arsenal logo percebeu não foi feito para a vida de um herói de capa e espada e deixou a equipe, devolvendo o comando completo para Asa Noturna.

 

Fim do heroísmo

Quase um ano mais tarde, após retornarem ao dever, Superman, Batman e Mulher-Maravilha decidiram reformar a Liga da Justiça da América, que tinha sido dissolvida durante a Crise. Em um sinal de que ele tinha finalmente “amadurecido”, Arsenal foi convidado pelo Lanterna Verde e Canário Negro para se juntar a última encarnação da equipe. Em sua primeira missão como companheiros de equipe, Hal Jordan referiu Harper como “Arqueiro Vermelho” (tentando cobrir o fato de que ele quase o chamou por seu verdadeiro nome). Embora Harper tenha se surpreendido por este novo apelido, logo abraçou a identidade com a ajuda de um novo traje, dado a ele por seu ex-mentor, o Arqueiro Verde. Naquele momento, Roy Harper mudou sua identidade para Arqueiro Vermelho, para honrar o legado da “família”. Seu novo nome e traje tornou-se o símbolo da sua “maturidade” e o fim de seu relacionamento conturbado com Oliver Queen. Arqueiro Vermelho depois começou um relacionamento íntimo com a Mulher-Gavião (Kendra Saunders). O relacionamento terminou mais tarde e Roy deixou a Liga da Justiça.

Mais tarde, Roy foi chamado para ajudar seus amigos Titãs, quando estes foram atacados pelos meio-irmãos de Ravena. Trabalhando novamente como um grupo, os Titãs derrotaram os Filhos de Trigon, impedindo o plano de invasão do demônio. Em seguida, o herói decidiu voltar aos Titãs novamente, além de compartilhar sua vida com seus melhores amigos.

Porém durante a saga “Um Grito por Justiça”, a vida de Roy seguiu uma trajetória inimaginável. Em um plano insano para destruir a Liga da Justiça, Prometheus atacou os membros do grupo, extraindo o braço direito de Roy durante o processo. O vilão também utilizou de sua tecnologia na tentativa de destruir as cidades que a Liga da Justiça chamava de lar. Assim, ele trouxe o Armageddon a Star City, causando inúmeras mortes, incluindo a de Lian Harper, filha de Roy.

 

Irado e sedento de vingança, o Arqueiro Verde resolveu fazer justiça com as próprias mãos, assassinando Prometheus. Com isso, ao violar o código moral da Liga, Oliver Queen tornou-se um fugitivo.

Roy Harper perdeu tudo através das mãos de Prometheus, quase não sobrevivendo ao ataque brutal que extirpou seu braço direito. Entretanto, quando ele finalmente despertou do coma, o herói descobriu a perda de sua filha, e que sua perigosa jornada de desespero estava apenas começando.Isso o deixou transtornado fazendo ele voltar a usar drogas e se tornar um anti-herói viciado em vingança onde ele volta a assumir o codinome Arsenal, só que usando armas letais.

Já ficou até contra o seu ex-melhor amigo Dick que na época tinha assumido o manto do Batman, e se uniu ao inimigo que o Roy sempre odiou, o Exterminador, fazendo que Arsenal tivesse a sua própria equipe dos Titãs, mas Roy logo se deu conta que a sua filha ficaria triste se soubesse que tem um pai que se revoltou, por isso Roy tenta voltar a ser um herói, mas não tem tanto sucesso. Na recente saga Convergência, Roy consegue salvar a Lian.

 

Os Novos 52 – Capuz Vermelho e Os Fora da Lei

Roy Harper atuou como Arsenal ao lado da Princesa Tamaraneana Koryand’r (Estelar), e de seu amigo Jason Todd (Capuz Vermelho). Juntos formam a equipe “Capuz Vermelho e Os Fora da Lei” no recente reboot da DC Comics. Enquanto está nos Fora da Lei, Roy namora Estelar. Para diminuir o sofrimento dele, ao invés da filha dele ter morrido, ele nunca teve a Lian. Apesar da rivalidade que tem com o Jason, os dois começam a ficarem mais próximos. Futuramente se encontrara com o seus ex-amigos Titãs: Asa Noturna, Donna Troy e Tempest. Logo após o final da série Capuz Vermelho e os Foras da lei, Roy continuou como parceiro de Jason Todd na série Capuz Vermelho e Arsenal que teve apenas 13 edições.

 

Rebirth

Com o retorno do Wally West que se tornou o Flash dos Titãs veteranos, Harper foi aos poucos deixando de lado a sua vida de anti-herói, e o relacionamento que ele tinha com a Donna já não era mais o mesmo antes do reboot. Passou a usar boné virado pra trás e voltou a usar óculos ao invés de mascara. Roy constantemente voltou a competir com o Dick pela liderança, o que seria típico dele. Apesar da sua relação com Donna ter ficado bem difícil, os problemas do Roy só aumentam quando ele vê Donna e Wally se beijando.

 

Poderes & Armas

Roy Harper não possui atributos meta-humanos, mas é capaz de transformar qualquer objeto em arma, além de ser exímio arqueiro e detetive.

Habilidades

Tiro com arco: Roy é um exímio atirador. Ele é extremamente hábil no uso do arco e flecha. Vixen uma vez “absorveu” a capacidade de Roy durante a prática de treinamento e foi capaz de acertar alvos à 200 metros de distância.

Boa pontaria: Roy não é apenas um mestre arqueiro, ele é um mestre atirador com várias outras armas. Ele tem usado boleadeira, armas de fogo, bolas, facas e outras armas diferentes e usa-os com incrível precisão.

Armamento: Mestre de Moo Gi Gong . Roy é extremamente proficiente com uma grande variedade de armas. Ele pode tomar praticamente qualquer objeto e usá-lo em combate como uma eficaz arma.

Artes marciais: Roy foi treinado por Canário Negro e Oliver Queen, ambos mestres de uma variedade de artes marciais, a primeira sendo uma das mais qualificadas artistas marciais do planeta. Arqueiro Vermelho foi tutorado em toda a sua vida por Hal Jordan, um hábil pugilista e regularmente duelando com Asa Noturna.

Inquérito:Roy possui fortes habilidades analíticas e capacidade dedutiva.

Pontos fracos

Dependente tóxico: Roy voltou-se ao uso de drogas, principalmente heroína, no entanto depois de se juntar aos Titãs do Exterminador ele tornou-se viciado em algo que Slade fez pessoalmente para ele.

Equipamentos

Pulso eletrônico: Como Asa noturna e outros membros da Bat-família, o uniforme do Arqueiro Vermelho é capaz de emitir um pulso eletrônico.

Arco personalizado: Uma cópia carbono personalizada do arco do Arqueiro Verde. Enquanto Oliver favorece um arco mais simples; Roy construiu o arco com realces mais modernos.

 

Outras Mídias

Roy Harper apareceu em uma série de animação da Turma Titã original de 1968, junto com o Kid Flash, Aqualad e Moça-Maravilha

Roy Harper aparece no desenho os Jovens Titãs, onde o seu visual descolado lembra um pouco o Arsenal. É o melhor amigo e as vezes rival do Robin. Ele junto com o Aqualad, Abelha, Mas y Menos formam os Titãs do Oeste.

 

Roy Harper aparece em um episódio da série Liga da Justiça Sem Limites “Ato Patrimônio”, revelando ser um membro reserva da Liga, e ex-parceiro do Arqueiro Verde. O seu visual é o mesmo que dos Jovens Titãs.

 

Roy Harper aparece junto com o Arqueiro Verde no desenho Batman: Os Bravos e os Destemidos. Tem um episódio em que ele se une ao Robin e Aqualad em uma missão, que no final, o Robin é promovido a Asa Noturna.

 

Em Justiça Jovem, o Roy teve mais destaque no desenho, só que não como membro da equipe, pois nessa série o Roy é um jovem rapaz rebelde que odeia receber ordens, especialmente do Arqueiro Verde, com quem ele desfez a parceria no primeiro episódio, pois o Roy esperava ser tratado como um herói ao invés de parceiro, por isso que ele passou a trabalhar sozinho e mais tarde, adotaria o seu próprio codinome: Arqueiro Vermelho. Assim como nos quadrinhos, ele foi um estereótipo de anti-herói, e não se dava bem com a Equipe, muito menos com a Ártemis que ficou no seu lugar. Porém o Arqueiro Vermelho foi entendendo melhor a importância do trabalho em equipe e após ter ajudado a Equipe, ele finalmente foi aceito na Liga da Justiça. Na segunda temporada, cinco anos se passaram e Arqueiro Vermelho volta a agir independente, e ele acaba de ter um caso com a Lince, revelando que ele teve uma filha com ela, a Lian, e ele cuida da criança, mas logo descobrimos que o Arqueiro Vermelho, não é o verdadeiro Roy Harper e sim o clone dele. O verdadeiro Roy foi sequestrado bem antes da Equipe ser fundada e teve seu braço amputado pra criar um clone que se passou pelo Roy durante esse tempo todo, quando o verdadeiro Roy que ficou anos congelado, despertou, já volta a ativa e ele ainda era Roy Harper até por um tempo, onde o Roy (o verdadeiro) adota uma nova identidade e se torna o Arsenal, ganhando um braço biônico. O falso (Arqueiro Vermelho) desapareceu depois disso.

 

Roy Harper aparece na série Arrow como Arsenal, ainda trabalhando ao lado do Arqueiro Verde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

**Informações sites

Guia dos quadrinhos

Amino apps

Torre Titan

Wikipedia

Só quadrinhos

Planeta Marvel DC

Juliana

Formada em Engenharia de Produção, desenhista como profissão e DCnauta de coração. De vez em quando saio para me socializar no mundo exterior, prefiro acreditar em super heróis do que na maioria das pessoas.

%d blogueiros gostam disto: