Review: Superman American Alien

“Eu não gosto do Superman! Ele é forte demais!” Eu ja ouvi essa afirmação muitas vezes, e por muito tempo ela me fez pensar: será que o herói mais antigo de todos os tempos está ultrapassado?

Antes de responder essa pergunta quero falar um pouco sobre a história por trás desta HQ que venho aqui resenhar.

 

superman_american_alien

O quadrinho tem uma história de bastidores interessante, o polêmico escritor Max Landis (Poder sem limites) vivia publicando vídeos no seu canal do Youtube falando mal da atual fase do seu herói favorito, o Superman. A Dc então resolveu oferecer para o autor, publicar sete histórias do personagem. E eu realmente  espero que a intenção da editora não tenha sido desafiar o escritor, a fim de negativamente testar sua capacidade, por quê, se era essa a intenção, eles falharam MISERAVELMENTE!

Max dá um show de Storytelling, a primeira edição é uma das melhores leituras da infância do Superman que eu já vi! Cada edição retrata uma fase da vida de Clark, desde a infância até sua chegada a Metrópolis.

 

GalleryComics_1920x1080_20151111_SM_AMALIEN_1_56215152ca16f6.11165523

A arte das HQs também merece ser citada, cada edição esta na mão de um artista diferente , temos Nick Dragotta, Tommy Lee Edwards, Jade Lee e muitos outros que fizeram um trabalho lindo no quadrinho. A justificativa que Max dá para o uso de muitos artistas é: cada HQ se passa em fases diferentes do personagem, conforme o personagem muda sua visão de mundo, a arte da HQ muda também.

Agora voltemos a pergunta inicial: Afinal, o Superman é um personagem vazio e ultrapassado?

Falar que o Superman é um personagem vazio, é um erro do tamanho de seu poder, Kal-el é um dos personagens mais complexos que as HQs já viram. Se não fosse assim, ele não teria  sobrevivido à todo esse tempo de história.

Superman tem sim um potencial enorme para ser um personagem chato, se olharmos para ele como um brigão imbatível e sem propósito. Porém o que torna o azulão um ÓTIMO personagem é o conflito que você insere nele.

 

Superman-American-Alien-1-2016-Page-14

Superman American Alien é a HQ que melhor explorou esse conflito do personagem nos últimos tempos. Antes de desenvolver Clark como o herói, o quadrinho desenvolve Clark como humano, ou melhor, um habitante da terra!

Ela mostra um menino que não quer ser super forte, mostra um adolescente que se enxerga como um ET, e que um dia sonha em ser apenas normal. Quando Clark cresce, ele supera a fase de negação, porém, outras dúvidas surgem na cabeça do herói. A HQ mostra que Clark nunca quis ser uma celebridade, o garoto só queria fazer o bem!

Fazer o bem, nisso o herói é excelente, qualquer um com seu poder teria uma visão de mundo totalmente diferente, no entanto, Kal-el vê com amor o planeta terra. Ele não consegue, mesmo olhando sempre do alto, nos ver como seres inferiores. Clark se coloca em pé de igualdade para com os humanos, e isso faz do personagem e do quadrinho algo MARAVILHOSO.

 

SupermanChopSticks01

O Superman precisa de roteirista que dêem essa profundidade ao personagem, e é exatamente isso que Landis fez com esse excelente quadrinho.

O autor consegue lidar com o poder do personagem melhor até que a própria Dc! a editora vem publicando na sua série

“DCYOU” um herói que não é o superman. Eu não digo isso porque ele está vestindo um “uniforme” que se compõe de uma calça jeans e blusa. Digo isso porque não é preciso enfraquecer o personagem para poder explorá-lo, o superman é profundo em seu poder, e está mais do que na hora da editora perceber isso! (Fiquemos na esperança desse Rebirth)

Superman American Alien é excelente! Coloca um personagem em um nível que não presenciávamos há muito tempo. Se tivesse de dar uma nota, daria 10 com todos os méritos!

Encerro com um dizer muito forte e polêmico: O Superman não é um personagem ruim, mas talvez as escolhas que a DC tem feito em relação ao personagem, tenha enferrujado o seu maior medalhão!

Raysom

Bacharel em Administração, DCnauta de coração, empreendedor viciado em chá, guitarrista aposentado, co-fundador da DC Brasil Club, Sindicato Nerd e Marvel Brasil Club.

%d blogueiros gostam disto: