PERSONAGEM DA SEMANA | Demolidor – O Homem sem medo!

Criado em Hell’s Kitchen. Advogado de dia, diabo vigilante à noite. Um dos maiores heróis da Marvel, tendo possivelmente os melhores arcos das histórias em quadrinhos.

Conheça agora o Demolidor! 

Imagem relacionada

Criação

Demolidor (Daredevil, em inglês) foi criado por Stan Lee e pelo artista Bill Everett, com contribuição de Jack Kirby. Ele apareceu pela primeira vez em Daredevil #1 com seu tradicional uniforme amarelo em 1964e logo obteve a alcunha “O Homem Sem Medo”. Wally Wood, conhecido por histórias produzidas para a EC Comics na década de 50, introduziu o traje vermelho do Demolidor na sétima edição. 

Origem

Filho do boxeador Jack Murdock, Matthew “Matt” Murdock sempre foi empenhado nos estudos para que tivesse uma vida melhor. Seu pai logo começou a trabalhar para um mafioso local; Matt treinava enquanto Jack estava fora. Um dia, enquanto caminhava pela rua, Matt percebeu que um homem cego estava prestes a ser atropelado por um caminhão. Seu lado herói aflorou, e foi aí que tudo mudou: quando Matt correu e empurrou aquele homem para evitar um acidente, o motorista do caminhão também tentou evitar uma tragédia e tentou desviar o veículo. Por consequência da curva, a carga do caminhão, com resíduos radioativos, foi jorrada para fora. Ela acertou os olhos do pequeno Murdock, que agora estava cego.


Apesar de Murdock nunca mais conseguir enxergar, a exposição à matéria radioativa aprimorou todos os seus outros sentidos. Portanto, audição, tato, paladar e olfato se desenvolveram para além da sua capacidade humana e deram-lhe um tipo de sonar, que atua como um substituto de sua visão ao compensar sua falta.

Matt continuou com os estudos e o regime de seu treinamento secreto, apesar do acidente. Todo seu trabalho duro valeu a pena quando entrou em Columbia Law School para estudar Direito; lá, ele conheceria Franklin “Foggy” Nelson, que rapidamente virou seu melhor amigo. Enquanto isso, Jack Murdock programa uma luta no ringue contra Davis, um grande boxeador da época. A luta era esperada ser um enorme sucesso, e por isso Jack dá a Matt e Foggy os ingressos para a noite do combate. Mas, antes da batalha, Jack descobriu que todos os seus combates foram comprados.

Portanto, caso ele vencesse, ele seria morto. Apesar do perigo, Jack não queria perder aquela luta na frente de seu filho… E então, venceu assim mesmo.

Logo depois da luta, o destino o encontrou: Jack foi morto a tiros. Poucos meses depois, Matt e Foggy se formaram em Columbia e começaram seu próprio escritório de advocacia, chamado Nelson & Murdock. Após a formatura, Matt elaborou um plano para vingar a morte de seu pai: ele criou o traje de Demolidor, e trouxe os assassinos de seu pai à justiça. Eis “O Homem Sem Medo”.

 

Carreira Heroica

Já na segunda edição, Demolidor já enfrentava vilões à altura, como Electro. Logo depois, ele migrou para seus vilões fixos e conhecidos, como o Rei do Crime (Wilson Fisk) e o Mercenário. Com isso, o herói logo acabou conhecendo Homem-Aranha na edição #16 e ambos tiveram um pequeno combate entre si. Mais tarde, Parker se tornou amigo de Murdock, e assim como o primeiro, Matt teve muitas namoradas. Entre elas, encontram-se Heather Glenn, Viúva Negra, Karen Page e Elektra.

Em uma das suas histórias mais famosas e com maior peso, A Queda de Murdock de Frank Miller, Karen Page começa uma carreira como atriz em Los Angeles, mas termina viciada em heroína. Por isso, ela acaba vendendo a identidade secreta do Demolidor — uma informação importante que chegaria aos ouvidos do Rei do Crime. A partir daí, ele começa a arruinar a vida de Matt, financeira e psicologicamente. Mas, depois desses acontecimentos, tudo voltaria à normalidade, e Karen e Matt passariam a viver juntos.

O Demolidor também já teve uma passagem pelos Novos Vingadores. 

 

Poderes e Habilidades

Embora fosse cego, como informado acima, os seus demais sentidos foram aperfeiçoados, dando-lhe habilidades muito além do limite de uma pessoa normal. Seus sentidos aguçados permitem a Matt ver ao seu redor, de forma semelhante a Ecolocalização (tempo de reflexão de ondas ultrassônicas sobre um alvo, isto é, o tempo que as ondas levam para partir de uma origem, bater no alvo, e retornar à origem; para mais detalhes, clique aqui). Ele usa seu olfato aguçado para capturar odores e sua super audição para discernir padrões vocais, batimentos cardíacos e até mesmo o jeito de andar — o que facilita o rastreamento de seu inimigo.

Matt Murdock foi treinado enquanto ainda jovem por um professor misterioso e cego, chamado Stick, o líder do clã ninja The Chaste. Ele lhe ensinou artes marciais e o controle sobre os seus sentidos aprimorados.

Matt também é auto-didata, mestre de ciências aplicadas em engenharia mecânica, e um estrategista talentoso, bem como um especialista em interrogatório, disfarce, medicina, ciência e trabalho de detetive.

 

Fraquezas

Os poderes de Demolidor também o tornam muito vulnerável a ruídos e odores excessivos, que podem enfraquecer seu senso de radar temporariamente. Se for bombardeado por muitos sons ao mesmo tempo, por exemplo, ele pode ficar facilmente desorientado. Além disso, o Demolidor é tão suscetível a danos físicos e doenças quanto qualquer ser humano comum.

 

Guia de Leitura e Melhores Histórias

1 – O Homem Sem Medo (Frank Miller e John Romita Jr.) é a história de origem definitiva do Demolidor, na qual vemos todo o percurso de treinamento de Matt Murdock até se tornar o herói que conhecemos.

Resultado de imagem para demolidor homem sem medo hq

 

2 – Demolidor Amarelo (Jeph Loeb e Tim Sale) é um quadrinho voltado para a nostalgia, onde o autor recria a origem e as primeiras histórias do personagem.

Resultado de imagem para demolidor amarelo

 

Arcos mais famosos

1 – A Queda de Murdock (Frank Miller e David Mazzucchelli): Nesse arco, o Rei do Crime, um dos principais vilões do Demolidor, tenta de qualquer maneira prejudicar o personagem. Basicamente, a história fala sobre superação e sobre um Matt Murdock tentando se reerguer.

Resultado de imagem para demolidor a queda de murdock

2 – O Diabo da Guarda (Kevin Smith e Joe Quesada): uma Graphic Novel em oito partes (Daredevil vol. 2, das edições #1 a #8). A trama revela a súbita aparição de um bebê de dois meses, deixado aos cuidados do herói. Rodeado de vários mistérios bíblicos, o bebê é posto ora como Messias, ora como o Anticristo; cabe ao Demolidor decidir qual o correto.

Imagem relacionada

3 – Terra das Sombras (Andy Diggle e Billy Tan): a história traz Matt Murdock de volta a Nova Iorque depois de uma longa estadia no Japão. E agora ele quer usar a organização maligna de ninjas Tentáculo para o bem. Porém, depois de assassinar o Mercenário, a atitude de Murdock começa a mudar drasticamente, o que leva alguns heróis a se questionarem sobre se aquele é realmente o Demolidor.

Resultado de imagem para demolidor terra das sombras

4 – Redenção (David Hine e Michael Gaydos): uma série que explora como pano de fundo um caso real. Aqui, vemos Matt sendo contratado por uma senhora que necessita desesperadamente tirar seu filho do corredor da morte. A acusação? O assassinato de uma criança em um ritual satânico. Aqui, o autor David Hine conta uma história de Matt Murdock, o advogado, que acaba utilizando a figura do Demolidor como um auxiliar, ao contrário do que a maioria das histórias fazem.

Resultado de imagem para demolidor redenção

 

Curiosidades

  • No quadrinho Guerra Civil, Matt Murdock esta preso, impossibilitado de participar, mas pediu para que Danny, o Punho de Ferro assumisse o manto de Demolidor temporariamente.
  • Um dos seus maiores inimigos, o Mercenário, já matou duas das mulheres com as quais o herói já se relacionou: Karen Page e Elektra.
  • Após derrotar Wilson Fisk, o Rei do Crime, na frente de todos os chefões do crime em Nova Iorque, Matt foi considerado o “Rei de Hell’s Kitchen”. Ele estabeleceu suas próprias diretrizes e regras para uma melhor convivência no seu bairro. Esta fase foi escrita por Michael Bendis e desenhada por Alex Maleev.
  • Ao pedir a ajuda do Tentáculo para livrar Nova Iorque do poder de Norman Osborn, Matt tem sua alma corrompida, o que leva o herói à saga Terra das Sombras.
  • A esposa do ilustrador Alex Maleev, da fase Bendis, serviu de inspiração para dar vida à Milla Donavan, uma das mulheres que passou pela vida do Diabo da Guarda.
  • O Demolidor não foi o primeiro herói cego dos quadrinhos. Vinte e um anos antes de sua criação, já nascia na maior concorrente (DC Comics) o Dr. Meia Noite. A maior diferença entre estes dois heróis é que o Dr. Meia Noite enxerga perfeitamente no escuro.

 

Outras Mídias

O Julgamento do Incrível Hulk

Nos anos 80, o personagem de Demolidor, chamado de “Audacioso” por adaptação da equipe de dublagem à época, participou como coadjuvante no filme. Nele, Matt Murdock defende Bruce Banner no tribunal.

Resultado de imagem para o julgamento do hulk

Animações

Nos desenhos animados, Demolidor já participou de episódios da série Homem Aranha: A Série Animada e Quarteto Fantástico.

Confira alguns trechos:

 

Filme

Em 2003, o Demolidor ganhou seu filme próprio. Coube ao ator Ben Affleck dar vida ao personagem. Odiado por muitos, o filme não teve uma continuação. Depois desse filme, já em 2005, Elektra ganhou seu filme solo.

Confira o trailer:

 

 

Netflix

E finalmente deu certo: em 2013 a Disney anunciou que exibiria pela Netflix a série solo do Demolidor, que logo seria continuada em Defensores. Charlie Cox foi selecionado para fazer o personagem. Em 2015, a série teve sua estréia e resultou em sucesso, sendo considerada uma das melhores séries de heróis por muitos fãs. A segunda temporada introduziu Justiceiro e Elektra, e a terceira já esta confirmada. Em Defensores, teremos a reunião de Demolidor com heróis de outras séries da Netflix e também da Marvel, a saber: Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro.

Confira alguns trailers de Demolidor:

 

Fontes: Legião dos HeróisProibido LerWikipédia

1 Comment
  1. Jonah Hex says

    Excelente 😉 Só acho que faltou citar um pouco mais da primeira fase do Miller no DD.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: