223Visualizações 0comentários

Para, talvez aquele conteúdo não é pra você

Poron junho 29, 2016
 

Sabe aquela galera que compara Peppa Pig com Dragon Ball Z? Então, é assim que eu vejo as pessoas que reclamam de desenhos como DC Superhero Girls e Teen Titans Go. Não é preciso fazer muito esforço pra encontrar milhares de posts falando mal de ambos, como se o intuito dos programas fosse ser adulto e complexo.

Isso vem de um sentimento nostálgico que nós sentimos ao lembrarmos de animações como Liga da Justiça e Jovens Titãs, e eu não culpo ninguém por isso. Passei horas da minha vida assistindo as duas e era incrível.

Mas primeiro, vamos lembrar de uma coisa: Teen Titans Go foi feita para o público infantil. Você percebe isso no desenho e nas interações dos personagens (já que ela foca no relacionamento deles e não nos vilões). É claro que ele é cheio de referências para os mais velhos, como aquele em que o Robin tenta conseguir o autografo de todos os heróis.

Reclamar disso é quase como reclamar de Peppa ou Caillou. Você xinga o seu irmão de quatro anos porque ele assiste Peppa e não Naruto? Ele é uma criança e logo a trama não precisa ser complexa para agrada-lo. Meus primos amam Teen Titans Go por ser engraçado e colorido.

maxresdefault

Não vejo isso só com animações, Supergirl é um outro exemplo. Primeiro, não vamos compara-la com Arrow, porque essa série é simplesmente ruim. Supergirl, desde o início foi entregue como algo dedicado ao público mais jovem, com o clima leve, as cores claras e uma protagonista não muito experiente. Claro que existem exceções, eu por exemplo, tenho dezessete anos e não gosto da série, mas não por ela ser ruim e sim porque o estilo não me agradou. Várias amigas amam e elas não são idiotas por isso.

Você nunca imaginou que uma série de super heroína, voltada para meninas adolescentes, não possa traze-las para o mundo dos quadrinhos? Ou que essas crianças que assistem desenhos animados um dia não vão querer ir ver algum filme da DC?

Até os meus seis anos eu assistia Thomas e seus Amigos, Charlie e Lola e Castelo Rá-tim-bum. Só depois que me interessei por animes e consequentemente por animações mais adultas. E não é como se a DC esquecesse da galera mais madura. Temos desenhos incríveis como Jovens Titãs vs Liga da Justiça, Flashpoint Paradox e daqui a pouco A Piada Mortal.

O que a DC tenta fazer é alcançar diferentes tipos de público. Flash e Supergirl para quem é adolescente ou curte coisas mais leves, Gotham pra quem curte um drama policial, Teen Titans Go e DC Superhero Girls para as crianças. Não é errado uma empresa fazer isso, errado é você julgar porque aquele tipo de entretenimento não te atinge.

Eu não curto Dr. House ou Grey’s Anatomy porque séries médicas não fazem meu estilo, mas isso não significa que ambas sejam ruins. Já meu outro colega, não suporta coisas de fantasia e logo não curte Game of Thrones.

Precisamos separar as coisas, existem os que são ruins, mal feitos e não tem desculpa para justifica-los. Mas existem outros programas que são dedicados a certos tipos de pessoa e se você não for essa pessoa, logo, vai ser difícil de gostar.