Oscar 2018 | Tudo sobre o prêmio mais cobiçado do cinema!

O Oscar, como todos devem saber, é uma cerimônia tradicional norte-americana que começou em maio de 1929 e premia os maiores destaques da indústria cinematográfica de todo o ano, essa premiação só passou a ser televisionada internacionalmente 40 anos depois de seu primeiro evento.

Todos os anos o Oscar chama vencedores do ano anterior para apresentar as categorias, além de ter um anfitrião responsável por conduzir o evento, em 2018 o anfitrião será Jimmy Kimmel, que também apresentou ano passado.

Desde 2015 faço apostas sobre o Oscar, mas bem antes disso eu já acompanhava o evento sem entender nada sobre as categorias, as regras e o que realmente a premiação significa para a indústria, então ao longo do tempo comecei a pesquisar sobre o tema, e consequentemente, a formar minha opinião baseada nos vencedores anteriores e também no meu gosto pessoal. Mesmo usando termos técnicos não sou nenhuma especialista, eu apenas analiso os filmes com base naquilo que estudei, assim como qualquer um pode fazer.

Acredito que se você abriu essa publicação, deve ter a mesma curiosidade que tive uns anos atrás, mas não conseguiu achar um local que reunisse todas as informações e acabou deixando pra lá, então é por isso que estou aqui. Pesquisei em vários sites, assisti a vários vídeos e reuni tudo o que eu achei de mais importante pra te ajudar a entender como os filmes são selecionados.

Antes de tudo é preciso agrupar as indicações, elas são divididas em três categorias e mais algumas especiais.

Resultado de imagem para oscar 2018

 

Principais

  • Melhor Filme: Prêmio mais importante da noite, dado os produtores do escolhido.
  • Melhor Diretor: Premia o diretor(es) que melhor soube mostrar suas habilidades.
  • Melhor Ator: Premia a melhor atuação (meio óbvio, mas geralmente os ganhadores são atores que mudaram muito do seu papel anterior pra esse, ou que tiveram mudanças drásticas fisicamente como engordar ou emagrecer muito, mudar aparência, etc.
  • Melhor Atriz: Mesmo que o item anterior.
  • Melhor Ator Coadjuvante: Premia o papel secundário na trama que também se destaca por entregar uma atuação boa mesmo estando em segundo plano.
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Mesmo que o item anterior.
  • Melhor Roteiro Original: Premia roteiros que foram escritos sem se basear em nenhuma obra literária, desenho ou qualquer outra mídia. Material original.
  • Melhor Roteiro Adaptado: Roteiro adaptado de livros, desenhos, filmes, séries e qualquer outra mídia já feita antes, e que agora ganha uma versão nas telas.
Resultado de imagem para oscar indicados 2018
Indicados na categoria de Melhor Filme

Coadjuvantes

  • Melhor Filme de Animação: Premia os melhores filmes em animação digital ou manuais (stop motion, por exemplo).
  • Melhor Filme Estrangeiro: Produções que não são faladas em inglês e gravadas fora dos EUA, não precisam ser exibidas nos cinemas americanos.
  • Melhor Documentário de Longa-metragem: Premia um filme de não-ficção, em longa metragem, mais de 40 minutos.
  • Melhor Documentário de Curta-metragem: Mesma coisa que o anterior só que até 40 minutos de duração.
  • Melhor Curta-metragem: Premia filmes de até 40 minutos.
  • Melhor Curta-metragem de Animação: Premia filmes animados digital ou manualmente de até 40 minutos.
O Touro Ferdinando é um dos indicados na categoria de Melhor Animação

 

Técnicos

  • Melhor Trilha Sonora: Premia o conjunto de músicas instrumentais criadas apenas para o filme.
  • Melhor Canção Original: Premia a letra + música também criada apenas para o filme.
  • Melhor Edição de Som: Premia a edição do som ambiente, diálogos e sonoplastia, que são os efeitos sonoros que são criados para o filme, ruídos e sincronia do áudio.
  • Melhor Mixagem de Som: Premia a união de todos os sons, naturais ou artificiais, capturados ou inventados e como esses sons foram misturados à trilha sonora.
  • Melhor Direção de Arte: Premia a melhor concepção artística do filme (cenários, paisagens, etc).
  • Melhor Fotografia: Premia o filme com melhor enquadramento, melhor uso da luz e tons usados no longa.
  • Melhor Maquiagem e Penteados: O nome já explica, mas categoria também inclui maquiagens alienígenas e de monstros, por exemplo.
  • Melhor Figurino: Premia as melhores roupas, geralmente quem leva esse prêmio são filmes de época ou futuristas
  • Melhor Edição/Montagem: Premia o editor que soube melhor como encaixar todas as cenas do filme, como filmes com planos sequências que possuem cortes mas é tão mínimo que não se percebe.
  • Melhores Efeitos Visuais: Premia o conjunto de técnicas utilizadas para realizar cenas que não podem ser capturadas normalmente ou ao vivo.
Imagem relacionada
Guardiões da Galáxia Vol. 2 é um dos indicados na categoria de Melhores Efeitos Visuais

Especiais

  • Oscar Honorário: Premia pessoas que foram destaques na indústria do cinema, não só daquele ano, mas esse prêmio celebra a vida artística do premiado
  • Oscar Científico ou Técnico: Para pessoas que trabalharam em um filme colaborando com a parte científica e técnica, para n
  • Prêmio Memorial Irving G. Thalberg: Entrega a produtores que tiveram destaque, e não é entregue todo ano, o último vencedor foi em 2010.Prêmio Humanitário Jean Hersholt: Premia pessoa da indústria que se envolveram em trabalhos humanitários e merecem destaque por isso, também não é anual.
  • Prêmio Gordon E. Sawyer: Prêmio dado pra quem contribuiu tenologicamente, inventando uma nova forma de filmar ou usar um equipamento.

Outras categorias já existiram, mas foram retiradas da premiação, entre elas as de Melhor Diretor Assistente, Melhor Coreografia e Melhor Engenharia de Efeitos.

Resultado de imagem para oscar honorário 2018
Alejandro González Iñárritu, vencedor do Oscar Honorário do ano passado por sua instalação de realidade virtual

 

Como são escolhidos os filmes indicados ao Oscar e o que precisa fazer para ser um filme indicado ao Oscar?

Para poder se candidatar, o filme deve seguir algumas normas. O longa deve ter mais de 40 minutos, e ser exibido em 35mm, 70mm ou em formato digital em um cinema comercial de Los Angeles por sete dias consecutivos até o dia 31 de dezembro, e não precisa necessariamente ser exibido mundialmente, inclusive é muito normal que produtores lancem oficialmente somente depois que o filme for indicado ao Oscar e assim investem em campanhas. Porém existem outros casos em que o filme já foi lançado, mas acaba voltando ao cinema depois da indicação, como ocorreu este ano com Dunkirk, Corra!, A Forma da Água, etc.

Para ser indicado, os produtores devem preencher um formulário online no site Official Screen Credits, onde eles escolhem em quais categorias querem que seu filme concorra. O prazo para o preenchimento também termina em dezembro. Após encerrar as inscrições a academia junta todos os filmes que preencheram a ficha numa lista chamada Reminder List Of Eligible Releases, e em Janeiro a AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Sciences) envia uma copia dessa lista para cada membro.

A Academia é uma sociedade fundada em 1927, e atualmente é composta por cerca de 6 mil membros que possuem profissão relacionada ao cinema e que já foram indicados ou já receberam a estatueta, estão entre eles: diretores, produtores, atores, fotógrafos, músicos, entre outras vários profissionais. Além disso, também podem fazer parte pessoas que foram convidadas por membros do comitê. Uma questão muito discutida nesses últimos anos é a de que a grande maioria dos jurados são homens e possuem uma idade média de 62 anos, ou seja, isso poderia afetar drasticamente a escolha dos filmes, e é o que também explica o tanto de filme sobre guerra ser indicado.

O processo começa quando em os membros recebem cédulas de votação e terão que escolher apenas cinco candidatos por categoria e dez candidatos para a categoria de Melhor Filme, tudo isso em duas semanas. Neste caso só votam nas categorias técnicas quem é especialista, por exemplo, apenas roteiristas podem votar nas categorias relacionadas a roteiro, porém todos os membros podem votar na categoria de Melhor Filme. A categoria de Melhor Filme Estrangeiro passou por mudanças e agora é feito em três etapas para que seja mais justo, sendo a última um comitê de 30 pessoas escolhidas a dedo para selecionar os cinco melhores filmes.

As cédulas de votação são enviadas a empresa de contabilidade PricewaterhouseCoopers (a mesma que assumiu a culpa dos envelopes trocados em 2017), que é responsável por contar os votos dos indicados. Depois de contabilizar, a empresa lança a lista dos indicados e é então que a Academia vota novamente, agora em todas as categorias. Os auditores contabilizam esses votos e fornecem os envelopes com os resultados que são abertos apenas no dia da premiação.

Enquanto todo esse processo está acontecendo, os produtores estão divulgando seus filmes, mandando presentinho pros jurados – aqui vale boca de urna -, relançando os seus filmes e investindo muito no marketing.
E então chega o grande dia, que esse ano ocorrerá no dia 4 de março. No Brasil, será transmitido ao vivo pela emissora de tv a cabo e streaming TNT e na emissora de tv aberta Globo.

Referências:

Clique Aqui para acessar a playlist do canal da Carol Moreira sobre a História do cinema, com vídeos sobre o Oscar:
Links de Sites com conteúdo sobre cinema e como funciona os bastidores dos filmes:

Funções no cinema

Como funciona o Oscar

%d blogueiros gostam disto: