356 views 0 comments

OPINIÃO | Dirk Gently 1ª Temporada

by on março 6, 2017
 

Baseado nos livros de Douglas Adams, Dirk Gently nos mostra como fazer uma série sobre detetives, mistérios, ficção cientifica, assassinato e organizações secretas em apenas oito episódios.

Apesar de o tema principal ser um detetive em busca de respostas para um misterioso assassinato, o programa consegue fazer isso com piadas ácidas e certeiras, adicionando a sua mistura um clima cartunesco e fantástico.

Diferente de shows como The OA, que se levam a sério demais e acabam por confundir o espectador que não sabe como acreditar na história, Dirk Gently se mostra tão fantasiosa que acabamos comprando tudo aquilo — mais ou menos o que Desventuras em Série fez.

Os mistérios (que são muitos) se desenrolam bem e em nenhum momento você se pega com tédio. Existem momentos onde a exposição é necessária para que o público entenda o que está acontecendo e isso é feito de maneira inteligente e engraçada.

A série une, de maneira eficiente, piadas bem escritas com a necessidade de dizer coisas para a audiência, com ajuda de Todd (Elijah Wood) que desbrava esse novo universo e Dirk (Samuel Barnett) que serve como um guia.

O elenco é muito bom, Elijah Wood está ótimo e mesmo com as eventuais chatices do personagem você consegue sentir um carinho enorme por ele. Palmas para Hannah Marks, que faz Amanda Brotzman e só cresce a cada episódio. Mas o destaque aqui está para Samuel Barnett que entrega um dos personagens mais engraçados e estranhos dos últimos tempos.

Também vale citar Fiona Dourif, que interpreta Bart e faz o público sentir apego por uma serial killer.  O modo como isso acontece é bem interessante, já que nesse lado da história nós acompanhamos a visão de outro personagem sobre Bart, que também desenvolve um afeto por ela.

O que eu mais gosto é como todas as loucuras fazem sentido no final. Como dito acima, você compra tudo que a série diz, mas não só isso como também se sente satisfeito quando acaba, como se tudo aquilo fosse perfeitamente normal.

Isso é um mérito do roteiro, que consegue ser bem amarrado, deixando apenas dúvidas necessárias como gacho para a próxima temporada.

Dirk Gently se apresenta em três gêneros e funciona em todos. Não importa se você está procurando uma comédia, mistério ou sci-fi, Dirk Gently’s Holistic Detective Agency consegue te entregar os três.