324 views 3 comments

O mundo e a sexualidade da Wonder Woman

by on outubro 1, 2016
 

Sim, a Mulher-Maravilha é bissexual e isso foi confirmado. Eu, logo de inicio, fiquei muito chocada mas não pela sexualidade dela e sim porque muitos realmente achavam que a mesma era hétero.

Vamos começar por algo muito importante: a sexualidade de um personagem não deveria ser grande coisa. Onde que um relacionamento amoroso afetaria sua personalidade? Não importa qual o seu parceiro, eu quero um personagem interessante e com uma trama que me prenda.

Renly Baratheon e Loras Tyrell eram gays em Game of Thrones e isso era praticamente uma certeza nos livros. Fato que nunca os impediu de serem bons personagens, mesmo que secundários (sem capítulo com ponto de vista).

204dergartenderknochenrenly_3

How to get away with murder também tem vários relacionamentos homossexuais e nunca foi um problema.

O que tudo isso tem em comum? Tanto GOT quando HTGAWM tratavam o relacionamento gay como algo normal. Algo corriqueiro e que não atrapalhava a trama.

É isso que eu não entendo, os leitores de HQ que passaram a vida lendo sobre igualdade, preconceito e superação simplesmente ficam chocados que uma de suas heroínas (um dos maiores símbolos da força feminina) não seja hétero. Existem pessoas que não são héteros na vida real, e como a arte é uma representação da nossa sociedade, logo vão existir gays nos quadrinhos.

Antes que venham dizer que isso é uma “manifestação gayzista” e que “o mundo ta chato” vamos pensar por um segundo. Diana cresceu em uma ilha formada só por mulheres, e eventualmente elas se relacionavam. Isso já era explícito muito antes dos Novos 52.

Então, se só havia mulheres na ilha, não existia o conceito de sexualidade. Como você poderia ser hétero, se nunca teve contato com um homem? (Vide seu choque a ver Steve pela primeira vez). Então, para nossa heroína, não existe gays e héteros, apenas pessoas.

Lembrando, que a mesma é baseada na mitologia grega, onde até os deuses mantinham relacionamentos homossexuais. Em algumas das histórias, Apolo fora apaixonado por Jacinto, que acabou morrendo por conta de seu ciúmes.

E essas pessoas, que se incomodam tanto com a sexualidade de um personagem, são as mesmas que odeiam Olicity por tirar o foco de Arrow. Vocês estão tirando o foco da personagem ao se incomodarem tanto com isso, sendo que a Diana sempre foi muito mais do que o parceiro ao seu lado.