71Visualizações 0comentários

A melhor teoria de Westworld!

Poron novembro 26, 2016
 

A HBO é conhecida por nos agraciar com suas produções extremamente bem feitas, indo desde comédias até dramas familiares. Hoje, nós vamos falar uma teoria sobre o seu mais novo tesouro: Westworld.

Essa teoria diz que estamos assistindo a três tinhas do tempo diferentes; Em uma temos o Homem de Preto mais novo, em outra o inicio do parque com Arnold ainda vivo e o nosso presente. Parece confuso não é? Vamos por partes.

Começando pelo Homem de Preto, tudo que sabemos é que o mesmo é muito rico, tem fundações de caridade, uma liberdade tremenda no parque (podendo mudar narrativas inteiras sem que ninguém interfira) e uma intimidade estranha com o Ford.

Na primeira linha do tempo, William seria o Homem de Preto vislumbrando-se com sua primeira visita ao parque. Parece estranho no início, como assim o menino que não aguenta ver uma mancha de sangue se transformou naquele monstro?

1 – Dolores 

Todos se lembram dos primeiros episódios, onde o programa apresenta o loop dos robôs usando a Dolores como exemplo: ela acorda, passa o dia com o Teddy e é estuprada. Em um desses loopings, quem acaba cometendo isso é o Homem de Preto, que solta a meticulosa frase. “Mesmo depois de todos esses anos, você ainda não se lembra de mim”. 

Westworld Season 1, Episode 1 Air Date 10/2/16 Pictured: Evan Rachel Wood as Dolores Abernathy, Ed Harris as The Man in Black

Ele age como se a conhecesse há muito tempo e o William vai ficando mais íntimo dela a cada episódio, até mesmo transando com ela no trem. Vale ressaltar que nossa anfitriã é um dos robôs mais antigos do parque.

2 – El Lazo 

Nós assistimos o Homem de Preto matar o Lawrence para fazer uma transfusão de sangue e salvar o Teddy. Pouco tempo depois ele aparece como El Lazo para Dolores e William. Sim, os programadores costumam realocar anfitriões mas nunca com essa velocidade.

mib-e-lawrence

É necessário fazer uma restauração, uma completa limpa na memória e ainda coloca-lo na nova narrativa. Não tem como tudo isso ter sido feito em tão pouco tempo. O Homem de Preto também parece conhecer o Lawrence, como se fossem apenas “velhos amigos”.

3 – A situação financeira do parque

Em um diálogo entre Logan e William, descobrimos que Westworld estaria perdendo dinheiro e que a família do Logan estaria interessada em comprar uma parte dele. Também sabemos que depois da morte do Arnold os lucros sofreram uma terrível queda.

Isso não poderia ter acontecido no presente, a Delos já detém parte do parque e em nenhum momento ninguém menciona essa falta de lucro. Então, a Delos seria a empresa da família do Logan (cujo a irmã é esposa do William) e teriam comprado uma parcela do parque.

Isso explicaria toda aquela liberdade e sua intimidade como o Ford. Em outro diálogo, o Homem de Preto diz para o Ford que foi graças a ele que o lugar continuava inteiro.

4 – O logo de Westworld

Talvez a mais sútil das evidências é o próprio logo do parque. Quando William chega, nós vemos vários logos, porém eles são diferentes dos outros que aparecem nós próximos episódios.

os-logo

O que o William viu, é o mesmo que aparece no flashback do Ford. outro fato interessante, é que o Homem de Preto parece reconhecer a robô que auxiliou William no parque, dizendo que até tinha pensando que haviam desativado-a

5 – A mudança do William

É muito fácil lembrar dos primeiros episódios, onde William era um homem doce, negava os avanços de prostitutas por ter uma mulher esperando-o em casa e mal conseguia deixar uma mancha de sangue em seu chapéu.

“Eu costumava achar que este lugar era para extravasar os seus extintos. Agora eu entendo, ele não mostra o pior de você, ele revela o seu eu verdadeiro. Mostra quem você realmente é”. 

Mas foi esse mesmo William que deixou o cunhado para ser espancado e atirou em anfitriões. Existe uma cena onde ele e Dolores encontram um menino morrendo e ela quer ficar ali e ajudar.

O velho William, sem sombra de dúvida, seria o primeiro a dizer que o garoto não sabia o que estava fazendo mas ao olharmos para seu rosto, ele quer deixar o menino morrer e mostra-se descontente com a anfitriã

Quando Dolores volta com um pouco de água, o menino já estava morto. Teria William matado ele?

Então tudo bem, William é realmente o Homem de Preto, mas porque nos mostrar isso? Vamos lembrar que toda a história gira em torno da Dolores e que ela é a chave de cada linha do tempo.

Trinta anos antes, ela estaria vivendo essa aventura com o William mas algo deu muito errado e ela resetou, décadas depois algo faz com que ela acorde e faça esse mesmo caminho, só que dessa vez  sozinha.

Algo que sustenta isso é o surto que ela teve ao chegar naquele vilarejo no S01E08. Fica perguntando ao William se aquilo é real, se aquilo é o agora e tem alucinações.

dolores-e-william

Outra anfitriã que passou por isso foi a Maeve, que surtou quando suas duas narrativas entraram em confronto; Maeve tinha uma filha e ambas foram “mortas” pelo Homem de Preto. Em um flashback percebemos que ela surta e se mata quando é recolhida do parque.

Agora como prostituta, suas memórias referentes aquela narrativa voltam e ela tem outro surto. Começa a sentir as facadas que recebeu e até mesmo mata uma anfitriã por não saber onde estava.

Pronto, nós temos duas linhas do tempo: William e Dolores 30 anos atrás e Dolores no presente. Mas onde o Arnold se encaixa? Ele é a nossa terceira linha do tempo.

É de conhecimento geral que Bernard é um anfitrião criado por Ford, mas a teoria vai além disso. Muitos acreditam que Bernard seria uma cópia do Arnold, e que em certas cenas, estamos lidando com o verdadeiro Arnold.

1 – Sua relação com a Dolores

Arnold amava suas criações e isso tinha deixado-o louco. Quando descobrimos a verdade sobre Bernard, vemos um diagrama de Dolores (provando que ela é realmente muito antiga) e em várias conversas com Ford, ele mesmo diz que ela é a única que estava lá naquela época.

Em muitas cenas onde Bernard conversa com Dolores, eles estão na sala secreta do Ford (sim, onde descobrimos que ele é um robô) e Dolores estava vestida, o que é bem incomum já que todos os anfitriões são deixados nus.

 

Ainda nessa cena, Bernard desabafa com a Dolores, como se ela realmente estivesse entendendo. Fala sobre seu filho e pede para que a mesma guarde aquele segredo.

westworld_still_secret-conversation

Em outro momento, Ford briga com um funcionário por cobrir o anfitrião com um pano, dizendo “Acha que ele é igual a você?”. Se Bernard foi feito para obedecer, e tem feito isso desde então, porque conversar com a Dolores vestida se o seu criador abomina isso?

E lembrando que não era para o Bernard saber desse lugar, ele foi programado para ignorar a casa que daria acesso a sala.

Dolores também mostra ser íntima de Arnold e toda sua jornada seria para cumprir algo que o mesmo tinha lhe pedido. A própria diz isso naquele mesmo diálogo com o Ford, quando ele pergunta qual a última coisa que Arnold lhe disse, ela responde “Disse que eu iria ajuda-lo a destruir esse lugar”.

quando William pergunta para Dolores o porque de tudo aquilo, ela responde que tem uma voz dentro dela dizendo-a para fazer isso

Quando Ford sai, as luzes se apagam e ela diz “Ele não sabe. Eu não disse nada”.

2 – A fotografia

Quando descobrimos o Setor 13, somos introduzidos ao que parece ser a família de Robert Ford e ele aponta um homem como seu pai.

O intrigante, é que esse mesmo homem que parecia ser o seu pai, aparece em uma fotografia que ele mostra para o Bernard e aponta aquela pessoa como o Arnold.

ford-arnold-pai

Sabemos que os anfitriões são programados para ignorar qualquer coisa que possa causar algum dano (como a Dolores, quando seu pai acha uma fotografia perdida), será que quando Bernard olhou para a foto, ele ignorou o verdadeiro Arnold pois esse seria o seu próprio reflexo? Se olharmos bem, existe um espaço vazio enorme na foto.

voltando para a sala secreta, quando vemos os diagramas dos robôs, o de Dolores aparece com o seu nome e o de Bernard estava vazio

 

Então, nós temos nossas três linhas do tempo montadas:

 

1 – 35 anos atrás, com Arnold vivo e trabalhando no parque.

2 – 30 anos atrás, com a primeira visita do Homem de Preto/William no parque.

3 – O nosso presente pelo ponto de vista de Dolores e Bernard.

Muitas perguntas continuam. O que é o labirinto? Qual a missão de Dolores? Porque Robert faria um clone de Arnold? Nós vamos ter que continuar assistindo!