LOLLAPALOOZA 2018 | Conheça os Headliners: Pearl Jam

0

2018 é um ano promissor, começando de maneira arrebatadora em inúmeras partes da industria do mundo pop. No caminho da música, temos além de destaques em premiações, shows imperdíveis e festivais que vão levar todo mundo a falência. Aqui no Brasil, o que mais se fala é do Lollapalooza, evento que acontece dias 23, 24 e 25 de março no Autódromo de Interlagos. Sabendo do quanto esse festival tá sacudindo todo mundo, nós do Sindicato Nerd preparamos um guia de cada Headliner do evento, entrando dessa vez numa das bandas mais conceituadas do rock: Pearl Jam!

Formada na cidade de Seattle em Washington, a banda nasceu em 1990 com Eddie Vedder (Vocal e guitarra), Jeff Ament (Baixo elétrico e backing vocal), Stone Gossard (Guitarra e backing vocal), Mike McCready (Guitarra), Matt Cameron (Bateria, o mesmo fazia parte da banda Soundgarden, porém com sua primeira dissolução em 1998 o mesmo entrou para o Pearl Jam) e com um membro adicional: Boom Gaspar (Teclado e piano). Gossard e Ament já eram companheiros antigos de banda antes do Pearl Jam, participando de uma banda grunge nos anos 80 chamada Green River, após a dissolução da mesma, ambos passaram para uma outra banda chamada Mother Love Bone, que acabou pelo infeliz falecimento do vocalista Andrew Wood. tanto Gossard quanto Ament ficaram devastados com a morte de Wood, Gossard começou a trabalhar em um material bem mais pesado e mostra-lo a seu amigo guitarrista   Mike McCready, este da banda Shadow que havia acabado. Os três fecharam um trio e produziram uma fita demo procurando um vocalista e um baterista, os mesmos entregaram a fita ao ex Red Hot Chili PeppersJack Irons, que rejeitou, mas mandou para um amigo de San DiegoEddie Vedder (Vedder tinha uma banda pequena chamada Bad Radio e também era segurança, após gravar três musicas do demo enviado ao mesmo, o trio de Seattle ficou tão impressionado que o chamou no dia seguinte para fazer uma audição). Com quase todos os membros, a banda foi encontrar seu baterista após uma parceria com poucos integrantes do SoundgardenChris Cornell havia fechado um projeto com Gossard e Ament, ambos então foram apresentados ao baterista Matt Cameron. Após o fim dos projetos uma banda foi formada com um reforço na bateria de Dave Krusen (Já que Cameron estava no Soundgarden). Originalmente a banda era conhecida por Mookie Blaylock, mudando após questões de marca registrada para Pearl Jam.

Seu primeiro álbum de estúdio foi Ten, com os sucessos BlackEven FlowJeremy Alive (Uma curiosidade é que o álbum tem duas faixas bônus em japonês escritas pelo Paul McCartney!). Seu ultimo álbum de estúdio foi Lightning Bolt.

A banda participou de inúmeros eventos e festivais, fazendo show memoráveis mundo afora. Sua primeira vinda as terras verde e amarelo foi em 28 de novembro de 2005, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Já no Lollapalooza Brasil essa é a segunda vez dos caras, vindo pela primeira vez em 2013 junto do Arctic Monkeys.

Confira a Line Up do evento:

Lollapalooza Brasil acontece nos dias 23, 24 e 25 de Março no Autódromo de Interlagos.