GOT | Maiores diferenças entre a série e os livros!

Não é segredo para ninguém que após anos de atraso para o lançamento do sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo (Ventos do Inverno), Game of Thrones decidiu seguir seu próprio rumo.

Mas não é de hoje que isso acontece. Desde a quarta temporada, a série tem afastado-se bastante do material original, e hoje vim trazer as maiores diferenças entre os dois.

 

1 – Dorne

Na série, a trama de Dorne foi bem simplificada (Ellaria Sand mata Doran Martell e quer vingança), nos livros isso é um pouco mais complexo. Doran não tem apenas um filho e sim três; Arianne, Quentyn e Trystane. Oberyn Martell não tem três filhas bastardas e sim oito, sendo que quatro delas são filhas de Ellaria Sand,

Cada uma das filhas do Oberyn (as mais velhas), são treinadas com diferentes tipos de armas, para que possam se defender sozinhas. Obara, Nymeria e Tyene (confere isso depois) querem vingança pela morte do pai e vão uma a uma pedir que Doran inicie uma guerra ao Trono de Ferro.

Doran, por sua vez, tendo Myrcella Baratheon como sua protegida decide não fazer nada. Então, sua herdeira, Arianne decide coroar Myrcella escondido (baseando-se nas leias dornesas, onde o importante é a idade e não o sexo do herdeiro) e se rebelar contra o Rei Tommen.

O plano da muito errado e acaba com Myrcella quase morta e sem uma orelha. Doran manda que prendam sua filha e sobrinhas. Depois, ele revela que estava trabalhando para a queda de Lorde Twyin desde o assassinato de Elia e seus filhos.

Diz que Arianne era prometida de Viserys Targaryen, e que ele iria apoiar sua invasão a Westeros; Mas após a precoce morte de Viserys, ele planeja agora, tentar casar Quentyn com Daenerys e dar continuidade ao seu plano. Ele também manda cada uma das Serpentes de Areia para diferentes lugares de Westeros, para ajudarem em seu plano.

2 – Sansa Stark/Alayne Stone

A trama de Sansa na série (onde ela é mandada para casar com Ramsey) é a mistura de dois plots. Nos livros, a verdadeira Sansa continua no Vale, usando o nome de Alayne Stone e fingindo ser bastarda de Mindinho.

O plano de Pyter é casar Alayne com um dos fidalgos do Vale, Harry (corrigir), que é um parente distante de Lorde Robert Arryn e seu herdeiro (Já que Lorde Jon Arryn não deixara nenhum herdeiro além do filho). Ou seja, se Robert morrer, Harry se torna Senhor do Vale.

Oferecendo um dote altíssimo para a Senhora que tem o menino como protegido, ela aceita casa-lo com uma bastarda, desde que ele goste dela. Logo, Alayne/Sansa deve conquistar Harry, e no dia do casamento, revelar-se como Sansa Stark e ter consigo o Vale de Arryn e Winterfell.

Quem casa com Ramsey na verdade é uma falsa Arya. No primeiro livro, uma amiga da Sansa, Jeyne Poole, some logo após a prisão de Ned Stark. Nós descobrimos que ela foi levada aos bordeis do Mindinho e por ter características nortenhas, é vendida aos Bolton como Arya Stark, para garantir-lhes o poder no Norte.

3 – Jovem Griff

Todos conhecem como a Rebelião do Robert acabou. Twyin Lannister invadiu a cidade e a saqueou, Rei Aerys foi morto por Jaime Lannister e a Princesa Elia de Dorne foi brutalmente assassinada com seus filhos.

Rhaenys foi morta com mais de vinte facadas e Aegon, que não passava de um bebê de colo, teve a cabeça esmagada contra a parede.

Nos livros, quando Tyrion foge de Porto Real, vai para a casa de Illirio Mopatis e este o manda em uma caravana (?) que pretende ir ao encontro de Daenerys Targaryen. Lá ele encontra um homem chamado Griff, que se diz um mercenário, e seu filho chamado de Jovem Griff.

Porém Tyrion acha muito estranho todo o tratamento que o menino recebe, sem contar as inúmeras aulas (o que era bem incomum na época). Na verdade, dizem para ele que esse bebê se trata do verdadeiro Aegon Targaryen e que vão leva-lo para casar com a Daenerys.

Varys teria trocado os bebês antes do Saque de Porto Real, e levando o verdadeiro herdeiro para Essos, a fim de treina-lo para ser rei. E seu “pai” na verdade é Jon Connington, um ex cavaleiro que era apaixonado por Rhaegar Targaryen (confere isso depois).

Existem inúmeras teorias envolvendo o Jovem Griff, uma delas é que ele seria um descendente dos Blackfyre pela parte feminina e por isso possui características valiríanas.

Além de diferenças que mudaram completamente a história nos livros, ainda exclusão de personagens podem causar diferenças maiores entre as duas mídias no futuro. Como o passado e a verdadeira personalidade de Euron Greyjoy, e suas brigas com o irmão Victarion, que não apareceu na série.

Ainda temos o núcleo da muralha, com Jon Snow como Senhor Comandante. Que foi morto por tentar deserdar para salvar “Arya Stark” que estava no poder dos Bolton, e sua relação com os selvagens é bem mais complicada também.

Não podemos esquecer de Senhora Coração de Pedra (Catelyn Stark) comandando a Irmandade Sem Bandeira e Sam na Cidadela.

No fim, mesmo que contem a mesma história, é bem mais provável que Game of Thrones e As Crônicas do Gelo e Fogo acabem de forma diferente.

 

Milena Matias

Estudante de jornalismo, 19 anos e com um amor enorme por video-games. Séries e cinema são os segundos amores da minha vida.

%d blogueiros gostam disto: