Curiosidades
312Visualizações 0comentários

ZATANNA ZATARA | A mágica mais querida do Universo DC Comics !

Poron janeiro 8, 2017
 

Zatanna Zatara é a filha do mágico John Zatara, outrora membro do Comando Invencível (Nome original: All-Star Squadron).

Acreditava-se que sua mãe havia morrido pouco tempo depois do nascimento de Zatanna, forçando John Zatara a criar sozinho a filha.

Devido à sua linhagem, ela desenvolveu os mesmos dons mágicos de seu pai. No entanto, a proeminência de seu genitor fez dela um alvo para forças sombrias. Um de seus inimigos lançou uma maldição sobre seu pai Zatara de que a menina morreria se ele a visse novamente. Então, o pai a deixou. Sem ele, Zatanna encontrou uma família na Liga da Justiça da América.

Os poderes místicos de Zatanna são limitados. Ela geralmente precisa de um conduto para tornar sua magia efetiva. Isto é necessário para seu dom de teleporte também. Ela tem, quando muito, um razoável conhecimento de combate corpo a corpo. É seu talento para manipular as probabilidades em favor da Liga da Justiça que a torna valiosíssima.

Os poderes de Zatanna só funcionam se ela falar de trás pra frente o que quer fazer (Ogof para projetar Fogo). Dessa forma, ao impossibilitá-la de falar, a heroína perde seus dons mágicos. Além disso, ela é vulnerável à encantamentos muito fortes.

 

HISTÓRIA

Super-heroína das HQs da “Liga da Justiça”, “Gavião Negro” e outros heróis da editora DC.

Surgiu em 1964, como coadjuvante das aventuras do Gavião. A nova personagem agradou e começou a aparecer em outras revistas da empresa.

Zatanna apareceu pela primeira vez em Hawkman #4, de Gardner Fox e Murphy Anderson, em novembro de 1964.

 

Zatanna era uma jovem e bela mágica que procurava seu pai desaparecido, Zatara (muito parecido com o Mandrake). Usava uma roupa de espetáculos teatrais parecida com a de seu pai. Mas, no lugar de usar calças, se apresentava com meias arrastão e sapatos de salto alto. Costuma conjurar suas mágicas através de frases ou palavras pronunciadas ao contrário, o mesmo método que era usado por seu pai.

Zatanna é filha de Giovanni “John” Zatara, um famoso mágico e Sindella, integrante da raça Homo Magi. Ela começou sua carreira como uma singela ilusionista. A partir daí, descobriu seus verdadeiros poderes mágicos e partiu em busca de seu pai desaparecido. Com ajuda de Etrigan, do Batman e do Homem de Borracha, Zatanna chegou a reencontrar o pai, mas passou pouco tempo ao lado dele antes de sua morte. A partir dali, ela seria uma constante ajudante da Liga da Justiça, antes de entrar oficialmente para a equipe.

Zatanna possui um dos trajes mais sensuais dos quadrinhos. É basicamente a roupa que ela usava para suas apresentações de truques de mágica. Como podem ver, é constituído de uma cartola, um espartilho e um maiô, além de um casaco e uma meia arrastão.

 

Em 1978 os editores “inovadores” da DC mudaram seu uniforme, dando a ela um traje colante estilo “disco”. Essa nova Zatanna, que estreiou no n° 161 da “Liga”, não agradou muito, e a antiga roupa acabou retornando.

Justice League of America Vol 1 #161. Dezembro, 1978

 

Zatanna é uma usuária extremamente poderosa de magia, sendo capaz de manipular elementos, mentes, objetos, teletransportar-se e viajar entre dimensões, manipular o tempo, o tamanho e o clima, além de poder curar aliados e projetar campos de força. Apenas falando palavras ao contrário. E isso não chega nem na metade de seu potencial místico.

 

Zatanna é decidida e esperta, sempre tentando tirar o melhor das situações. Ela busca sempre um pouco de atenção, mas não é do tipo que precisa ser chamativa para aparecer. Seu auto-controle é vital, uma vez que ela não pode deixar que emoções como raiva tomem conta completa dela.

 

Seu pai iniciou sua carreira como mágico circense aos 19 anos, dando continuidade ao legado de seu avô. Estudou ilusionismo e acabou se interessando por feitiçaria, chegando, inclusive, a ler os manuscritos de seu ancestral, Leonardo DaVinci. Devido ao estilo DaVinciano de escrever de trás para frente, John Zatara resolveu incorporar tal estilo aos seus encantos, invocando-os da mesma maneira. Ao aprofundar seus estudos na feitiçaria, chegou à conclusão de que eles seriam úteis no combate ao crime e a publicidade de suas prisões traria mais espectadores às suas apresentações. Desta forma, prendeu muitos gângsters durante a década de 30 e com o início da Segunda Guerra Mundial, chegou a integrar o Comando Invencível (Nome original: All-Star Squadron).

Justice League of America (1960) n° 193. Primeira aparição de personagens nesta edição: Comando Invencível e Flamejante

Com o término da Guerra e a dissolução do Comando Invencível, iniciou uma viagem pelo mundo, lutando contra magia negra e seres de outras dimensões até que, numa batalha na Turquia, acabou preso por uma avalanche, sendo resgatado por uma feiticeira chamada Sindella, oriunda da raça mística dos “homo magi”, uma linhagem divergente da humanidade com grande perceptibilidade para a feitiçaria.

Os dois se apaixonaram, casaram e se mudaram para a América, onde tiveram uma filha, Zatanna. Algum tempo após o nascimento de Zatanna, Sindella simulou sua própria morte em um acidente de carro e voltou para o seu povo, na Turquia, evitando assim, que Zatanna fosse capturada por membros da homo magi.

 

Zatanna cresceu e iniciou carreira como ilusionista da mesma forma que seu pai. Rapidamente ela se tornou uma super-heroína (como o pai). Nesse período, Zatanna aprimorou com maestria seus poderes e passou a figurar entre os principais ocultistas da Terra. Quando achou que já estava pronta, iniciou uma busca para resgatar seu pai. Para isso, reuniu alguns heróis da Liga da Justiça e juntos foram para a dimensão mística de Kharma, onde Zatara estava. Lá, encontraram a contraparte heróica de Allura que forçou sua parte maligna a remover a maldição.

Zatanna possui vários vilões com um certo tipo de vingança pessoal contra ela. É o caso de Allura, que tem ódio do pai de Zatanna e dela própria. Além dela, temos o Irmão Noite e Magia.

De volta, John Zatara decidiu se aposentar, deixando o legado da família para sua filha, que passou a dividir a agenda de suas apresentações com o combate ao crime, lutando ao lado da LJA por várias vezes até se tornar membro efetivo da equipe.

Zatanna já foi integrante de algumas equipes. Umas possuem um cunho mais místico, como é o caso da Liga da Justiça Sombria e os Sentinelas da Magia. Outras, como a Liga da Justiça original tem uma função mais heroica e em um sentido amplo.

 

Reboot Novos 52

Zatanna tem passado por uma fase grandiosa nos quadrinhos. Tendo saído de um título solo antes dos Novos 52, a personagem passou, após o reboot, a integrar a Liga da Justiça Sombria.

Mesmo saindo e retornando à equipe, ela se manteve em um alto patamar, se tornando a líder do grupo.

  

 

GUIA DE LEITURA

Complemento de Leitura

(Via HQ Ultimate)

 

 

Fora das HQs

Na série de TV “Smallville”, foi interpretada por Serinda Swan (episódio “Hex”, de 2009).

 

 

Zatanna já apareceu em diversas animações como personagem secundária, como em Liga da Justiça Sem Limites, “Batman, os Bravos e Destemidos”, “Justiça Jovem” e “Teen Titans Go”.

 

Além disso, possui uma série de aparições em jogos eletrônicos, como “Injustice” e “DC Universe Online”.

 

Filmes

Zatanna está confirmada para aparecer no filme em animação da Liga da Justiça Sombria e estamos aguardando a mesma confirmação para o filme em live action da mesma.

Sinopse:Um grupo de anti-heróis sobrenaturais se unem para enfrentar ameaças ocultas, ameaças sobrenaturais, ameaças que talvez Batman, Superman e companhia não conseguiriam vencer. O clã é formado por personagens como John Constantine, Zatanna, o Monstro do Pântano, Etrigan, o Demônio, e a Orquídea Negra.

Data de lançamento: 7 de fevereiro de 2017 (EUA)
Direção: Jay Oliva
Compositor: Robert J. Kral
Distribuidora: Warner Home Video

 

**Informações sites

Legião dos herois

Guia dos Quadrinhos

Adoro Cinema

Consoles e jogos brasil