Curiosidades
462Visualizações 2comentários

MUTANO | Conheça o Rapaz-Fera da DC Comics !!!

Poron Janeiro 11, 2018
 

Mutano (Beast Boy em inglês) é um personagem fictício do universo da editora DC Comics. Ele é um dos heróis dos Jovens Titãs. Mutano pode se transformar em qualquer animal, mas qualquer animal em que se transforme é verde.

Apareceu pela primeira vez na revista Patrulha do Destino #99 (1965), e é uma criação dos autores Arnold Drake e Bob Brown.

Patrulha do Destino #99

 

Para o público geral, o Mutano ganhou fama com a animação dos Jovens Titãs, de 2003, pela Cartoon Network. Na animação, não exploram muito do seu passado até a última temporada, ainda que o uniforme do personagem seja bem parecido com o que ele usava quando era membro da Patrulha do Destino.

 

Atualmente, o Mutano vive o seu maior momento de popularidade, muito graças aos desenhos animados “Jovens Titãs em Ação” e “Justiça Jovem”. O seu senso de humor e inocência tem atraído cada vez mais fãs de quadrinhos que desejam saber detalhes sobre a história por trás deste personagem.

 

Origem

Garfield Logan, o Mutano (ou Beast Boy) tem uma origem super-heróica bem simples, ainda que tenha algumas divergências ao decorrer de suas histórias.

Os pais do Mutano se chamavam Mark e Marie Logan, e quando o pequeno Garfield (nome civil do Mutano) tinha apenas 2 anos de idade, eles decidiram se mudar para um pequeno país da África. Mark e Marie eram dois famosos biólogos e foram para o continente africano com o objetivo de conduzir uma pesquisa sobre códigos genéticos.

 

O jovem Garfield acompanhou seus pais geneticistas em uma expedição à África, pois os Logan eram pesquisadores de uma rara raça primata de coloração verde e esperavam encontrar os segredos desta raça à resistência às doenças.

Durante a viagem Garfield foi infectado por uma perigosa doença tropical rara chamada Sakutia, que muitos consideravam incurável. O seu pai curou Garfield com uma droga experimental, um tipo de soro extraído de um macaco verde. Ele utilizou uma máquina que ainda estava em fase de testes, e que servia para separar os códigos genéticos de humanos e animais. Apesar de ter sido curado, o soro gerou um efeito diferente na criança,  deixando o menino com cabelo e pele verde, além de lhe conceder o poder de mutação animal.

 

Anos depois a sua mãe, Marie Logan, esteve prestes a ser atacada por uma perigosa cobra, Garfield notou o perigo e se apressou para salvá-la. No momento do salvamento Garfield se transformou numa Suricata, sendo esta a primeira manifestação dos seus novos poderes.

Infelizmente, os pais do Mutano acabaram por morrer num acidente de barco, e Garfield passou a ser criado pelo Rei Tawaba, o líder de uma tribo africana e um grande amigo da família Logan. Contudo, Mobu, o feiticeiro da tribo, odiava os Logans e contratou dois assassinos americanos para matar o jovem Garfield.

Mobu acabou por morrer e os dois mercenários decidiram raptar Garfield, viajando para a América com o objetivo de utilizar os poderes do jovem em alguns assaltos.

 

 

Sua história

Sua primeira aparição foi na revista da “Patrulha do Destino”, em 1965, quando foi salvo pelo grupo da Patrulha do destino (um grupo de heróis, constituído por personagens que têm poderes e habilidades bem fora do comum).

Tempos depois, Gar tornou-se mascote da Patrulha do Destino, ele foi introduzido no grupo, ganhando o codinome Beast Boy “Rapaz-Fera”. Uma das integrantes do grupo, Rita Farr (Mulher-Elástica), junto com seu marido Steve Dayton (Mento), adotou Garfield como filho, propiciando ao jovem uma família novamente.

Neste grupo, Garfield encontrou, também amigos, como Cliff Steele, o Homem-Robô. Todavia, após eventos trágicos, toda a Patrulha do Destino, aparentemente, foi exterminada, exceto Garfield e Steve Dayton.

Após deixar a extinta Patrulha do Destino, sentindo-se perdido, Gar mudou-se para Hollywood na esperança de seguir a carreira de ator. Gar passa uma época trabalhando como ator, usando sua pele verde para conseguir papéis em filmes de ficção científica, não conseguindo obter sucesso até que se junta ao time dos Titãs do Oeste, onde recebeu o nome Mutano. Depois que o time se dissolveu e de alguns problemas com os Jovens Titãs, ele tentou recriar os Titãs do Oeste, mas a tentativa falhou.

Depois dos Titãs do Oeste, ele foi inserido nos Novos Jovens Titãs, reunidos pela Ravena. Nessa época, ele ganhou uma revista contando sua origem, já com o nome Mutano. Foi ali que começou sua grande amizade com o Ciborgue e onde conheceu a Terra, que renderia muito drama para o personagem no futuro.

 

Um dos pontos altos das histórias do Mutano é seu relacionamento com o Ciborgue. Os dois tornaram-se amigos quando o herói entrou para os Novos Jovens Titãs e a parceria se estendeu por muito tempo, até o Ciborgue tornar-se membro da Liga da Justiça. Ainda assim, Gar e Victor continuaram sua amizade, inclusive com o Mutano salvando a vida do Ciborgue, causando a batalha entre Titãs e a Liga, em “The Technis Imperative”. Em uma das últimas histórias antes dos Novos 52, seguindo um conselho do Ciborgue, o Mutano torna-se líder dos Jovens Titãs, em um ataque do vilão Holocausto.

 

 

Já seu relacionamento com a Ravena é mais complicado. Foi a Ravena quem recrutou o Mutano para os Jovens Titãs e, até as reviravoltas dos novos 52, eles tiveram um relacionamento conturbado, de idas e vindas, até que acabam realmente como um casal. Além da Ravena, Gar teve alguns relacionamentos durante a história, o mais conturbado deles foi com a Terra.

 

Talvez a história mais marcante do Mutano com os Jovens Titãs seja seu relacionamento com a personagem Terra, Tara Makov, uma mercenária com habilidades de manipulação da terra, ao qual se apaixona. Porém, algum tempo depois, é revelado que ela era uma espiã infiltrada no grupo pelo Exterminador.

 

Terra acaba morta, depois de um surto, tentando matar os Titãs, derrubando todo o complexo da H.I.V.E. sobre si e os heróis. Na história “A Noite Mais Densa”, quando os anéis dos Lanternas Negros ressuscitam vários heróis e vilões mortos, o Mutano acaba reencontrando a personagem. Ainda, essa história rendeu uma caça de Gar por Slade Wilson, uma de sua histórias mais sérias. A trama da personagem e seu relacionamento com o Mutano foram explorados nas animações, de forma mais leve.

Com o reboot dos Novos 52, o Mutano ganhou uma nova versão. Agora com a pele e os cabelos vermelhos, ele fez parte do grupo Os Devastadores. Seu relacionamento com a Terra é novamente desenvolvido aqui.

 

 

Ainda nos Novos 52, o Mutano volta participar dos Jovens Titãs, na batalha contra o Trigon em Nova York, em partes sendo controlado pela Ravena. No final, ele deixa o grupo, mesmo que seu relacionamento com os Titãs seja retomado na história seguinte, “Forever Evil”.

 

DC Rebirth, supostamente, irá mudar completamente o universo DC, e quase todos os personagens ganharão novos visuais. Além disso, foi anunciado que os jovens heróis da DC serão divididos em duas equipes.

Os heróis mais novos farão parte dos Jovens Titãs, enquanto os mais velhos sairão da equipe e formarão os Titãs. Com arte e novos designs de Jonboy Meyers, podemos conferir os uniformes novos do Mutano, Robin (Damien Wayne), Estelar, Kid Flash (Wally West) e Ravena.

Nas imagens temos, em destaque, os novos uniformes, ao lado esquerdo as roupas civis dos heróis e à direita, uma comparação com o antigo visual dos heróis, nos Novos 52.

Confira os novos uniformes e não deixe de comentar o que achou deles!

 

O Mutano, como qualquer outro personagem da DC, já ganhou várias versões, entre elas, vislumbres do futuro do herói em histórias de realidades possíveis. O que fica certo, baseando-se nas semelhanças entre elas, é que Gar consegue evoluir ainda mais seus poderes de mutação, como em Titãs do Amanhã, usando o codinome de Homem-Animal, onde consegue se multiplicar, usando os poderes de ameba, para usar mais de um poder animal por vez. Já em Reino do Amanhã, ele utiliza o nome de Menagerie e só se transforma em criaturas míticas. Em Titãs do Amanhã, o herói também atingiu a mutação de animais míticos.

 

Quando ele foi forçado a colocar o capacete de Mento, sofreu uma descarga de energia psíquica e isso alterou sua mente, despertando tendências sádicas e psicóticas. Seus poderes foram alterados, Mutano passou a ser capaz de assumir apenas formas monstruosas, assumir as formas animais tornou-se doloroso. Isso aconteceu no Superpowers em que ocorre o casamento de Asa Noturna e Estelar.

 

Poderes e habilidades

Apesar de tudo, o Mutano não tem uma longa lista de poderes, na realidade ele apenas tem um único super-poder. Este personagem consegue se transformar, em poucos segundos, em qualquer tipo de animal, adquirindo de imediato todas as suas características.

Seus poderes originaram-se a partir de um erro no processo de cura, seja da doença Sakutia ou da mordida do macaco verde. Suas habilidades permitem que o herói se transforme em qualquer forma animal que ele conheça, seja ao vivo ou por imagens. Já foi mostrado que o Mutano pode se transformar em animais extintos, como o Tiranosauro Rex, animais de outros planetas, híbridos, ainda que não consiga controlar completamente essa forma e até figuras mitológicas, mostrado em sagas como Reino do Amanhã e Titãs do Amanhã.

 

Em uma das histórias, ele inclusive se transformou em um demônio, depois que a Ravena implantou uma das sementes de seu pai no herói. No estado mutação, Garfield possui todas as habilidades daquele ser, além de uma empatia com todos os animais.

Ele já se transformou em uma célula quando entrou no corpo de Ciborgue (por ele ter pego um vírus), pode se transformar em qualquer animal, atual ou extinto, e mantém sua capacidade de falar e pensar.Na forma animal, ele detém todas as capacidades físicas do animal incorporado, como voar quando águia, picada venenosa quando cobra e força quando gorila. Ele também pode alterar sua massa corporal, transformando-se em grandes (dinossauro, elefante, baleia) ou pequenos animais (aranha, abelha, etc). Digno de nota é que ele pode fazer severas alterações em sua estrutura corporal também, ficando sem membros quando na forma de uma cobra ou sem ossos quando tornado numa água viva.E também pode se multiplicar quando transformado em célula.

Em certas ocasiões ele pode se tornar animais mitológicos ( Dragão, pégaso, unicórnio, fênix, etc. ) e até mesmo animais imaginários. Mutano também pode virar animais de outros planetas.

DC Comics Ultimate Character Guide

 

Outras Mídias

Mutano ficou conhecido na série de desenho animado Teen Titans e na sua sequência Teen Titans Go!, sendo um dos cinco personagens principais interagindo com Robin, Ciborgue, Ravena e Estelar. Dublado por Greg Cipes nos EUA e Charles Emmanuel no Brasil.

 

Sua abordagem na equipe era mais como um alívio cômico, mesmo com seus poderes praticamente ilimitados e seu passado catastrófico, o que gerou várias batalhas internas no personagem com complexo de inferioridade e sua dificuldade de ser levado a sério.

Ainda, mantiveram sua personalidade animada, ainda mais cômica, também abrindo espaço para os conflitos internos do personagem sobre sua posição como super-herói e seriedade. Também incluem seu romance com a Terra, seu relacionamento com o Ciborgue e os Titãs do Oeste, além de indícios sutis de seu romance com a Ravena.

 

Mutano aparece na 2ª temporada da animação “Justiça Jovem“. Na série animada, sua origem foi alterada. Garfield Logan era um garoto que morava na fronteira de Qurac e Byália, países em guerra, com sua mãe. Devido a um ataque byaliano, Garfield precisou receber uma transfusão de sangue de Miss Marte. Alguns anos depois, outro ataque matou sua mãe, assim Gar foi morar no Monte da Justiça com Miss Marte (que acabou sendo sua irmã adotiva) e o resto da Justiça Jovem, assim Gar descobriu seus poderes, os quais o permitem que se transforme em qualquer animal que quiser, baseado na transmutação marciana do sangue de M’gann Morzz. É dublado por Logan Grove nos EUA e Charles Emmanuel no Brasil.

 

Mutano aparece nos filmes animados “Justice League vs. Teen Titans” e “Teen Titans: The Judas Contract” sendo dublado por Brandon Soo Hoo nos EUA e Charles Emmanuel no Brasil.

 

 

Anunciado recentemente, Mutano aparecerá no filme animado nos cinemas “TEEN TITANS GO! TO THE MOVIES”

 

Ryan Potter, que faz a voz de Hiro Hamada, protagonista do filme Big Hero 6, será o Mutano na série da DC Comics Titãs. A produção terá foco nos personagens do grupo de heróis Jovens Titãs e deve estrear em 2018 no serviço de streaming do selo.

O ator vai interpretar Garfield “Gar” Logan, um garoto, filho de geneticistas, que foi contaminado por uma doença letal durante uma viagem à Africa. Embora tenha sobrevivido a infecção graças a um remédio experimental, o cabelo e a pele do personagem ficaram verdes e ele ganhou a habilidade de se transformar em qualquer animal que deseja.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

**Informações sites

Wikipedia

Aficionados

Legião dos heróis

Amino apps

Torre Titan

IGN

Comics Piece