Curiosidades
280Visualizações 0comentários

BESOURO AZUL | Conheça os personagens que já usaram o manto do herói

Poron Janeiro 27, 2018
 

Besouro Azul (Blue Beetle) é um personagem de quadrinhos norte-americanos publicados pela DC Comics. O primeiro Besouro Azul foi criado em 1939 pela Fox Feature Syndicate.

Os direitos e o nome do personagem foram vendidos para a Charlton Comics, que logo lançou sua própria versão. Juntamente com os demais “Heróis de Ação” da Charlton, seus direitos seriam comprados posteriormente pela DC Comics.

 

Versão da Fox Comics

Era o alter-ego de Dan Garret, filho de um policial que fora assassinado. Começou a ser publicado em Mystery Men Comics número #1 de 1939. Seus poderes adivinham de uma vitamina, e ele usava um uniforme à prova de balas.

Mystery Men Comics #1

 

Dan Garret foi o primeiro Besouro Azul, mas, antes disso, antes de sua ida para a Charlton Comics, ele era um outro tipo de herói, que havia ganho seus poderes usando a vitamina 2X.

 

Seu uniforme se assemelha ao do Fantasma de Lee Falk.

 

Versão da Charlton

Publicado a partir de 1954, a Charlton Comics adquire os direitos de publicação do Besouro Azul original, inicialmente reimprime suas primeiras aventuras.

Enquanto investigava a recém descoberta tumba do lendário faraó maligno Quéfren, o Dr. Dan Garrett, arqueólogo, descobriu um escaravelho azul no topo do sarcófago dourado do faraó. Ao tocar a gema do escaravelho, ele repentinamente se encontrou na presença do que parecia ser a representação humana do antigo deus egípcio Khepri. O deus disse a Garrett que ele era um homem de coragem e honra, e que havia sido escolhido para se tornar o campeão da humanidade. Daquele momento em diante, quando Garrett segurasse o objeto sagrado e pronunciasse as palavras místicas “Khaji Da”, se transformaria no Besouro Azul.

Este Besouro Azul possuía incrível força, capacidade de vôo, visão de raios-x e a habilidade de atirar raios energéticos. Sua armadura era feita de uma cota de malha especial.

Mais tarde, o manto seria passado a Ted Kord, porém sem os super-poderes mas com uma nave em forma de besouro que se tornou sua marca registrada. Publicado a partir de 1966 (durante a chamada Era de Prata da banda desenhada).

O novo Besouro teve histórias produzidas por Steve Ditko (co-criador do Homem-Aranha) e Gary Friedrich.

Blue Beetle (Charlton) Vol.04 #5

 

Na Charlton Comics, o personagem foi remodelado, agora sendo um arqueólogo que, em uma de suas escavações, encontrou o Escaravelho do Besouro Azul e começou usar os seus poderes para lutar contra o crime. A primeira aparição do herói foi em Mystery Men Comics #1, da Fox, de 1939, criado por Will Eisner e Charles Nicholas.

 

Kord é ligado ao primeiro Besouro Azul, quando Dan Garret tornou-se seu mentor. Em sua primeira aventura, ainda apenas como Ted Kord, seu tio estava tentando tomar o controle do mundo, então, para derrota-lo, Kord pediu a ajuda de Garret. Durante a aventura, Dan foi ferido fatalmente e pediu para Ted carregar o legado do Besouro Azul, passando o Escaravelho para ele.

 

Versão da DC

Quando a DC adquiriu os direitos do personagem, manteve as principais características de sua última encarnação, o inventor e cientista Ted Kord. Começou a ser publicado depois da série Crise Nas Infinitas Terras, de 1985.

O segundo e mais famoso Besouro Azul, também o homem mais inteligente no universo DC, Ted Kord. Ele já foi dono da Kord Enterprises e, claro, multimilionário. Um ponto interessante é que Kord não conseguiu ativar os poderes do Escaravelho, então usava artes marciais e ciência no lugar do artefato.
O personagem também ficou famoso por sua parceria com seu amigo, o Gladiador Dourado. Ele já foi um membro da Liga da Justiça Internacional, das Aves de Rapina e dos Superamigos. Kord é uma criação de Steve Ditko e apareceu pela primeira vez em Captain Atom #83, em 1966.

 

É dito que Ted Kord era o homem mais inteligente do mundo. Em uma fala, Guy Gardner declara que Kord era mais inteligente que o próprio Batman, mas ninguém notava isso por conta da boca que não parava de falar do herói.

 

Durante os eventos ocorridos em Crise Infinita, um jovem chamado Jaime Reyes achou o escaravelho que dá poderes do besouro a quem o possuir e se tornou o novo Besouro Azul.

Blue Beetle Vol.01 #18

 

Ted Kord

Theodore Stephen (ou Edward) “Ted” Kord é a segunda versão do Besouro Azul, um super-herói originalmente publicado pela Charlton Comics e depois pela DC Comics. Esta versão do personagem foi criada por Steve Ditko e fez sua estreia em Captain Atom #83 (Novembro de 1966).

Captain Atom (Charlton) Vol.01 #83

 

Jovem Superdotado

Ted Kord, ainda adolescente, invadiu os computadores do Pentágono, conforme ele mesmo relata na edição especial Contagem Regressiva para a Crise Infinita. Os militares invadiram sua residência pouco depois desse episódio, para averiguar.

Ted começou a trabalhar cedo na empresa de seu pai, onde desenvolvia tecnologia. Ele desenvolveu o primeiro sistema de segurança para a primeiro QG da formação inicial da Liga da Justiça, conforme visto em Liga da Justiça – Ano Um.

 

Virando Herói

Ted foi aluno do professor universitário Dan Garret, o Besouro Azul original. Dan lhe deu sua identidade e o amuleto que lhe dava poderes, o Escaravelho. Ted nunca conseguiu fazer uso da peça, embora ela tenha salvado sua vida durante a Crise nas Infinitas Terras. Se tornando um membro da Liga da Justiça Internacional, Ted demonstrou ser um herói bem cômico e mulherengo, mas muito brilhante para o seu padrão.

 

Parcerias Heroicas

O Besouro trabalhou lado-a-lado com:

Questão I (Vic Sage): Por breve período, em histórias anteriores à Crise nas Infinitas Terras. O Questão, inclusive, surgiu na revista original do Besouro. Essa parceria serviu de inspiração para a amizade entre os personagens Coruja e Rorschach em Watchmen.

Gladiador Dourado: A dupla era a responsável por boa parte dos momentos engraçados da série Liga da Justiça Internacional, pregando trotes, fazendo piadas ou se metendo em confusões.

 

 

Morte

O Besouro Azul, investigando crimes contra sua empresa, descobriu pistas que apontavam uma conspiração. Acabou investigando sozinho, pois nenhum dos outros heróis o levou a sério – Exceto pelo Gladiador Dourado, que sofreu um ataque e foi hospitalizado.

Suas investigações o levam até uma fortaleza na Suíça, que ele facilmente invadiu. Descobriu que ela pertencia ao Xeque-Mate, que estava vigiando todas as agências de inteligências e combate no mundo. A organização também conhecia as identidades secretas de inúmeros meta-humanos, até mesmo a do Superman, e também os estava vigiando.

O Besouro foi pego pelo chefe da organização, Maxwell Lord, que já controlara a Liga da Justiça Internacional anos antes. Max pretendia escravizar ou exterminar todos os meta-humanos do mundo, usando o Projeto OMAC. Ele ofereceu a Ted a chance de se juntar a ele, mas este recusou-se a colaborar. Lord, então, impiedosamente atirou na cabeça do Besouro, matando-o.

Ted foi assassinado na edição especial Contagem Regressiva para a Crise Infinita.

Então, Ted Kord encontrou seu fim nas mãos de Maxwell Lord. Em uma investigação para descobrir a identidade de um vilão misterioso, Kord foi levado a um esconderijo onde estavam fichas com todas as identidades, habilidades e fraquezas de todos os heróis da Terra.

 

Enfim ele descobriu que o grande vilão era Maxwell Lord, com quem já havia trabalhado e sido amigo, que planejava matar todos os metahumanos do planeta. A cena, enfim, se encaminha para a morte do Besouro Azul.

 

Após a morte

Uma versão do passado de Ted foi recrutada pelo Gladiador Dourado para trabalhar com outras em um dos casos de correção temporal dele.

 

Ressurgimento

Ted Kord morreu em uma saga de antes da DC ser rebootada, sua morte foi sentida por todos, porem durante os novos 52 seu personagem retornou.

Ted Kord durante a saga Mal eterno (Pós novos 52)

Ele foi originalmente o segundo vigilante a usar o manto do Besouro Azul, sendo o mais popular dos que usaram esse nome entre os fãs de quadrinhos.

Durante a saga Mal Eterno, Ted Kord e seu pai aparecem conversando com Lex Luthor, ao que parece Ted Kord era fã do vilão, porem o helicóptero onde estão é atacado e o personagem aparentemente morre.

O personagem voltou a ser mencionado em outras revistas como sendo um incrível cientista, tendo assumido as industrias após a morte de seu pai, aparentemente Lex Luthor comprou a empresa devido a uma invenção dele, mas deixou Ted Kord como o presidente e administrando tudo.

Em Rebirth Ted Kord retorna como um herói aposentado, servindo de mentor para seu sucessor, do atual Besouro Azul – Jaime Reyes – dizendo que não quer atuar mais como herói, mas quando o Senhor Destino aparece explicando que o simbionte que vive em seu sucessor é na verdade místico e não alienígena ele volta a ajudar mais diretamente.

Ted atuando como mentor encontra com o Senhor Destino

 

O Senhor Destino surge dizendo que o escaravelho é uma ameaça mística, muitos leitores ficaram surpresos com essa aparição do personagem, já que ele depois dos novos 52 apenas existia na Terra -2, ao que parece Ted Kord foi um vigilante durante 10 anos e algo deu muito errado (porem não explica direito na sua revista), por algum motivo na edição 8 o Besouro Azul III vai perder seu escaravelho mágico e começara a usar a tecnologia criada por Ted Kord.

 

 

Jaime Reyes

Jaime Reyes é um personagem fictício , um super-herói que aparecem nos quadrinhos americanos publicados pela DC Comics. Criado por Keith Giffen , John Rogers  e Cully Hamner , o personagem fez sua primeira aparição em Crise Infinita # 3 (dezembro 2005)

Crise Infinita #3 (2005/2006)

Jaime Reyes é o terceiro personagem a assumir o manto de Besouro Azul, mas ele é substancialmente diferente dos seus antecessores. Introduzido em 1939, o Besouro Azul original , Dan Garret, foi um policial publicado pela Fox Comics que lutou crime com superpoderes adquiridos pela ingestão de vitamina 2X. Uma versão melhorada deste personagem, o arqueólogo Dan Garrett, introduzido em 1964 pela Charlton Comics chamou habilidades místicas de um antigo escaravelho egípcio. Publicado pela Charlton Comics e depois pela DC, Ted Kord foi aluno de Garrett, que continuou seu legado de combate ao crime fantasiado, embora ele não tinha superpoderes. A introdução de Jaime Reyes em 2006 retconizou e expandiu o mito do Besouro Azul. Revelado para ser estrangeiro na origem, o escaravelho liga-se com Reyes e fornece-lhe uma armadura extraterrestre pouco depois da morte de Kord. Embora apenas um adolescente, Reyes rapidamente forma uma relação de trabalho com o ex-companheiro de equipe e melhor amigo de Kord, o Gladiador Dourado e integrou os Novos Titãs.

Blue Beetle Vol.09 #1

 

O Escaravelho

Existe um peça de tecnologia alienígena, chamada Escaravelho. Ela é super poderosa e quando se une a um corpo humano confere poderes extraordinários ao seu portador. A raça extraterrestre Reach enviou este aparelho para vários planetas para tentar obter informações privilegiadas sobre esses locais.

fonte dos poderes do Besouro é o Escaravelho do Besouro Azul, um artefato encontrado pelo primeiro herói em suas escavações no Egito, de procedência alien.

Na verdade, o Escaravelho vem da raça Reach, uma civilização alien conquistadora muito antiga, que já lutou contra a Tropa dos Lanternas Verdes várias vezes, inclusive, já venceram os heróis. O Escaravelho é uma espécie de “Cavalo de Tróia” para uma conquista velada da raça, depois de um acordo com os Lanternas de parar de invadir planetas.

O Escaravelho contem alta-tecnologia e informações sobre os Reach e deve se fundir a um membro do raça dominante do planeta quando a sociedade tiver alcançado um certo nível de desenvolvimento. Na Terra, o objeto foi plantado no Egito e já foi usado por um Faraó, sendo enterrado com ele.

Após a morte de Ted Kord (segundo Besouro Azul), o Escaravelho não pertencia a ninguém. Até que um garoto chamado Jaime Reyes, que vivia no Texas, encontra este incrível artefato. Mas o Escaravelho se fixou ao corpo de Jaime, arranjando assim um novo portador.

A relação entre o Escaravelho e Jaime era excelente, e muito mais próxima daquela que o artefato tinha com Dan Garret (primeiro Besouro Azul). O Escaravelho permite que o corpo de Jaime fique protegido por uma espécie de armadura mecânica que lhe dá uma enorme variedade de poderes e habilidades.

Batman acabou conseguindo encontrar o Besouro Azul, pois ele era o único que conseguiria destruir o Irmão Olho (a arma mais poderosa do projeto OMAC). Depois de ter destruído o Irmão Olho, o Besouro Azul acabou ficando preso entre várias dimensões paralelas durante um ano.

Esta poderosa arma inteligente é super pacífica e não reage violentamente contra nenhum tipo de seres vivos, a não ser que seja ameaçada. Mas os Lanternas Verdes não se relacionam bem com o Escaravelho, adotando uma posição de ataque sempre que o enfrentam, obrigado este a defender-se.

A Expansão (Reach) possuí um exército de Escaravelhos com os mesmos poderes que o Jaime. Eles usaram esse exército pra atacar a Tropa dos Lanternas Azuis, conquistando e destruindo o planeta base deles. A Expansão tentou controlar o Jaime, mas ao contrário dos outros Escaravelhos, nunca tiveram sucesso. Eles enfrentaram os Lanternas Azuis em “Lanterna Verde Os Novos Guardiões – Novos 52”.

Podemos ver um pouco sobre a Expansão na Segunda Temporada da serie animada “Justiça Jovem

 

Jaime, o Besouro Azul mais poderoso!

O Escaravelho concede ao seu portador poderes incríveis e Jaime soube aproveitar o potencial desta arma alienígena da melhor forma possível. Graças ao relacionamento excelente entre os dois, Jaime é considerado o Besouro Azul mais poderoso de todos. Além da sua super armadura a lista de poderes contempla habilidades como:

  • Telepatia: Jaime e o Escaravelho conseguem se comunicar telepaticamente;
  • Superforça: Consegue levantar mais de três toneladas com as próprias mãos;
  • Superagilidade:
  • Voar: Através de duas asas que saem da sua armadura ele consegue voar;
  • Canhões de energia: Dispara raios de energia através de dois canhões que também estão incorporados no uniforme;
  • Superinteligência: Consegue traduzir e falar qualquer tipo de dialeto;
  • Fator de regeneração: É capaz de curar a si mesmo

Outras Mídias

O personagem aparece em Smallville, interpretado por Jaren Brandt Bartlett.

Também em Batman: The Brave and the Bold dublado por Will Friedle.

Aparece na segunda temporada de Justiça Jovem dublado por Eric Lopez

Tem participações na seria animada Justice League Action dublado por Jake T. Austin que também o dubla na animação Liga da Justiça vs. Jovens Titãs.

Besouro Azul também faz parte do segundo jogo da saga Injustice, intitulado de “Injustice 2 – Cada Batalha Define Você”.

 

 

 

 

 

 

 

 

**Informações sites

Wikipedia

HQ fan

Legião dos heróis

Anerdida

Aficionados