Batman vs Superman Parte VII – O veredito é: essa luta tem uma vitória fácil e lógica

6

Se o paciente leitor chegou até aqui, passando pelos capítulos anteriores, então ele mesmo já deve ter concluído que o único resultado aceitável na narração de um confronto entre o Homem-de-Aço e o Homem-Morcego é uma vitória rápida e fácil do kryptoniano.

BatmanVsSuperman14 - LJAVimos na Parte I (clique aqui para ler) como e porque Frank Miller fez Bruce Wayne “vencer” Kal-El na épica batalha de O Cavaleiro das Trevas, criando assim uma imagem distorcida – para maior – do Batman e levando muita gente a crer que ele venceria realmente esse eventual confronto. Vimos como Miller enganou seus leitores omitindo capacidades e poderes do Homem-de-Aço, para que ele perdesse uma luta que nem deveria ter começo.

Na Parte II (clique aqui para ler) deste artigo, vimos como e porque Grant Morrison recriou a Liga da Justiça ancorando suas histórias no Batman, ajudando a perpetuar a imagem distorcida que Frank Miller havia popularizado. Também vimos como isso influenciou a série animada da Liga e os posteriores longa-metragens da equipe e dos seus integrantes, o que praticamente sedimentou essa imagem errônea nas atuais gerações de fãs de HQs.

A Parte III (clique aqui para ler) do texto nos esclareceu os motivos da DC Comics – editora detentora de ambos os personagens – precisar sempre e cada vez mais diminuir as capacidades dos Superman e aumentar as do Batman, por motivos editoriais e mercadológicos, já que trata-se de uma empresa cujo objetivo, “infelizmente”, é vender mais revistas e filmes, obtendo lucro.

BatmanVsSuperman14 - DCComicsDepois, na Parte IV (clique aqui para ler) descobrimos os motivos reais (e não os propalados) que fazem com que a maioria das pessoas goste mais e torça pelo Batman, ao invés do Superman, a despeito das desculpas que geralmente utilizam para justificar isso. O herói mais popular, mais aceito e de maior vendagem, portanto, recebe as maiores benesses editoriais da DC Comics, é evidente.

Veio então a Parte V (clique aqui para ler), onde passamos um Raio-X na famosa luta entre o Superman e o Batman na história O Cavaleiro das Trevas, que, no fim das contas, serve até hoje de base e argumento para os batfans justificarem porque acreditam na possibilidade do Morcego vencer o kryptoniano em um confronto… e mostramos como a narrativa de Frank Miller é total e absurdamente inverossímil. Vemos inclusive dois exemplos de tentativas do Morcego acertar o Superman com um soco… e o quão ridículo isso acaba parecendo.

BatmanVsSuperman14 - HiketeiaNa Parte VI (clique aqui para ler) do artigo mostramos exemplos de retratação plausível do Superman em batalha, em histórias da própria DC Comics, para não deixar dúvidas de que a luta entre os dois titãs, escrita por Miller, foi uma bela patacoada, para infelicidade dos “batmaníacos”, que viram nesse capítulo retratações mais corretas de como seria o desempenho mais real de Kal-El em uma luta, e de como seria fácil para ele vencer o Homem-Morcego.

O estudo mostra de forma fundamentada, portanto, que não é possível crer em uma vitória de Bruce Wayne em uma luta contra o kryptoniano, pelo menos não nos moldes retratados por Frank Miller.

Ainda assim sabemos que muitos batfans ainda continuarão ignorando os fatos e propalando as possibilidades do Batman diante do Homem-de-Aço. Porém, para cada argumento levantado em favor do Cruzado Encapuzado sempre haverá a réplica – plausível – em favor do Superman, que sempre a superará.

BatmanVsSuperman14 - BatmanPerdeAs duas argumentações mais previsíveis já estão inclusive respondidas:

  1. a) Batman planejaria a batalha e venceria por ser mais inteligente, mesmo que de forma diferente da mostrada por Frank Miller. O cérebro vence a força física.

A análise racional de O Cavaleiro das Trevas mostra a inveracidade dessa premissa. Os poderes de Kal-El suplantam de longe qualquer planejamento tático que Bruce Wayne pode engendrar. Kal pode escutar os batmentos cardíacos de Bruce à distância, sabendo onde está, bem como se está calmo ou afobado; pode enxergá-lo a quilômetros de distância e aproximar-se sem dar tempo do Morcego sequer piscar, podendo levá-lo para outro campo de batalha (longe de seu terreno previamente preparado) ou simplesmente nocauteando-o e pondo fim a algo que nem começou. E, ao contrário do que o conceito popular prediz, a inteligência dos kryptonianos é bastante alta.

  1. b) Superman não venceria, mesmo podendo, porque tem limites éticos e morais que jamais ultrapassa, de modo que daria ao Batman a chance da vitória, já que o mesmo não é tão “certinho” como o Azulão.

Outra premissa batida e facilmente contestável. Para vencer Batman em uma luta, o Superman não precisa matá-lo, mas sim derrubá-lo ou capturá-lo. Kal-El tem, no fim das contas, tirando sua falta de disposição para enfrentar o sistema vigente, limites morais e éticos bem parecidos com os de Bruce Wayne, que “apenas” usa de métodos um pouco mais duros para atingir seus objetivos. Ainda assim, as recentes mudanças perpetradas pela DC no Homem-de-Aço (como no filme de 2014) mostram que mesmo atitudes mais drásticas não devem ser consideradas impraticáveis pelo Super. A retratação atual do personagem nos Novos 52 mostra, inclusive, um Superman bem menos “certinho”.

Assim, com mais estas análises, chegamos ao final do nosso estudo, portanto, onde o veredicto lógico e esperado é o de que Superman vence facilmente uma luta contra o Batman.

BatmanVsSuperman14 - SupermanSupervelozNas vezes em que um resultado diferente ocorreu nas HQs ou outras mídias, os roteiristas simplesmente erraram ao ignorar o alcance dos poderes do personagem ou retrataram Kal-El como alguém que não sabe usá-los em batalha de forma minimamente crível, ou o fizeram de forma deliberada, por diversos motivos (alguns apontados neste artigo).

Mas levando-se em conta uma análise das capacidades reais dos personagens, fica difícil de acreditar – e embasar essa crença em argumentos palpáveis – que o Superman conseguiria a proeza de ser derrotado pelo Batman em um confronto entre os dois. Por mais fã que a pessoa seja de Bruce Wayne e por mais que ela queira que o Homem-Morcego vença.

Ou você, leitor, mesmo diante de tudo o que foi apresentado aqui, ainda assim acha que sim, o Batman venceria o Superman em uma luta? E o mais importante: porque você ainda acha isso possível? Comente!

BatmanVsSuperman14 - SupermanGanha


Este artigo foi publicado originalmente no Maxiverso.


Confira nos links abaixo os demais capítulos deste estudo:

Parte I – Frank Miller subverte o Batman e muda seu status
Parte II – Liga da Justiça de Grant Morrison perpetua a distorção
Parte III – A DC diminui o Superman e aumenta o Batman
Parte IV – Por que a maioria gosta mais do Homem-Morcego
Parte V – Analisando a famosa batalha usada como modelo
Parte VI – Exemplos de lutas contra um Homem-de-Aço verossímil
Parte VII – O veredito é: essa luta tem uma vitória fácil e lógica (lendo este)

6 Comments
  1. Marcus Augusto says

    A essência de Batman é preparo. A luta não aconteceria apenas no mano a mano onde o Morcego seria facilmente derrotado. Sua estratégia envolveria enfraquecer previamente o adversário usando qualquer meio necessário, inclusive magia (se estamos em um mundo verossímil, onde o Superman existe, magia deve ser admissível). Não apenas a escolha do terreno, ele definiria a forma como o combate aconteceria e derrotaria o Superman. Talvez o exemplo de Dark Knight seja pouco verossímil, mas se considerarmos a magia e o preparo, a balança fica desequilibrada a favor do Cavaleiro das Trevas. Batman é um estrategista nato, Superman basicamente confia em seus poderes e mais de uma vez se viu privado deles e enfrentou enormes dificuldades em lidar com isso. Outra estratégia verossímil em um mundo onde um alienígena superpoderoso existe, mas não existe magia, seria usar um tubo de explosão e teleportar o campo de batalha para um planeta com Sol vermelho. Equiparado a um humano normal, Kal-El seria facilmente derrotado, vide Ali versus Superman.

    1. Matheus Bortoletto says

      O maior problema do Batman é esse endeusamento. Os mesmos fãs que o adoram por ser vulnerável, humano e ter falhas, são os mesmos que falam que ele venceria qualquer um, desde que tenha um preparo mirabolante. Isso vai contra o que torna o Batman interessante. Vamos falar de luta justa?? Se o Superman usar todos seus poderes de forma inteligente e, principalmente, também estiver preparado pra luta, Batman não tem 0,01% de chances. Nessas duas hipóteses que você disse, já é uma condição injusta quando você assume que o Superman vai confiar apenas nos seus poderes. São hipóteses que levariam anos pro Batman (por mais inteligente que seja) desenvolver sozinho. Enquanto isso, Kal-El vai ficar parado, esperando?? Bem conveniente. Parece aqueles hipóteses exageradas no Nerdologia. E outra, se assumirmos que o Super conhece o Batman e sabe do que ele é capaz pra vencer, não vai vacilar por um segundo. Na primeira chance, derrotaria facilmente o Batman em menos de 1 segundo. Isso tudo porque eu nem estou contando o fato de que o Super pode usar tecnologia kryptoniana a seu favor (ex: projetor da zona fantasma, armadura de proteção, etc) e pode absorver energia solar de perto pra ficar ainda mais poderoso (vide Superman Prime). Não existe suspensão da descrença que aguente esses planos mirabolantes, a partir do momento que sabemos que o Batman é um humano sem poderes. A suspensão da descrença, quando se trata do “Batman, o Deus do Preparo”, é tão assassinada quanto nos poderes absurdos/ridículos do Superman da Era de Prata. Que nem o autor do texto falou, as hipóteses mais verossímeis de uma suposta “derrota” do Superman virá de um plano simples e esperto, fator surpresa e condições extremamente específicas, assim como em “Entre a foice e o martelo” (o único preparo plausível até hoje). No mais, bem como elucidado no texto, essa discussão só existe por causa de um roteirismo do Frank Miller, perpetuado através dos anos. Se não fosse isso o Superman continuaria enfrentando os seres do tamanho dele como Darkseid, Apocalipse, Brainiac e Sr. Mxyzptlk. Lembrando que tudo isso que eu expus, foi analisando apenas o lado técnico do embate. Se tiverem fatores morais e psicológicos envolvidos, o resultado pode não ser tão fácil de avaliar. Afinal o Lex Luthor é o maior vilão do Super por isso. Está sempre mexendo com o psicológico do Super, tentando fazê-lo quebrar seu código moral que o impede de machucar seres humanos.

    2. Matheus Bortoletto says

      Vamos analisar uma luta justa e não de forma unilateral. Nesse caso o Superman deve usar todos seus poderes de forma esperta e na potência máxima, além de ter tempo de preparo igual ao Batman. Postas estas condições, o Batman não tem meia chance de derrotar o Superman. Nessas duas hipóteses que você expôs, quando você pressupõe que o Superman vai confiar apenas nos seus poderes, é algo desbalanceado tecnicamente falando. Além disso, são “hipóteses” que levariam anos pro Bruce (por mais inteligente e gênio que seja) desenvolver sozinho. Agora, onde ficaria Kal-El nesse tempo? Ficaria lá, parado, esperando o Batman criar uma estratégia pra derrotá-lo?? Muito conveniente. Um fator importante é que, se assumirmos que o Super conhece o Batman e sabe do que ele é capaz de fazer pra vencer uma luta, ele não vai dar chances pro Morcego esboçar uma reação. Na primeira chance que tivesse, derrotaria facilmente o Batman. Leve em consideração que eu nem estou colocando na mesa o fato de que o Super poderia usar a vasta tecnologia kryptoniana (ex: o projetor da zona fantasma, armadura, equipamentos em geral), além do fato de que ele pode chegar perto do Sol e absorver energia solar o suficiente ficar ainda mais poderoso do que já é (vide Superman DC One Million). Se o Batman tivesse poderes sobre-humanos, a suspensão da descrença poderia justificar seu “endeusamento”, mas ela falha nesse aspecto. O fato de ele ser apenas um humano, deixa a suspensão da descrença muito limitada, fazendo com que suas habilidades fiquem absurdamente surreal. À credibilidade do “Batman, o Deus do Preparo”, é tão ridícula quanto o Superman da Era de Prata. As hipóteses mais verossímeis de uma suposta “derrota” do Superman virá de um plano como em “Entre a foice e o martelo” (o único preparo crível até hoje). Ademais, bem como demonstrado no artigo, esse debate só é discutido por causa de um “roteirismo” do Frank Miller, perpetuado até hoje por outros quadrinistas. O grande problema do Batman é essa “divinização”. Os mesmos fãs fervorosos que o idolatram por ele ser um humano, imperfeito, com falhas, são os mesmos que falam que ele derrotaria qualquer um, desde que tenha um preparo fantasioso. Isso destrói as características mais legais do Batman. Lembrando que tudo isso que eu elucidei acima, foi uma análise apenas da parte técnica da luta. Se certos fatores como psicológicos e morais contarem, o resultado não será tão simples de se chegar. O Lex Luthor é o arquinimigo do Superman justamente por causa disso. Ele está sempre atacando com o psicológico do Super, colocando ele no limite, sempre tentando fazer com que rompa seu código de moralidade e benevolência.

      1. Ralph Solera says

        Muito bacana seu comentário, Matheus. Engrandeceu demais a discussão!

    3. Ralph Solera says

      Marcus, eu sempre questiono esse negócio da magia contra o Superman. As pessoas colocam que “Ah, mas o Superman é vulnerável à magia”. Ora… todas as criaturas (salvo exceções) são vulneráveis à magia. Isso não é uma fraqueza do Kal-El, é uma fraqueza de todos os personagens (de novo, salvo as exceções), inclusive os humanos, como o Batman. Logo, não se pode usar esse argumento apenas contra um dos lados. De resto, concordo com vc, sua idéia do tubo de explosão e do sol vermelho fia muito mais crível que o enredo tecido pelo Frank Miller – que, pra época, foi sensacional, diga-se.

    4. Carlos Fiusa says

      Que bobagem.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: