853 views 10 comments

BATMAN VS SUPERMAN | Percebendo uma mentira linda

by on junho 2, 2017
 

O texto abaixo foi escrito por Dasayeve Xavier.


 

Você já parou para pensar sobre a mentira linda de que Bruce Wayne fala em Batman vs Superman: A Origem da Justiça?

 

“Nos sonhos, eles me levavam para a luz… que mentira linda”

 

A expressão também dá o nome à música de abertura para o filme, “Beautiful Lie”.

A que exatamente Bruce se refere quando a usa?

O Poço

Nas cenas intercaladas mostrando a morte e o velório de seus pais, no momento que o bandido desfere o primeiro tiro, Bruce cai no famigerado poço. Nele, o menino fica preso com morcegos.

Pois bem: o destino o jogou ali.

A metáfora com os morcegos o retirando do poço dá a entender que a figura de Batman dá um propósito para Bruce, e por isso os morcegos o “retiram” do poço. Revejam a cena logo abaixo, pois nada está sendo forçado aqui.

E é aí que entra a tal “mentira linda” — na visão de Bruce, é claro.

Lembrando que o Bruce Wayne de BvS está desacreditado, amargurado, revoltado, e que é possível ver garrafas de bebida vazias ao lado de sua cama. Em determinada cena, as garrafas estão até mesmo juntas a alguns remédios…

 

Mais indícios

Quando Bruce diz a Alfred, “Somos criminosos Alfred, sempre fomos”, ele demonstra um claro descontentamento com seu propósito de vida, como se algo tivesse dado errado. Seu propósito mudou, e é incrível como tanta gente não tenha sido capaz de perceber isso.

Fazendo um paralelo com a referida “mentira linda”: para Bruce, os morcegos não o levaram para luz de forma alguma (como seu sonho deu a entender); na verdade, o levaram para trevas ainda mais escuras e espessas — eis aí claramente a mentira linda. Não há luz em tanta escuridão.

O filme progride, acontecimentos importantíssimos tomam a cena e por fim, precisamos salientar: no final do longa, essa noção muda. Inclusive, a sinopse de Liga da Justiça (novembro de 2017) é “movido por sua fé restaurada na humanidade e inspirado pelo sacrifício do Superman, Bruce Wayne conta com a ajuda de sua nova aliada, Diana Prince, para enfrentar um inimigo ainda maior” — o que só valida a análise.

O que acham da análise dessa cena? Deixe um comentário e repercuta!