As diferentes Kryptonitas do universo DC

Kryptonita, é o nome dado a um mineral, ou qualquer coisa que veio de Krypton após sua explosão. Muitas vezes, é a nossa querida Kryptonita que faz as histórias do Superman ficarem mais emocionantes, a final, o que é um herói sem dificuldade? Mas ao longo dos anos, principalmente na continuidade antes da Crise nas infinitas terras, a Kryptonita recebeu várias formas. Várias cores, e diferentes efeitos no Homem de aço. Estou falando de MUITOS efeitos diferenciados. Já na pós crise, existe apenas uma Kryptonita, a verde. E as outras, são resultados de experimentos com a mesma. E é sobre estes experimentos que falaremos agora.

A Kryptonita verdeBatman-Kryptonite-Ring-Comics

Green_Kryptonite_0002Todo mundo conhece a Kryptonita verde, já que é a mais comum. Existe primeiramente em forma metálica, mas também pode ser achada cristalizada. A textura em si não importa, apenas a radiação que ela gera. Ficar exposto a Kryptonita verde causa problemas tanto a humanos, quanto a Kryptonianos. Porém, em humanos, o efeito é menor, e só realmente causa um problema quando a exposição é muito prolongada. Por exemplo, no caso do Lex Luthor, que costumava cheirar Kryptonita verde manusear muito o mineral, com projetos malucos para matar o Homem de aço. Acontece  que todo Kryptoniano na terra absorve energia em suas células, certo? O que quer dizer que cada célula é como uma bateria, que armazena mais energia que a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Porém, quando exposto a Kryptonita verde, o Kryptoniano tem sua energia alterada para a radiação Verde K. Que torna a energia nas células tóxica. Se prolongado, o efeito se torna fatal, ou seja, pode até mesmo matar.
Na continuidade Pós crise, a Kryptonita é resultado da fundição de diferentes elementos do planeta Krypton, para se tornar uma forma nova de radiação.
Algo muito interessante da Kryptonita verde, é que a sua primeira aparição não foi em história literária alguma do Superman, e sim, nas Aventuras de rádio do Homem do amanhã, que eram uma verdadeira maravilha droga, pois o roteiro era tão fraco que parecia chá (apenas minha opinião. Não me matem) A Kryptonita apareceu pela primeira vez exatamente para dar um pouco de dificuldade ao Homem de aço. Que já nas suas HQs estava… Muito poderoso, digamos assim… Coff coff movendo um sistema solar nas costas coff coff.

A Kryptonita dourada

Imagem 058

Tendo sua primeira aparição na Superman volume 1 número 167, a Kryptonita dourada é a forma do crack mineral mais mais rara, pelo menos na continuidade pré crise, é claro. Decidi falar dela primeiro, pois foi uma das que mais me marcou como fã do Superman. Já que na famosa história do supermankryptonite Alan Moore “O que aconteceu com o Homem de aço” o Superman se suicida ao final, utilizando a mesma. Se você ainda não leu essa HQ e reclamou de spoiler, que vergonha sua, cara. Os efeitos são muitos simples. Assim que o Kryptoniano entra em contato com o mineral, ele perde seus poderes. A Kryptonita dourada pode causar problemas também de hereditariedade, ou seja, se um Kryptoniano tiver um filho com uma humana após ter sido afetado pela Kryptonita dourada, seu filho(a) também irá perder os poderes, e provavelmente nem desenvolverá os mesmos. Ela (A Kryptonita dourada) também pode tirar a memória de suas vítimas, como por exemplo, de Quex-Ul.
Já na minha querida Pós crise, a Kryptonita dourada só afeta Kryptonianos de uma mesma realidade, como quando Superman foi para o Mundo compacto, e usou a Kryptonita dourada para tirar os poderes de Kryptonianos que haviam devastado a terra. A Kryptonita dourada de Luthor funciona de uma forma diferente da Pré crise, já que o efeito é temporário, e sua gama é eficaz, embora não se saiba exatamente a duração do efeito da mesma. Ao que parece, ela só é eficaz a uma longa distância.

 

A Kryptonita negra

Essa em especifico, assim como a Kryptonita verde, nasceu em um meio diferente dos quadrinhos. Na nossa amada série de TV Smallvile (sambari evil-supergirlsavi mi). Apareceu, na quarta temporada, do episódio “Cruzada”. Basicamente, a Kryptonita preta separa Kal-El em duas personalidades. No caso da série, de Clark, e Kal-El. Basicamente eles viram Superman Red and Blue. Para os que não conhecem, foi uma fase nos quadrinhos onde Superman se dividiu em duas partes, sua parte boa, e sua parte ruim. E depois disso, foi aparecer novamente para transformar o Apocalipse em duas personalidades diferentes.
Durante certas circunstâncias, talvez apenas no momento da criação, A Kryptonita negra também pode afetar os seres humanos, levando-os a se dividir em dois seres diferentes, uma manifestação de uma boa e pura personalidade, e a outra, uma personalidade mal. O único caso de que a mesma afeta os seres humanos ocorreu no episódio “Onyx”, quando um experimento com a Kryptonita verde deu errado e causou uma divisão em Lex Luthor.
Eventualmente apareceu nos quadrinhos, quando Lex a usou para dividir a Supergirl.

Crusade571

 

 

 

A Kryptonita prateada

jo70h

Esta apareceu pela primeira vez em uma variação das histórias do Superman, feita para ganhar mais dinheiro, “Amigo do Superman, Jimmy Olsen”. Assim como tinha também “A namorada do Superman, Lois Lane”. Na HQ em especifico, a Kryptonita prateada não tem nenhum efeito em especifico, é puramente uma piada do brincalhão Jimmy.


Acontece que no seriado Smallvile, como a Kryptonita é algo comum, que pode ser achado até mesmo em seu telhado, a Kryptonitap prateada, criada por “Brainiac” (atenção: Pode não ser o Brainiac de verdade, e sim uma Smallvilerização dele), a Kryptonita prateada causa alucinações no Superman, o que faz ele pensar que seus amigos morreram. Nada legal Brainiac. Nada legal.
Na continuidade Pós crise, a Kryptonita prateada é algo mais mágico, de grande importância para a comunidade sobrenatural do Orkut. E ficou conhecida como Kryptonita mágica, que foi encontrada na Ilha dinossauro, no amuleto de Ach-om Rashay. Os efeitos da mesma são o mesmo da cannabis ao humano.

Kryptonita azul

kryptonite-blue1A Kryptonita azul, na continuidade pré crise, é resultado da curiosidade do Superman, em usar o raio duplicador de Bizarro na Kryptonita verde. Então ele a usou para lutar contra um exército de Bizarros alterados. Bem vindo a pré crise.
A Kryptonita azul faz efeito apenas nos Bizarros, e é inútil contra Kryptonianos, e humanos.
Na continuidade pós crise, que como sempre, vem para nos salvar, a Kryptonita azul faz um efeito contrário a Kryptonita verde, o que faz os Bizarros ficarem mais fortes, e mais inteligentes. Ao exemplo no que aconteceu ao Batzarro.

 

Kryptonitas rosa e roxa.

igm2A famosa Kryptonita rosa…
Apareceu na edição de número 79 do volume 1, nas HQs da Supergirl. Que acontece quando Linda Danvers tomou o lugar de Kara, e ambas foram parar na terra Pré crise. Onde acontece uma cena muito da interessante, onde o Superman chega a dar em cima do Jimmy Olsen, o que quer dizer que a Kryptonita rosa, da qual Superman foi exposto, transformou ele temporariamente em um homossexual. Já a Kryptonita roxa, nunca mais apareceu, e a primeira vez que apareceu, basicamente se tratava de uma Kryptonita que age como verde, da cor roxa. Eu achei que deveria ser lembrada, já que é um belo disfarce. Quem suspeitaria de uma pedra roxa?

 

 

 

 

 

 

A Kryptonita vermelha

E04red720pmkv_000091591

A Kryptonita vermelha, provavelmente é a mais bizarra da lista. Por isso a coloquei por último. Se trata da Kryptonita verde, que em meio a seu caminho para terra, passou por uma nuvem vermelha, e culminou nesta estranha variação. Pode durar um ou dois dias, e tem um efeito aleatório em Kryptonianos. Diversos efeitos já foram registrados pelos meus olhos mortais, pelo menos na continuidade pré crise, e aqui estão alguns:

  • Transformado em um dragão
  • Ficou malvado
  • Um gigante sem poderes
  • Transformado em um anão
  • Se transformou em um humanoide sem cabeça
  • Se tornou um psicopata
  • Ficou com amnésia
  • Ficou cego temporariamente a qualquer coisa da cor verde.
  • Seus cabelos cresceram exponencialmente
  • Perdeu os poderes
  • Incrementou telepatia
  • Perdeu a vulnerabilidade em suas costas
  • Gerou um clone do mal
  • Não conseguiu falar, pensar, ou escrever nada além de “Kryptonese”
  • Ganhou uma boca extra
  • Perdeu equilíbrio e controle manual
  • Transferência mental
  • Começou a agir rapidamente
  • Sua personalidade foi alterada

Red_KNão me pergunte.
Estes efeitos porém, vieram um de cada vez. Me pergunto como um planeta destruído continuava Krimson_Kryptonite_001gerando massa.
Dessa vez, nem mesmo a Pós crise conseguiu dar conta da bizarrice que é a Kryptonita vermelha. Já que na mesma, o vilão Dominus, a recriou, e fez com que a cabeça do Superman crescesse a ponto de que Clark tinha que usar um chapéu maior.
Já em Smallvile, e na Série “Lois and Clark”, a Kryptonita vermelha causava um efeito de rebeldia no
Superman, fazendo ele virar um verdadeiro punk, anarquista e malvado.
Posteriormente, Lex Luthor criou sua própria Kryptonita vermelha, e felizmente, esta causava apenas mutações ao DNA Kryptoniano.
Não confundir com a Kryptonita carmesim, criada por Mr. Mxyzptlk, que basicamente tirava todos os poderes do Superman, e foi encontrada por Luthor.

 

 

 

Kryptonite_VarietalsÉ isso aí caro leitor. É claro que estas são algumas das outras Kryptonitas que existem. Mas eu realmente acho que daria depressão a vocês. O que acharam da matéria? Acharam que faltou algo importante? Gostou? Odiou? Não esqueça de deixar aqui em baixo.
Espero que pelo menos não tenha os deixado em depressão profunda, abração!

 

 

Raysom

Bacharel em Administração, DCnauta de coração, empreendedor viciado em chá, guitarrista aposentado, co-fundador da DC Brasil Club, Sindicato Nerd e Marvel Brasil Club.

%d blogueiros gostam disto: