LANTERNA VERDE | As 6 HQ’s que você deveria conhecer

Alan Scott

Para começarmos essa lista, irei dando um breve resumo da origem do personagem.

O Lanterna verde surgiu em 1940, até então, denominado Alan Scott. No Brasil, foi publicado pela editora Cruzeiro, com o nome de “O Sentinela”. Sua mitologia era bem diferente da qual conhecemos hoje. O conceito sobre a Tropa dos Lanternas Verdes ainda não havia sido criado. O personagem surgiu das mãos de Martin Nodell e Bill Finger.

A reformulação do personagem veio acontecer nas mão de Gil Kane e John Broome, nos anos 60. Assim surgindo o personagem que conhecemos hoje.

Feito o resumo, vamos lá !

 

 

6 –  Lanterna Verde – Crepúsculo Esmeralda

A história se passa após a morte e retorno do Superman. Nesse momento, Coast City, cidade natal de Hal Jordan, está sendo devastada por Mongul. Hal, momentos antes com a liga, já havia lutado com o vilão no espaço. A batalha custa caro e Jordan se fere na luta, enquanto Mongul pousa em sua cidade e a destrói. Ao chegar se depara com a destruição causada e ver seus entes queridos mortos.

Enlouquecido por vingança, Lanterna derrota qualquer outro membro da tropa que se atreva a tentar impedi-lo; e em busca de mais poder, coleta os anéis dos Lanternas derrotados. Os Guardiões em uma tentativa desesperada libertam Sinestro, para que ele consiga derrotá-lo.

Com o passar da história, vemos a transformação de  Hal Jordan no vilão Parallax.

 

 

5 – Lanterna Verde –  Renascimento

 lanterna verdeEscrita  por ninguém menos do que Geoff Johns e desenhada por Ethan Van Sciver. Foi publicada entre outubro de 2004 e maio de 2005.

Nessa história, vemos o resgate de elementos clássicos do personagem da era de prata, pois como vimos anteriormente, Hal havia se tornado um vilão. Alguns dos elementos resgatados foram os Guardiões, Kilowog e o vilão clássico Sinestro.

 O sucesso dessa história foi estrondoso, abriu portas para uma nova mensal do personagem, e de uma grande saga, A Guerra dos Anéis. Essa que é a próxima hq da lista.

 

4 – A Guerra dos Anéis 

755510-bln_cv1_3 

Escrito por Geoff Johns e Dave Gibbons e desenhada por Ivan Reis, Patrick Gleason e Ethan Van Sciver, a saga se desenrola em 11 partes que foram publicadas em junho e dezembro de 2007.

A história gira em torno do quarteto de Lanternas da Terra, Hal Jordan, Kyle Rayner, John Stewart e Guy Gardner. Esses que estão em uma guerra intergalática contra a Tropa dos Lanternas Amarelos, liderada pelo ex-Lanterna Verde Sinestro, com o objetivo de governar o universo com a energia do medo (medo nada mais é do que fonte de poder do anel amarelo).

Essa saga foi citada em uma revista do Lanterna em 1986, chamada Contos do Lanterna Verde. Escrita por ninguém menos do que Alan Moore. Moore também cria uma profecia chamada a Noite Mais Densa, essa que viria ser outra grande saga do personagem.

 

3 – Lanterna Verde – Origem Secreta

1444918571_1 Mas uma vez escrita por Geoff Johns e desenhada por Ivan Reis. Essa hq reconta a origem do Lanterna Hal Jordan, dando mais profundidade para a relação entre seus seus familiares e amigos. Assim, formando o seu caráter e justificando seus atos heroicos. Origem Secreta nada mais é do que a revista definitiva de origem do personagem. Se aprendemos algo aqui, é que Geoff Jhons foi importantíssimo para alavancar a mitologia do Lanterna Verde.

Origem secreta foi lançada em junho de 2011.

 

 

2 –  A Noite Mais Densa                                      

 Blackest-NightUma saga pulicada em 2009 à 2010, novamente escrita e desenhada por Geoff Johns e Ivan Reis. A história apresenta Nekron, uma personificação da morte, que possui a habilidade de ressuscitar os mortos. Com isso, revive os heróis caídos, com o objetivo de acabar com as emoções do universo.

Essa saga foi pulicada em oito meses em dois títulos, Green Lantern Gree Lantern Corps.

Como mencionei anteriormente, foi uma profecia criada em 1986 por Alan Moore.

Foi uma saga extremamente bem recebida pelos leitores, trazendo uma leitura densa e séria.

 

1 – Lanterna Verde e Arqueiro Verde

Lançada em 1970, foi uma história que com certeza entra para o top 10 de hq’s de todos os tempos. Mas por quê ?

Escrita pela genial dupla Dennis O’Neill e Neal Adams, que tempos antes já haviam feito a reformulação do Batman, que transformaram as suas histórias com um tom mais sério e violento. Distanciando cada vez mais da imagem da série de TV.

A dupla coloca Lanterna e Arqueiro Verde combatendo problemas mundanos, como por exemplo, discriminação racial, pobreza e até mesmo o vício em drogas. Estamos falando do ano de 1970 onde assuntos desse tipo não eram tão abordados assim. Os Estados Unidos estavam vivendo o auge do movimento negro e da Guerra do Vietnã.

Os dois tem opiniões divergentes uma da outra. Oliver por ser um herói mais urbano, tem uma maior noção da realidade das ruas. Ao contrário de Hal Jordan, que possui a responsabilidade de cuidar de um setor intergalático inteiro.

Mesmo com todo esse tema político, é uma excelente história e divertida de se ler.

Com isso os dois entram em uma das melhores road-comic’s já feitas.

Caio Vinícius

Após a mordida de um gafanhoto radioativo, ganhou poderes sem igual. Com isso, jurou combater o crime com tamanha destreza !

%d blogueiros gostam disto: