As 10 melhores histórias do Amigão da Vizinhança
Dia 10 de agosto, o Cabeça de Teia estava completando 54 anos. E com essa data especial, resolvi separar as 10 melhores história do Homem-Aranha! Então vamos nessa!
Amazing Fantasy (menção honrosa)
A revista onde tudo começou, ali vemos todos os conceitos que até hoje são decorrentes para Peter Parker, como por exemplo, seu maior trauma, seu código de honra e sua personalidade.
Amazing Fantasy é uma história datada, mas não tanto quanto outras histórias de origens de personagens famosos.
Escrita por Stan Lee e Desenhada por Steve Ditko, Amazing Fantasy é um marco para a Marvel Comics e para o mercado de histórias em quadrinhos.
10 – A Saga do Planejador Mestre
Homem-Aranha já estava no seu quarto ano e só se consolidava ainda mais como um dos maiores personagens já criados. Ao longo da saga, Tia May acaba adoecendo por ter recebido uma transfusão se sangue de Peter. A partir daí, descobrimos que o sangue de Peter é letal para humanos normais. Ao logo da história, peter se depara com Planejador Mestre (da qual não revelarei pois é spoiler). O vilão revela para peter que ele é o único capaz de criar um antídoto para cura sua tia. Peter acaba caindo em uma armadilha e fica preso em toneladas de escombros da qual nem ele pode sustentar.
Quase desistindo, Peter lembra o que aconteceu com seu tio e tira forças da onde não tem para erguer toneladas de puro metal. Uma ato que é considerado o maior do personagem.
Stan Lee e Steve Ditko com certeza estavam no auge. Não é atoa que muitos dizem que essa é a melhor fase do personagem.
9 – Como era Verde meu Duende
Com Stive Ditko fora do título, John Romita foi o encarregado de desenhar a tão amada mensal. Romita foi responsável por consagrar momentos icônicos do personagem, como algumas poses e cenas de lutas.
Como era verde meu Duende, marca da descoberta da identidade secreta de Peter Parker pelo seu maior antagonista o Duende Verde que mais tarde se revela como Norman Osborn. Uma das histórias mais importantes do personagem.
A capa desenha por Romita, mostrando Duende Verde carregando Peter com partes de sua roupa rasga é uma das melhores.
Um das principais, vale a pena conferir.
8 – Homem-Aranha Nunca Mais
Com uma vida marcada por tragédias, Peter Parker se vê em um dos seus momentos mais atormentados e angustiantes. Até questiona seu ato de vigilante até o momento onde ele decide abandonar o manto do herói e tentar viver uma vida normal.
Peter salva um policial que de alguma forma lhe faz lembrar seu tio, com isso ele lembra o motivo pelo qual ele virou o Homem-Aranha. Essa história é uma das preferidas de Sam Raimi e foi base para seu filme de 2004.

7 – O Menino que Colecionava Homem-Aranha
Uma história que admito sem vergonha alguma que me faz lagrimar só de lembrar. Peter se depara com uma coluna no Clarim Diário de um garoto que tem como o Cabeça de Teia o seu maior ídolo.
Não vemos aqui uma história com supervilões e cenas de ação fenomenais, mas vemos uma história super contida e emocionante. Ao final, Peter se depara com um vilão do qual ele não pode enfrentar lutando.
6 – A Morte de Jean DeWolff
Uma história sombria e violenta, mostra o que Amigão da Vizinhança é capaz de fazer quando perde o controle. Parker investiga um assassinato de uma coadjuvante de suas histórias, a Capitã de Policia Jean DeWolff, que foi brutalmente assassinada por um assassino serial chamado O Devorador de Pecados. Peter se vê no limite quando descobre que o assassinato foi banal e o motivo pífio. Certamente uma história que debate muito responsabilidade e poder , temas decorrentes na mitologia do personagem.
5 – A Morte do Homem-Aranha (Universo Ultimate)
O Universo Ultimate foi criado para que os personagens da Marvel recebessem uma reformulação para o novo século. Ótimas histórias saíram de lá, como por exemplo, Os Supremos de Mark Millar.
O responsável pela reformulação do Aranha foi o consagrado Brian Michael Bendis. Se você quer ler histórias mais modernas do Homem-Aranha, vá atrás de todas as revistas do Homem-Aranha Ultimate.
Mas essa saga teve um fim, a morte do personagem mais amado da editora. Uma história épica onde narra o último ato de heroísmo de Peter para proteger as pessoas que ama do Duende Verde. A história abriu vaga para Miles Morales, o novo Homem-Aranha do Universo Ultimate.
4 – A Volta do Sexteto Sinistro
Uma trama que narra a volta de um super grupo de vilões, que desejam se vingar do Aranha . Uma equipe que era composta por Doutro Octopus, Electro, Duende Macabro (No lugar de Kraven, membro do Sexteto original), Homem de Areia, Abutre e Mistério. Essa hq tem a melhor cena de luta entre Octopus e Homem-Aranha, a nível cinematográfico.
3 – Melhores Inimigos
Uma história que conta a decaída de Harry Osborn e a transformação como Duende Verde. Harry se vê assombrado pelo pai e acaba herdando a Loucura do mesmo. Peter tem que lutar não só com seu inimigo, mas com seu grande amigo. O final é fantástico.
2 – A Última Caçada de Kraven
Peter Parker estava casado com Mary Jane, para tentar marcar a primeira história do Homem-Aranha como adulto, a Marvel contratou o Escritor J.M DeMatteis que já tinha apresentado o plot para a DC Comics. DeMatteis tinha planos para uma história entre o Batman e o Coringa, imagine como seria se o Coringa realmente tivesse conseguido matar o Batman? Infelizmente (ou felizmente) a DC tinha outros plano para os personagens.
DeMatteis aproveitou esse plot nessa história, e nem preciso falar que acertou em cheio. Uma história pesada, ambientada em becos escuros, ambientes hostis. Última Caçada de Kraven narra uma última investida de Kraven contra o Homem-Aranha. Uma trama com diálogo perturbadores, uma história que na cabeça de Kraven, foi ele quem venceu. A arte de Mike Zeck e Bob McLeod casa perfeitamente com o clima da revista.
1 – O Dia em que Gwen Stacy Morreu
Gwen Stacy era uma das personagens mais amadas pelos leitores, quando Gerry Conway decidiu matá-la chacoalhou o status do personagem e dos fãs. Foi a primeira vez em que vimos Peter Parker tomado pelo sentimento de vingança e também, a primeira vez que vemos o Duende verdadeiramente perigoso e disposto a tudo. Conway foi cruel, até hoje não se sabe quem realmente matou Gwen, se foi o Duende ou se foi o próprio Peter ao tentar salvá-la. Essa é dita como a história mais espetacular do Aranha.