AQUAMAN | Obras para ler antes do filme

Há pouco tempo, fãs de todas as idades e de todos os lugares do mundo foram presenteados com o épico Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Todos piraram nas cenas incríveis e referências feitas pelo filme. Porém jovem leitor (ou não), nosso papel aqui não vai ser criticar o filme, já que nosso querido site já fez inclusive uma crítica sobre ele.

Oras, então qual a motivação dessa matéria? É porque gostamos do Aquaman? Claro. Mas apostamos que muitos de vocês gostam, também. E tem mais, apostamos que muitos querem gostar, mas não sabem por onde começar. 

Fazemos essa matéria por duas razões: a primeira é que nosso amado Aquaman ganhará um filme, com certeza vai aparecer no futuro da Liga nos cinemas, e ao mesmo tempo poucas pessoas realmente leram coisas diferentes dos Novos 52 — sem, é claro, desmerecer a obra. Então, por que não fazer uma lista você mesmo, caro leitor, e apontar obras para entender Aquaman? É por isso que estamos mostrando essa pequena lista. Vale lembrar que muito da obra pode requisitar um pouco de paciência do leitor, porque são títulos antigos e sua linguagem acaba sendo diferente daquela presente nas revistas de hoje. Então, leia com os olhos da época. Lembrando também que essa é a lista inicial, para leitores novos, e depois faremos outra, para leitores mais velhos e acostumados. 

Ah, e não se preocupe, pois não comprometeremos muito da trama.


Aquaman, por Peter David

Aquaman-fish-armyMuitos já devem conhecer o Aquaman do Peter David e até não sabem. Se trata da famosa “Fase do Aquaman com um gancho”. Essa saga maravilhosa se trata de pelo menos mais de uma década de trabalho de nosso querido Peter David, que é considerado por nós, pelo menos, como um dos melhores roteiristas das histórias em quadrinhos. Ele não só escreveu Aquaman com maestria impressionante como também a sua fase do Hulk, mas isso não vem ao caso. Ele estabeleceu um personagem de grande termo, logo depois da Crise nas Infinitas Terras, assim apresentando o personagem para uma nova geração de leitores inteira em um arco que redefiniu Aquaman completamente. Muitos dizem ser a aquamanV6_16melhor fase mensal do Rei de Atlântida, sem contar edições únicas. Porém, deve ser ressaltado que ele tem vários pequenos arcos que consideramos importantes para a leitura. Se você não quiser ler a obra toda, pelo menos isto deve ser lido…

As Crônicas de Atlantis

É um arco puramente de introdução à família real de Atlantis, e aos antecessores de Aquaman. É preciso ser dito que David realmente tornou esse arco um épico. Ele é incrível em cada detalhe, e introduz muito bem aqueles que querem conhecer não só o personagem, como também suas origens.

Aquaman: Tempo e Maré

Em poucas palavras: Tempo e Maré é a história de origem do Aquaman. É preciso ler isso para entender minimamente do que se trata o herói. Sem falar que é uma incrível obra comparada por muitos fãs à “Lenda do Aquaman”, cuja importância abordaremos mais à frente.

Aquaman v5

4145518-the-aquaman-villains-we-crave-812099f6-ac86-43d1-9dd8-8bef4d2f683cÉ a marca do Peter David em sua própria série, começando com a clássica linha do tempo do Charybdis, esta que por sinal tiraria a mão do Aquaman, dando a ele seu clássico gancho. tudo é clássico aqui. Em v5, veremos Aquaman explorar grandes abismos, e enfrentar brigas mais perigosas do que nunca, indo de uma invasão extra-terrestre ao enfrentamento com deuses gregos, passando inclusive por declarar guerra ao Japão.
A arte da revista pode não ser a coisa mais bonita em questão de HQs, e essa pode também não ser a melhor aula de corpo humano, mas… Lembre-se que as histórias são dos anos 90, e a estética ditada dos personagens era esta.

As Profundezas e Aquaman: Os Novos 52

aquaman1

De Geoff Johns e Ivan Reis, trata-se da introdução do arco de Aquaman (Volume 7) publicado como parte de Os Novos 52, que acaba sendo também uma leitura recomendada do Aquaman. Decidindo recentemente que iria abandonar Atlantis e viver na terra, Aquaman combate criaturas carnívoras e famintas, ao lado de sua esposa Mera — que é uma personagem tão incrível quanto Arthur. A história é muito boa, tal qual a própria fase. Se você não quiser ler todas as mensais, leia apenas esta história em específico, porque ela acaba se tornando uma das melhores do soberano dos mares.

The_Trench

Aquaman: A Espada de Atlântida

Swordofatlantis43

Do querido Kurt Busiek: ele escreve sobre o personagem introduzindo o mais novo Arthur José Joseph Curry, como Aquaman. Essa série traz os mitos de volta à sua essência, mostrando porque o personagem é tão grande como herói que tenta achar seu lugar no mundo. Sem dúvidas o título é um dos melhores dessa lista, e acaba se tornando uma incrível leitura para os fãs de primeira viagem.

 

Aquaman: Morte de um Príncipe

É a uniAquaman_Death_of_a_Princeca história centrada de verdade no Arraia Negra, que é um dos maiores inimigos de Aquaman. Na saga que se passa na Adventure Comics e em Aquaman vol. 1, de Steve Skeates, Paul Levitz e David Micheline, além da arte simplesmente fantástica de Jim Aparo, a história se passa durante o exilo de Aquaman a partir de seu reino. É uma fase que por acaso é muito recomendada do volume 1. Acontece que o Aqualad e o Arraia Negra decidiram que iriam matar o filho do Aquaman. E assim foi.

A missão não ficou só para eles dois: outros vilões apareceram para ajudar. Apesar de um pouco triste (talvez até demais para a época), ela é basicamente aquela história que todo super-herói tem: o fundo do poço. Para completar, Mera conclui que a culpa é de Arthur. Então podemos ver aqui um Aquaman mais humano… com motivos até para virar emo.
Você pode não considerar triste, já que a narrativa realmente não ajuda, mas como foi dito, veja com os olhos da época. Lógico que depois dessa saga tudo voltou ao normal, e o Aquaman voltou a ser o rei de sempre.

Aquaman: Maré Americana

Aquaman_0008Também conhecida como American Tidal, em inglês, é considerada por nós, como fãs, a história favorita de toda a lista. Foi meio difícil de achar para ler, mas como todo nerd demos um jeito, passando por vários anúncios nada amigáveis.
Voltando a obra de Will Pfeifer, se trata da introdução da linha do tempo que mais durou para Aquaman (volume 6).

San Diego, que é uma das maiores cidades da Califórnia, está submersa por Anton Geist, e Aquaman precisa ajudar. Sem entregar muito da história, basicamente é isso. Você pode não considerar a melhor… E é claro que tem muito mais histórias do Aquaman do que tem na lista, mas esta foi a que mais curtimos. Ou seja, se trata de uma opinião nossa, em particular.


E então? Gostou da lista? Gostou dos itens? Achou que faltou algo? Então comente aí embaixo e avalie. Lembrando que existem, sim, coisas a mais do Aquaman para leitores mais avançados na mitologia do personagem, mas aquelas que foram ilustradas aqui são as histórias de introdução. Não deixe de ler também as novas histórias que sairão do Aquaman como as do Rebirth, para ficar cada vez mais informado do personagem. E no
futuro, faremos ainda a lista com as histórias mais avançadas. Para você que acha o Aquaman inútil, melhor pensar direito!

Se você classifica ele assim, não deve ter lido nada da personagem, e bom… Se ainda assim continua achando isso, a opinião é sua, afinal. Quem leu, sabe que ele é realmente um dos melhores heróis da DC. Por que não ler um pouco sobre, não é mesmo? Você não vai se decepcionar.

Aquaman_e_mera

Raysom

Bacharel em Administração, DCnauta de coração, empreendedor viciado em chá, guitarrista aposentado, co-fundador da DC Brasil Club, Sindicato Nerd e Marvel Brasil Club.

%d blogueiros gostam disto: