485 views 0 comments

Analise: No que a Trilha Sonora ajuda um filme?

by on setembro 8, 2016
 

Não é de hoje que grandes filmes tem chamado mais atenção na qualidade de sua trilha do que no próprio filme, mas… Qual o papel da Música nos filmes?

A Resposta é simples: Em tudo! A música dá o tom da cena que o filme está apresentando, em uma cena cômica, uma música de tom voltado a comédia é apresentada, em uma cena de tensão, uma música de tom mais “forte” é tocada e etc. Um filme que não apresenta uma trilha sonora correspondente as suas respectivas cenas, não é um bom filme, fazendo-o virar uma “salada” de tons.

Um grande exemplo de uma trilha excelente que é usado como exemplo até hoje é a franquia Star Wars.

 

 

lso1

      John Willians foi o criador da Trilha de todos os Episódios da Magnifica saga de George Lucas

Cada cena do filme tinha o impacto que misturava todos os sentimentos trazendo um verdadeiro espetáculo áudio-visual, as trilhas de John Willians renderam ao mesmo cerca de 5 oscars de melhor trilha, além de inúmeras nomeações.

O exemplo de John Willians trouxe a Hollywood que, trilhas originais são de fato mais bem vindas do que trilhas compostas por músicos sem o objetivo de tê-las nos filmes, um exemplo disso foi o sucesso “Don’t You Forget About Me” do filme Clube dos Cinco de 1985, tendo sido executada pela invisível banda Simple Minds, após o sucesso do filme, a banda ganhou destaque mundial conquistando milhares de jovens “Rebeldes” da época de 80-90, além da música ser um excelente desfecho para o arco do filme.

Dentre tantos destaques de filmes que fizeram suas músicas originais ou tiraram de um sucesso das rádios para entrar no contexto do filme, chegamos ao século 21, a era dos filmes de super heróis crescendo junto com os jovens que estão cada vez mais conectados ao mundo das fantasias.

Dentre os filmes que usaram uma Trilha Sonora conectada diretamente ao filme é o sucesso de 2014 da Casa das Idéias, Guardiões da Galaxia.

James Gunn(Diretor de GdG) escolheu a dedo a famosa trilha do filme.

 James Gunn(Diretor de GdG) escolheu a dedo a famosa trilha do filme.

O filme teve um desempenho musical excelente (mesmo que a equipe do Sindicato não goste muito do filme).

Por fim, um filme recente nos trouxe novamente aquele ar de música nova, claro que estou me referindo a Esquadrão Suicida. O filme está gerando discussões de sua qualidade ao redor do globo, mas uma coisa não a do que se discutir: A Trilha do filme ajuda muito!

Cenas de rigor são apresentadas de uma forma que a cena fique melhor entendimento do publico, as musicas lhe direcionam durante todo o filme, mesmo assim, a musica não pode passar por cima dos pecados do filme.

A trilha do filme é praticamente toda de músicas feitas para o filme

A trilha do filme é praticamente toda de músicas feitas para o filme

 

Chegando ao fim, você ainda deve estar pensando: “Ok, mas… No que uma trilha sonora ajuda em um filme?”

A trilha ajuda o filme a caminhar, participando mais que qualquer elemento e qualquer outro ator, ela ajuda a focar em um tom de cena mostrado e ajuda mais que tudo, a melhorar o envolvimento do publico, com a trama.