8 obras para se ler antes de Batman v Superman

E cá estamos em pleno “Século 2016” próximo da estréia do filme Batman v Superman.
Muitos dizem que vai ser um fracasso total, e outros, como eu, estão animados como nunca, e acham que vai ser o melhor filme de heróis de todos. Porém caro leitor, pouca gente sabe que isso é um filme de adaptação de quadrinhos (Nem sabia!). E como um filme de adaptação de quadrinhos, ele se baseia em quadrinhos (Capitão óbvio). Como um fã, eu vou indicar aqui para vocês o que será baseado neste incrível filme, e indicarei para vocês lerem, e entenderem todas as referências. Para que quando vejam o filme não fiquem com cara de mamão sem entender. Sem mais delongas, vamos lá.

Indicação 1 – Cavaleiro das Trevasolxnfypzdjyrvz2kyv8k

Conhecido por muitos como “O retorno do Cavaleiro das trevas”, com roteiro de Frank Miller, e desenhos de Klaus Janson, Lynn Varley e de… Bom… Frank Miller!
A obra conta basicamente um tempo em que nosso querido “Bátema” está aposentado depois de muito tempo na “fera da fruta”. O mesmo decide depois de muito tempo que vai voltar. Essa obra inspirou em muito o filme, pois a mesma traz ao final uma luta entre O homem do amanhã e o Morcego de Gotham. Apesar é claro, que no filme tenham coisas a mais coisas a menos. É uma das recomendações para entender as referências do filme e até o enredo. De qualquer forma, se você ainda não leu Cavaleiro das Trevas, que que cê tá fazendo de sua vida?
Brincadeira. Mas de fato a obra é uma coisa que deve ser lida, caso você seja um fã do Batman, ou até mesmo um fã de quadrinhos comum.
Essa obra tem uma adaptação dividida em duas partes, que assim como a HQ, é uma bela obra.

Indicação 2 – Batman: Guerra ao crime

asilokkj
Da incrível série de Alex Ross e Paul Dini, Batman na feira da fruta… Quer dizer, Batman Guerra ao crime, tem muito do que foi possível ser visto nos trailers, um Batman que já está envelhecendo e tem feridas de guerra. Como o resto da série, essa HQ conta uma história em um ponto especifico do Batman, onde é possível ver que o morcegão também tem coração. É uma obra linda que emociona até o mais frio dos nerds, e mostra os desenhos do Alex Ross em força total. Como sempre, é indicado também a qualquer fã do Batman.

Indicação 3 – Batman: Morte em família

morte-em-familia

Já que sabemos que o Coringa estará no filme, e que provavelmente o Robin não existe mais por um erro, afinal Batman “deixou sua família morrer”. Pode se dizer que já existiu um Dick Grayson. Ou será que ele morreu? Bom, teremos que esperar o filme pra isso. Mas essa história de Robins morrendo lembra alguma coisa não é? Bem…
Morte na família se trata de uma saga onde Jason Todd, o Robin da época, é preso pelo Coringa junto a sua mãe, em uma sala com uma bomba. Então o Coringa pega sua entidade pé de cabra e enfia impiedosamente na cara do garoto dando porrada nele e o deixando amarrado na sala. Numa tentativa de proteger sua mãe, Robin se joga na frente da bomba e então… Morto. Batman chega atrasado e se depara com o garoto morto. Na época, houve uma votação para decidirem se ele vivia ou não vivia, em dois números. A opção em que ele morria foi a mais votada. Mas a DC notou que as pessoas ligaram várias vezes para o mesmo número. Então trouxeram outro Robin, por muitos considerado o melhor, Tim Drake.
Porém, como nos quadrinhos ninguém morre quando tem corpo, Jason retornou como o anti-herói Capuz Vermelho, se tornando um vigilante em Gotham. É importante adicionar que Morte em família tem uma adaptação para as animações, com o nome de “Batman contra o Capuz vermelho”, que também é recomendado.
Sem entregar muito do plot, leiam, afinal é uma ótima história, e pelo que sabemos pode influenciar muito no filme.

Indicação 4 – A Piada Mortal 

Batman-A-Piada-Mortal
Com o incrível roteiro de Alan Moore, essa revista clássica mostra um Coringa como queremos ver, sem desmerecer a obra do Azzarello, que também é recomendada. Sendo que como já citado anteriormente, o Coringa vai estar no filme. Como essa HQ conta a história de origem do vilão, que muitos fãs consideram ser a verídica, ela pode sim ser levada as telonas. E para que você não fique boiando sem nem entender de onde vem tudo aquilo, leia essa história. É bem provável que você já tenha lido, afinal é um clássico absoluto. Mas, se você ainda não leu, vai lá e lê.
Vale lembrar que uma animação está sendo feita neste momento. Ou já foi feita, a depender do tempo que você está lendo essa matéria.

Indicação 5 – Superman: Paz na terra
superman_peace_on_earth_p31322
Mais uma das revistas do Ross e do Paul.
Essa HQ inspira muito uma hora em que o Superman vai ao tribunal em questão de imagem. Nesta história, o Superman usa de seus poderes para ajudar o mundo. Levar alimento as pessoas, impedir guerras, e ajudar a todos. Devo admitir que a primeira vez que li esta revista chorei que nem um condenado pela beleza dela. E os traços do Ross ajudam ainda mais. E como sabemos que no filme o Superman vai representar muito a esperança, creio que essa seja uma boa pedida para aqueles que conhecem poucos do Homem de aço. E também é uma ótima indicação para fãs do Superman.

Indicação 6 – Superman: Os novos 52 e Batman: Os Novos 52

tumblr_lret8kflsi1r2djxco2_128062485657d1dfb2d766ad60c2932ca150
Com vários desenhistas e roteiristas, Superman novos 52 trás o Homem de aço de volta a personalidade inicial. Mais agressivo. Mas não deixa de ser um ótimo herói por isso. Batman novos 52, mesma coisa. Apesar da personalidade não mudar muito, se trata de uma ótima reformulação do personagem. É importante ressaltar que se Affleck for o roteirista (Ele é um roteirista bem talentoso) ele se baseie muito em Corte das corujas para um filme de origem do Detetive.

É possível ver que ela foi em muito a inspiração do Snyder para o uniforme do Superman e do Batman, e até suas personalidades. Se você não quiser ler tudo, ao menos leia a “Action comics” e do Batman, leia “Corte das corujas”. São ótimas obras.

 

Indicação 7: Liga da Justiça – Origem

2011-11-16-darkseid_full-533x764
Já sabemos que a nossa querida Liga da justiça será formada. E que tal ler um pouco sobre uma das melhores equipes das histórias em quadrinhos?
Essa história é uma ótima introdução, não só dos personagens, mas também de seu vilão, O temido Darkseid, que já foi confirmado nos filmes posteriores. Inicialmente entrou como um vilão do Superman, depois se tornou um vilão da Liga da justiça. O Darkseid original é bem mais poderoso, e este é um “Avatar”. Se trata de uma espécie de clone do Darkseid.
A história é muito boa, e recomendada para você que não conhece muito da Liga, e precisa conhecer para entender o que irá acontecer nos filmes futuros. Vale lembrar que também tem uma animação sobre esta HQ, e se chama “Liga da justiça: Guerra”. A animação é bem legal até e pode ser vista.

Indicação 8: A morte do Superman

Death-of-Superman
Como já foi confirmado o vilão Apocalipse, que será criado por Lex Luthor com base no corpo do General Zod, por que não ler a origem do personagem?
Apocalipse surgiu nas HQs como um monstro vindo do subterrâneo (Mais tarde tem sua história mais explicada), preso em uma roupa de contenção. Com o passar da luta com Superman, Superman_Vol_3_23.4_Parasite_TextlessMetrópolis é mais e mais destruída, além do uniforme dele, e o monstro vai formando sua aparência bizarra. Como se tratava dos anos 90, as histórias não eram tão elaboradas, a Morte do Superman não é a melhor nem a pior história, mas é recomendada para entender tudo. Além do que, mais tarde a história recebeu uma espécie de reformulação, contanto a morte do Superman de uma forma mais elaborada em Batman-vs.-Superman-movie-Doomsday“Superman: Grandes Astros”. Considerada por muitos, inclusive por mim, a melhor história do Superman, e uma das melhores histórias de sua década. Não sabemos também se o Superman vai morrer no filme ou não, mas sabemos que teremos o monstro. Eu, como fã, acredito que aquele pode não ser o Apocalipse, e sim outro vilão, o Parasita. Mas… Já que a maioria das fontes confirma como sendo sim o Vilão Apocalipse, eu só tenho a acreditar.
A morte do Superman TAMBÉM tem uma animação muito boa que conta a ressurreição e a morte do herói por uma adaptação. Muito boa adaptação e deve ser assistida.

apocalypse

Extra: Liga da Justiça – Ponto de ignição

flashpointhc
Essa história não leva muito na inspiração do filme, mas é indicado que você leia para se acostumar ao conceito de multverso, e viagem no tempo do universo da DC. Além do que, essa história é muito importante para dar seguimento as Novos 52. E também não deixa de ser uma boa obra.
Bom ressaltar que também há uma animação chamada “Liga da justiça: Flashpoint”

Ufa! Muito material não é? Bom… Bem vindos ao incrível universo da DC. Lembrando que todos não precisam ser necessariamente lidos, mas se você quiser ter um entediamento melhor do negócio, leia. Conhecimento nunca é o bastante. E as obras, além de melhorarem o entendimento são maravilhosas. Estamos nos aproximando de um universo grandioso sendo levado as telas, e esperamos que seja, realmente como nas histórias. Magnifico, e com personagens que nos cativam tanto, com histórias dignas de prêmios… E é claro, miseráveis que trazem as guerras até nós.

Faltou alguma coisa? Deixe ai nos comentários o que você acha que faltou, e porque. Até a próxima!

Raysom

Bacharel em Administração, DCnauta de coração, empreendedor viciado em chá, guitarrista aposentado, co-fundador da DC Brasil Club, Sindicato Nerd e Marvel Brasil Club.

%d blogueiros gostam disto: