5 Crossovers do Batman que você talvez não conheça

Até muitos anos atrás, mais especificamente entre os anos 80 e 90, eram comum grandes editoras como a DC, Marvel e Dark Horse investirem em crossovers. A ideia por trás disso era bem simples: “Ok, a DC tem o Batman como o Herói mais popular e rentável, a Marvel tem o Homem Aranha, logo, se juntarmos os dois, ganharemos rios de dinheiro”. E foi assim que essas editoras nos presentearam com diversos crossovers, alguns inclusive bem inusitados como você poderá conferir nesta matéria. Aliás, essa é uma pequena amostra, focada especificamente no Batman, porém haverão outros especiais de crossovers com outros personagens DC.

5 – Batman Vs. Predador

Arnold Schwarzenegger exterminador do futuro e Danny Glover não foram os únicos a enfrentarem o caçador extraterrestre mais famoso dos cinemas. Sim, o bom e velho predador esteve frente a frente com o “preparo”.

A DC e a Dark Horse se uniram e publicaram uma minissérie nos anos 1991, 1995 e 1997. A primeira parte foi escrita por Dave Gibbons (Watchmen) e desenhada por Andy Kubert (Flashpoint). Tudo começa quando o Preador mata dois membros de máfias rivais em Gotham, causando assim um grande conflito entre as máfias, onde o Batman teve que interferir para evitar uma guerra sem precedentes entre os dois lados e logo após se envolver em uma luta até a morte contra o predador.

As minisséries fizeram imenso sucesso na década de 90 e não pode faltar na leitura de um fã do homem morcego.

4- Batman Vs. Aliens

Sim, além do embate contra Predator, o morcegão se envolveu em uma batalha contra os aliens.

5 Crossovers do Batman que você talvez não conheça

Foram duas minisséries, uma lançada em 1998, escrita pelo renomado escritor dos lanternas verdes Ron Marz e desenhada por Bernie Wrightson. A história se passa na selva que faz fronteira com a Guatemala, onde o Batman foi investigar o desaparecimento de um geólogo da Wayne Interprises. Lá ele encontra um grupo de operações do exército americano, que estão caçando os xenomorphs.

A segunda minissérie foi escrita em 2002/2003 e conta a história de uma equipe que foi desenterrar um laboratório secreto na antártida, onde o último sobrevivente tentou selar um mal que o mesmo trouxe para gotham.

3 – Batman/Spawn

Batman-Spawn-DCBR2

Durante a década de 90 Spawn roubou a cena e se tornou sucesso, chegando a desbancar personagens de gigantes como Marvel e DC. Aproveitando essa popularidade a DC e a Image Comics fizeram o crossover entre Batman e Spawn.

Escrito pelo renomado quadrinista Frank Miller e desenhada pelo criador de Spawn Todd McFarlane, a história tem início quando o Batman vai para Nova York em busca de um vilão que sequestrava e decapitava moradores de rua para alimentar um arsenal de cyborgs com os seus cérebros.

No mesmo ano a DC publicou Batman/Spawn: War Devil, e foi escrito pela equipe de Doug Moench, Chuck Dixon e Alan Grant e desenhada por Klaus Janson (Daredevil). Nesta história, Batman e Spawn enfrentam o demônio Croatoan, que está trabalhando para o Diabo recolhendo almas para o seu exército.

 

2 – Batman/Demolidor

Batman-Demolidor-DCBR

Sim, o Batman e o Batman Vermelho Demolidor, já se encontraram em um crossover. A primeira parceria entre os dois ocorreu em 1997 e se intitulava “Olho por Olho”, onde o Batman vai até Nova York atrás do vilão Duas Caras e Demolidor atrás do Mr. Hyde. A história foi escrita por DG Chichester.

Batman / Daredevil: King Of New York foi então escrito por Alan Grant (que estava envolvido em um monte desses bat-crossovers) e desenhado por Eduardo Barretto (The Shadow). Os vilões desta vez foram The Kingpin e The Scarecrow.

1- Batman e Capitão América

Em 1996, o lendário escritor/artista John Byrne (X-Men, o Homem de Aço) deu ao mundo Batman & Capitão América, uma história fechada em um mundo alternativo na Segunda Guerra Mundial. Quando o milionário Bruce Wayne é suspeito de traição a inteligência do Exército envia o recruta Steve Rogers à Gotham City. Enquanto os dois tentam desembaraçar a confusão em que se encontram, o Caveira se alia ao Coringa.

 

Menção Honrosa:

Batman e MotorHead

A “Era de Bronze” nos reservou alguns crossovers bem inusitados, dentre elas o Crossover de Batman com uma das maiores lendas do heavy metal.

batman-motorhead

Tudo começou quando a Liga da Justiça se negou a investigar a morte de uma estrela em ascenção da cena do heavy metal de gotham. Assim sendo o Batman muito puto da vida se demite da liga da justiça afim de fazer os bandidos pensarem que ele desistiu e saca o seu “às de espadas” que são: Mikkey Dee, Phil Campbell e o frontman Lemmy. Assim Batman e Motörhead se unem para desvendar o crime do “Homem que foi assassinado pela morte”. (Entenderam a referência? se não, aqui vai a explicação 😛 … às de espadas faz referência ao álbum “Ace of Spades” e homem que foi assassinado pela morte ao álbum “Killed By Death”. Uma pequena homenagem feita pelo roteirista Chris Sims e o artista Rusty Shackles.

Raysom

Bacharel em Administração, DCnauta de coração, empreendedor viciado em chá, guitarrista aposentado, co-fundador da DC Brasil Club, Sindicato Nerd e Marvel Brasil Club.

%d blogueiros gostam disto: