Lanternas Verdes – Os guardiões esmeralda do Universo da DC Comics

A DC Comics têm a tradição do legado então é normal notarmos que ao longo das décadas vários personagens usaram o mesmo nome de determinado herói ou heroína.

 

Era de Ouro

O Lanterna Verde é um desses heróis que seguem essa tradição, pois Alan Scott foi o primeiro patrulheiro galático a usar o codinome heroico.

Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde humano, surgiu em 1940, em All-American Comics #16, pelas mãos de Martin Nodell e Bill Finger.

O super-herói da chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, porém, foi reformulado em 1959, em Showcase #22, por Julius Schwartz, John Broome e Gil Kane como um novo personagem com o mesmo nome.

 

Era de Prata

O Lanterna Verde da Era de Prata, membro fundador da Liga da Justiça, é Hal Jordan, um piloto de testes escolhido por um alienígena moribundo, Abin Sur, para tornar-se o defensor do setor espacial 2814, que inclui a Terra, tornando-se um dos membros da Tropa dos Lanternas Verdes.

Desde então, novos terráqueos integraram a Tropa e inúmeras mudanças atingiram o título, que desfruta, depois de uma reinvenção pelo quadrinista Geoff Johns (ao lado do ilustrador brasileiro Ivan Reis), de enorme popularidade nos quadrinhos.

Tropa dos Lanternas Verdes
Tropa dos Lanternas Verdes
Fases de destaque 

O arco Arqueiro Verde e Lanterna Verde – Sem Destino ( por Dennis O’Neil e Neal Adams )

Quando a revista Green Lantern 76 foi lançada no começo dos anos 70, dois homens imbuídos de idealismo, Denny O´Neil e Neal Adams, estavam decididos a mudar o rumo das histórias em quadrinhos, questionando os valores da nação mais poderosa do planeta e pondo em cheque o tão decantado “sonho americano”. A arte de Neal Adams esta em seu auge e Denny O´Neil era um dos roteiristas mais requisitados da época. A combinação de seus talentos gerou uma obra, ainda hoje, contemporânea.

(CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA SABER MAIS)

 

O Retorno do Herói ( por Geoff Johns e Matthew Dow Smith)

O Retorno do Herói é uma minissérie e um crossover fictício lançado pela DC Comics durante o Outono de 1999. Conta com o retorno de Hal Jordan como o Espectro.

O fio condutor da série é a necessidade de o Espectro reunir-se a um novo hospedeiro visto que Jim Corrigan, por muitos anos o guia do poderoso espírito, elevou-se aos Céus e assim a tarefa foi confiada ao então falecido Hal Jordan.

(CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA SABER MAIS)

 

Lanterna Verde – Renascimento (de Geoff Johns e Ethan Van Sciver)

Lanterna Verde: Renascimento (“Green Lantern: Rebirth”, no original) foi uma mini-série em seis edições mensais, escrita por Geoff Johns e ilustrada por Ethan Van Sciver. Publicado pela DC Comics entre outubro de 2004 e maio de 2005, a série apresentou personagens de toda a história de sessenta anos de quadrinhos do Lanterna Verde.

O enredo segue o “renascimento” do Lanterna Verde da Era de Prata, Hal Jordan, e como ele supera o próprio medo, sob a forma da entidade cósmica Parallax. A série estrelou vários membros da força policial intergaláctica conhecida como Tropa dos Lanternas Verdes: Kyle Rayner, John Stewart e Guy Gardner. Ela reviveu elementos do mito do Lanterna Verde, incluindo os Guardiões do Universo, Kilowog e o vilão Sinestro, e introduziu novos conceitos, como o espectro emocional.

O sucesso de Lanterna Verde – Renascimento levou a aclamação popular para a equipe de Geoff Johns e Ethan Van Sciver, e lhes permitiu revisitar o conceito para outro personagem clássico em 2009, produzindo The Flash: Rebirth (SAIBA MAIS AQUI SOBRE O FLASH).

(CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA SABER MAIS)

 

Lanterna Verde – Sem Medo ( por Geoff Johns )

Dando sequência a estrada para Noite Mais Densa temos o primeiro arco da nova revista do Lanterna Verde, após a mini Renascimento, nela vemos Hal Jordan se readaptar ao mundo. Uma nave amarela abandonada está rumo a terra. Hal Jordan e John Stwart vão verificar. Qualquer um que estivesse na nave já se foi. Hal Jordan volta para Coast City e seu irmão Jim Jordan vem vê-lo. Um avião com tecnologia não terráquea é salvo pelo lanterna verde que se encanta com sua capitã: Jillian Pearlman, a Cowgirl. Um segredo sendo transportado e uma ameaça desconhecida caminha pela Califórnia… e tudo isso é só o começo.

(CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA SABER MAIS)

 

CONFIRA AQUI: Cronologia completa de lançamentos no Brasil do Renascimento de HAL JORDAN e GUY GARDNER como Lanternas Verdes e 4ª série do título GREEN LANTERN.

 

Amanhecer Esmeralda I e II (A nova e melhor, origem de Hal Jordan)

Após a mega saga CRISE NAS INFINITAS TERRAS, o grande escalão de heróis da DC tiveram sua origem recontada por diversos grandes artistas (como Frank Miller, John Byrne e George Pérez). No caso do maior patrulheiro galático, Keith Giffen, Gerard Jones e Mark Bright ficaram no cargo de recontar a origem de Harold “Hall” Jordan.

(CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA SABER MAIS)

 

 

Lanterna Verde – Origem Secreta ( A terceira Origem de Hal Jordan )

Antes de se tornar um Lanterna Verde, Hal Jordan era apenas um piloto de testes combalido sem meios para voar. Até que o alienígena moribundo Abin Sur lhe concedeu seu anel energético – e seu ingresso em uma realidade que Jordan jamais imaginou. Mas há uma origem secreta por trás da bem conhecida história de Hal Jordan. E quando ele e seu oficial superior o Lanterna Verde Sinestro, investigam a morte de Abin, ambos de encontram no rastro de uma criatura que detém o conhecimento dos segredos mais sombrios dos Guardiões do Universo.

(CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA SABER MAIS)

 

Algumas dessas histórias podem ser encontradas em DC Comics 70 anos – As Melhores histórias do Lanterna Verde.

DC Comics 70 anos - As Melhores histórias do Lanterna Verde.
DC Comics 70 anos – As Melhores histórias do Lanterna Verde.

 

 

Outras Mídias

A animação Lanterna Verde – Primeiro Voo também traz uma versão interessante da origem do herói, contada em um filme direto para DVD que será sucedido por outro desenho animado, Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Lanterna Verde (Green Lantern, 2011) – O filme

A Warner Bros. produz Lanterna Verde (Green Lantern, 2011), adaptação live-action para os cinemas da série em quadrinhos. Lanterna Verde conta como Hal Jordan (Ryan Reynolds) se tornou um dos Lanternas Verdes, integrantes de uma tropa que jurou manter a ordem no Universo, policiando galáxias – um equilíbrio que periga ruir com a ameaça do inimigo Parallax.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Guia de Leitura e eventos cronológicos dos Lanternas Verdes

(CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA SABER MAIS)

 

** Informações sites 

Pipoca de Pedra

Lanternas Verdes

Omelete

DC Heroes RPG

Into The Comicverse

Judao


Juliana

Formada em Engenharia de Produção e desenhista como profissão. Curto shows de rock e eletrônica e extremamente apaixonada por filmes e séries da DC, mas tenho um pedacinho do meu coração para X-men e Homem Aranha.

%d blogueiros gostam disto: